Exposição Susumu Miyao

Compartilhe

O senhor SUSUMU MIYAO foi um grande amigo do Museu Histórico. Como profundo conhecedor da história da imigração japonesa, e observador da evolução da comunidade nipo-brasileira em sua integração na sociedade brasileira, prestou inestimável ajuda no planejamento de nossas atividades museológicas.

Quando ele faleceu, há um ano, uma sombra de tristeza caiu sobre todos nós.

Algum tempo depois, recebemos dos herdeiros, em doação, as obras de arte que o senhor Miyao possuía, e que vem a ser a Coleção Susumu Miyao que estamos exibindo.

Certamente o senhor Miyao não chamava de coleção a esse conjunto de obras, e nem se achava colecionador. Mas, a denominação foi adotada nos trâmites de doação e também para fins de classificação dentro do acervo do Museu.

Apesar de seus estudos estarem voltados principalmente para os aspectos sociais da comunidade nipo-brasileira, o senhor Miyao tinha forte ligação com as artes plásticas. Membro da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo por muitos anos, colaborou na organização de exposições e na seleção de obras. Além disso, escreveu vários artigos e textos sobre a história da produção artística na comunidade nipo-brasileira.

As obras da coleção, pelo refinamento, refletem o senhor Miyao como apreciador de arte. pela vinda dessas obras, com quais ele dialogava em seu cotidiano, um pouco do senhor Miyao também veio, para se constituir numa presença permanente no Museu Histórico, e assim afastar a sombra da tristeza de sua partida.

Ao organizar esta mostra, com o intuito de lembrar o senhor Miyao no primeiro ano depois de sua morte, o MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA quer expressar sua imensa gratidão pela inestimável colaboração que dele recebeu ao longo dos anos.

Confira o calendário de eventos completo