Recital de Biwa com Akiko Sakurai no Pavilhão Japonês

Compartilhe

Akiko Sakurai e seu biwaNo próximo feriado do dia 15 de novembro, teremos um programa musical imperdível no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera. Quem convida é o vice-presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Shen Ribeiro, ao anunciar um show especial de biwa com a musicista japonesa Akiko Sakurai.

Biwa é um instrumento de corda japonês originado num instrumento conhecido como oud (similar ao alaúde), na antiga Pérsia, que chegou ao Japão há aproximadamente 1.300 anos pelos vizinhos China e Coreia.

Além do aspecto musical, “este instrumento tem forte referência religiosa e espiritual presente, por exemplo, na oração pela divindade do fogo da cozinha ou no canto para confortar a alma dos falecidos”, explica Akiko Sakurai. Ela está no Brasil para tocar, no próximo dia 11 de novembro, a obra “November Steps”, de Toru Takemitsu, com a Orquestra Experimental de Repertório, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo.

Akiko Sakurai é professora da Associação de Difusão do Satsuma Biwa e como uma das representantes da música tradicional japonesa, teve participação em apresentações em diversos países, como Hungria, Canadá, Estados Unidos, Havaí, China, Itália e Indonésia. Ao longo de sua carreira, obteve importantes conquistas, como o Prêmio Máximo no Concurso de Música de Biwa do Japão, o Prêmio Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão e o Prêmio Presidente NHK.

Durante o recital no Pavilhão Japonês, o público poderá apreciar um programa diversificado, que traz músicas e histórias do Japão em uma apresentação única do instrumento biwa.

Segundo Shen Ribeiro, coordenador desta atividade, o evento será “um encontro do público com um instrumento de corte que raramente temos oportunidade de ver e ouvir”.

SERVIÇO

Recital de Biwa, com Akiko Sakurai (Japão)
Quando: 15 de novembro de 2108, às 11h
Onde: Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera
Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, São Paulo – SP
Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Tel: (11) 5081-7296 e 3208-1755
Duração: uma hora e meia

Confira o calendário de eventos completo