CORAL DA OSESP APRESENTA-SE NO GRANDE AUDITÓRIO DO BUNKYO

Compartilhe

O Bunkyo, local de memoráveis acontecimentos na comunidade nipo-brasileira, no próximo dia 20 de novembro, às 11h, pela primeira vez, recebe o Coro Infantil e o Coro Adulto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A apresentação será no Grande Auditório da entidade, com entrada franca.
Trata-se do concerto em homenagem à Era Reiwa – iniciada quando o Imperador Naruhito assumiu o trono no dia 1º de maio e consolidada quando proclamou sua ascenção no último dia 22 de outubro -, numa promoção conjunta entre o Bunkyo e a Fundação Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

“Este concerto simboliza a amizade entre Brasil e Japão, no momento histórico em que a Era Reiwa é saudada por um dos mais importantes projetos culturais do Estado e do país”, afirma Carlos Harasawa, coordenador do evento.
De acordo com presidente Dr. Renato Ishikawa, “para o Bunkyo, neste momento de solene celebração, é uma profunda satisfação poder oferecer aos nossos associados e ao público em geral este concerto de tão elevada qualidade”.
Repertório dos Coros
Formando por jovens entre 7 e 14 anos de idade, o Coro Infantil da Osesp tem a orientação e regência do maestro Teruo Yoshida. No repertório, além dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, estão músicas folclóricas japonesas, cantigas de roda brasileiras e clássicos da trilha sonora do cinema.
Também regente do coro do Bunkyo e reconhecido como referência em canto coral no Brasil, Yoshida teve sua carreira musical iniciada aos 5 anos de idade em Tóquio, sua cidade natal. É formado em canto pela Faculdade de Artes Gakugei e em piano pela Academia Dramática e Musical Mozarteum de São Paulo, sendo o fundador do Coral Eco.
O concerto em homenagem à Era Reiwa terá como atração principal o Coro da Osesp, reconhecido como referência em música vocal no Brasil. O grupo aborda diferentes períodos e estilos, com ênfase nos séculos XX e XXI e na obra de compositores brasileiros. Entre as composições que serão apresentadas estão: “Bendita Sabedoria”, de Heitor Villa-Lobos, “Magnificat Gloria”, de Alberto Grau e “Sabiá, Coração de uma Viola”, de Aylton Escobar.
Em janeiro próximo, o Coro da Osesp se apresentará na abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos.
A regência do Coro da Osesp é do maestro preparador William Coelho, doutor em musicologia e bacharel em regência pela USP. Possui vasta experiência como professor de regência, canto e coral em renomadas instituições. Atuou como regente titular em diversos grupos, com destaque para a Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Este ano, foi finalista do Prêmio Jovem Talento, da Revista Concerto.

Confira o calendário de eventos completo