EMOÇÃO NA 1ª EXPOSIÇÃO DE IKEBANA DO INCREMENTO SOCIAL

Compartilhe

ikebanaExpo

1ª Exposição de Ikebana, organizada pela Comissão de Incremento Social do Bunkyo e pela Mestra Emília Tanaka da Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, ocorreu no dia 29 de novembro no Edifício Bunkyo reunindo cerca de 90 visitantes.

ikebanaTodos


A abertura teve como mestre de cerimônias o Vice-Presidente do Bunkyo Tomio Katsuragawa e contou com a presença do Vice-Presidente do Bunkyo Roberto Nishio, da Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo Teruco Kamitsuji, do Diretor de Assistência Social do Bunkyo Reimei Yoshioka, do Vice-Presidente da Comissão de Incremento Social Sérgio Nishino e do vereador Aurélio Nomura.

A cerimônia iniciou-se com a tradução e a execução do hino do Ikenobo (Ikenobo no uta), na língua japonesa, com a condução da Mestra Emília.
O vice-presidente da comissão organizadora Sérgio Nishino, relembrou o propósito do Bunkyo de difundir a cultura japonesa, agradeceu todo o apoio da entidade na trajetória das oficinas de Ikebana, ressaltando a competência da Mestra.

Já Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo descreveu a ansiedade dos bastidores para a primeira exposição e parabenizou pelo sucesso do evento. Também destacou a definição de Ikebana explicada pela Mestra na tradução do hino do Ikenobo. Ao final de sua saudação, frisou que o Bunkyo continuará apoiando as oficinas.

O vereador Aurélio Nomura, manifestou profunda alegria por participar da abertura da Exposição. Relembrou que o Ikebana é bastante presente na sua vida, já que sua mãe é aluna da Mestra Emília, e relatou os benefícios desta arte. Segundo Aurélio, “é a harmonia entre o céu, a terra e o homem que traz alegria a quem vê”. Além disso, recordou o histórico da Mestra – suas atuações pelo mundo – e sua importância na introdução e consolidação da arte no Brasil. Ao final, expressou sua pretensão de fazer uma “exposição grandiosa” em homenagem à Mestra Emília.

Por fim, a organizadora Mestra Emília, agradeceu a participação e colaboração de todos os presentes no evento e relatou sua felicidade e vontade de continuar ensinando e expandindo a arte Kado.
Após os cumprimentos das autoridades, ocorreram as premiações dos 3 melhores arranjos florais e a entrega dos diplomas, assinados pelos mestres de Ikenobo do Japão, para 5 alunos e para a professora-assistente Andréa Maria Bucalem Safadi.

Confira o calendário de eventos completo