APRESENTAÇÃO MEMORÁVEL DO CORO DA OSESP

Compartilhe

publico

Havia uma grande expectativa em relação à primeira apresentação no Bunkyo do Coro Infantil e Coro Adulto da Fundação Osesp no feriado do dia 20 de novembro e o evento não decepcionou ninguém!

Na abertura, as saudações do Presidente Renato Ishikawa do Bunkyo, do Diretor Executivo da Fundação Osesp Marcelo Alves e do Diretor de Marketing Carlos Harasawa da Fundação Osesp e coordenador do evento, expressaram toda satisfação em promover este concerto em comemoração ao início da Era Reiwa e a prestigiosa presença de cerca de mil pessoas que lotaram o Grande Auditório.

yoshida
coelho
infantil
adulto


As apresentações foram comandadas por dois regentes reconhecidos por seu virtuoso currículo – Teruo Yoshida do coro infantil e William Coelho do coro adulto. Yoshida, também regente do coro do Bunkyo e reconhecido como referência em canto coral no Brasil, teve sua carreira musical iniciada aos 5 anos de idade em Tóquio, sua cidade natal. É formado em canto pela Faculdade de Artes Gakugei e em piano pela Academia Dramática e Musical Mozarteum de São Paulo e fundador do Coral Eco.

Já o maestro William Coelho, doutor em musicologia e bacharel em regência pela USP, possui vasta experiência como professor de regência, canto e coral em renomadas instituições e como regente titular em diversos grupos, com destaque para a Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Este ano, foi finalista do Prêmio Jovem Talento, da Revista Concerto.

Primeiro, entraram no palco as 38 crianças do coro infantil e a pianista Ariã Ai Yamanaka que emocionaram os espectadores com o Hino Nacional do Japão, Kisha-Poppo, Sakura, Os Escravos de Jó, Brincadeira mais Gostosa, Edelweiss e Dó-Ré-Mi. O repertório cativou imediatamente o público que cantou junto e no final aplaudiu de pé. No bis o coro repetiu Sakura em versão bem mais descontraída do que na primeira vez.
Ao final, recebendo um buquê de flores de uma pequena assistente de palco, a expressão do veterano maestro Teruo Yoshida era de missão cumprida.

Em seguida, a apresentação do coro adulto que, contrastando com a voz delicada das crianças, mostrou um conjunto sonoro de 45 vozes potentes que arrebatou a plateia. O jovem maestro William Coelho se encarregou de apresentar uma breve explicação de cada peça, enriquecendo a cultura musical dos presentes.

O concerto do Coro Adulto começou e encerrou com peças de Heitor Villa-Lobos (Bendita Sabedoria e Bachianas Brasileiras nº 9), e inclui também Magnificat: Gloria (de Alberto Grau), Cántico de Celebración (Leo Brouwer) e Sabiá, Coração de uma Viola (Aylton Escobar). Ao final do concerto, com direito ao bis, em pé, o caloroso aplauso do público.
Após o evento, os produtos de higiene doados pelo público foram entregues às entidades beneficentes: Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Kibo no Ie, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono.

Confira o calendário de eventos completo