Mensagem do Bunkyo e do Hospital Santa Cruz

Compartilhe

Às Autoridades do Governo Japonês no Brasil, aos Parlamentares nikkeis, aos dirigentes das Entidades Nikkeis e aos Representantes Regionais

Desejamos que todos estejam bem apesar de enfrentar o desafio decorrente da pandemia do Covid-19. Os nossos sinceros desejos que este momento seja superado com harmonia, solidariedade e que sigamos mais fortes e unidos.

Estamos dirigindo a todos para relatar nossas ações que desenvolvemos desde o último dia 23 de março, quando fechamos temporariamente nosso escritório para atendimento presencial obedecendo as determinações das autoridades. 

Assim, a maioria dos funcionários passou a trabalhar em home-office. Também, foram suspensas as visitas ao Museu Histórico  da Imigração Japonesa no Brasil e ao Pavilhão Japonês localizado no Parque Ibirapuera. Ao mesmo tempo, os eventos tradicionais foram cancelados para evitar aglomerações ou postergados para nova data a ser definida, resultando numa diminuição abrupta de receitas.

Além disso, destacamos as seguintes providências:

1.Criação do Comitê de Crise

Constituimos o Comitê formado pelo presidente e sete vice-presidente da Diretoria Executiva que, semanalmente, realiza uma reunião digital por video conferência. O foco prioritário refere-se à situação financeira da entidade, bem como a preparação com várias premissas (pessimista, realista e otimista).

Ressaltamos ainda que a reunião da Diretoria também tem sido realizada por video conferência mantendo-se o calendário pré-estabelecido de reuniões quinzenais, às quartas-feiras.

2. Medidas de redução de custos

Assim, em consonância com as decisões do Comitê de Crise, foram adotadas diversas medidas visando reduzir os custos diante da diminuição brutal de receitas.

Considerando a Medida Provisória 936 do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, reduzimos a jornada de trabalho dos funcionários e correspondente remuneração com vista à redução efetiva da folha de pagamento.

Além disso, os custos fixos foram e estão sendo cortados, de acordo com a nova realidade, bem como foram eliminados os custos dos eventos.

3. Planejamento pós-crise

Estamos também iniciando o trabalho de planejamento para o período pós-crise que, entendemos, será bem diferente do que era antes. Trata-se do nosso grande desafio de preparar um novo Bunkyo!

4. Campanha de solidariedade

A crise provocada pelo isolamento social tem exigido de cada um de nós uma série de ações solidárias de cidadania para tentar amenizar as dificuldades de sobrevivência das famílias mais vulneráveis.

Assim, estamos engajados na campanha “Corona no Paredão” envolvendo a doação de cestas básicas coordenada pela organização não governamental Gerando Falcões. Esse grupo atua há mais de 10 anos apoiando diferentes projetos, é apoiado por diversos empreendedores e empresas sólidas e tem seus demonstrativos contábeis auditados pela KPMG.

Cada cesta custa R$ 50,00 e podem-se doar quantas possíveis pelo link htpp/gerandofalcoes.com/coronanoparedao. Contamos também com sua adesão a esta campanha.

5. Lançamento do programa de fidelidade Bunkyo Premium:

Gostaria de destacar uma grande novidade: lançamos o programa de fidelidade Bunkyo Premium de benefícios aos associados, oferecendo a oportunidade de compras online junto às empresas parceiras. Temos estabelecidos até o momento parceria com a Fastshop, Konbini Produtos Orientais e Café Fazenda Aliança. Mais informações em nosso site: www.bunkyo.org.br

6. Relato do Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz implantou o comitê de enfretamento do COVID19 em 26 de fevereiro. Através das decisões desse comitê composto de médicos, enfermeiras, chefias e a diretoria montou-se um fluxo de atendimento  dos pacientes com síndrome gripal/ Covid 19 no Pronto Atendimento, expandiu-se em 30% os leitos de UTI, adquiriu-se equipamentos de ECMO (pulmão artificial) e criou-se uma enfermaria específica para casos moderados de COVID 19. Na primeira semana de março adquirimos testes para SARS COV2 (PCR-Real Time e testes rápidos IgM/IgG) permitindo o diagnósticos em menos de 30 minutos. Durante todo período de pandemia que se estende até hoje mantivemos a consciência de que, as demais doenças continuavam a acometer nossos pacientes, e nossos esforços deveriam se voltar à manutenção não somente de nossas UTIs mas também do Centro Cirúrgico, Centro Diagnóstico, Pronto Atendimento, Unidades de internação e Ambulatórios; dessa forma através de muito esforço de colaboradores, enfermagem e equipes médicas, o Hospital Santa Cruz está plenamente operacional, e apto a realizar atendimentos dos mais simples aos mais complexos. Muitos dos nossos pacientes com COVID 19 já estão em franca recuperação entre os quais dois médicos do nosso Corpo Clínico que estiveram na linha de frente nesta crise. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer à equipe de voluntárias, restaurante  JoJo Ramen, Nespresso e Gráfica Brasil pelas carinhosas doações.

Na expectativa que, o mais rápido possível, possamos retornar às condições favoráveis para conduzir nossas entidades, contamos com o inestimável apoio de todos e me coloco à disposição para mais informações.

28 de abril de 2020

Atenciosamente,

Renato Ishikawa

Presidente

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo

Hospital Santa Cruz

Confira o calendário de eventos completo