Cantora Mariko Nakahira adia turnê ao Brasil

Compartilhe

Mariko Nakahira apresentação da música “Ipê Ondo” durante comemoração dos 110 anos da imigração japonesa, em julho de 2018 (Festival do Japão).

Depois de 16 temporadas anuais, a cantora japonesa Mariko Nakahira anunciou neste dia 14 de maio, o adiamento da turnê programada para este ano devido à pandemia do novo coronavírus.

Mariko Nakahira, que iniciou a carreira artística em 1975, fez sua primeira apresentação no Brasil em 2004 e, desde então, transformou essa turnê num ritual que tem se repetido todos os anos. Além de apresentar-se em diferentes festivais das comunidades nikkeis (sempre de forma voluntária), de norte a sul do país, mais Paraguai e Bolívia, a cantora tem como principal foco o apoio às entidades beneficentes e culturais.

Além de interpretar antigos sucessos da música enka, incluindo as que gravou durante sua carreira, a cantora também criou composições como “Ipê Ondo”, e canções comemorativas aos aniversários de imigração japonesa. Também estudou português, conhecimento que lhe deu condições para gravar sucessos clássicos de nossa música popular.

Também gravou vários CDs com suas músicas prediletas que são vendidos após suas apresentações musicais cuja arrecadação é destinada às entidades beneficentes.

“A música não tem pátria nem fronteira, ela fala de coração para coração”, prega a cantora Nakahira que, ao longo desses anos, conquistou (e manteve!) uma legião de fãs que espera ansiosamente suas apresentações anuais.

Entre as iniciativas de Mariko Nakahira, destaque para o show “Saa Hajimeyou” (Vamos Começar) em prol das obras do Espaço Cultural Bunkyo, contando com a participação de artistas nikkeis (de música e dança japonesa), Coral Miriam Otachi, Associação Brasileira Kenko Taissô, entre outros.

Até o momento foram realizadas cinco edições do “Saa Hajimeyou”, sempre cercadas de um clima de pura emoção: “a alegria e gratidão de poder fazer parte de um grupo tão unido, da alegria de poder demonstrar a nossa arte”, afirma a cantora.

“Todos unidos, vamos colaborar com a conclusão do Espaço Cultural Bunkyo” foi o slogan adotado pelos organizadores. Assim, além de apresentar um show de variadas atrações, também estimulou a cooperação e união entre os participantes e beneficiários (por exemplo, todos pagam seus ingressos, incluindo os artistas e a produção do evento).

A par da renda obtida com os ingressos, a cantora Mariko Nakahira também liderou uma ampla campanha de doação para o Espaço Cultural, tanto no Brasil como em várias localidades no Japão.

“Lamentamos a ausência da cantora Mariko Nakahira neste ano, mas acredito que essa medida é a mais acertada para a preservação da saúde de todos nós”, afirmou Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, que coordenou as obras de reformas.

“A campanha encetada pela cantora Mariko Nakahira com a participação de cerca de 150 artistas a cada edição do Saa Hajimeyou foi muito significativa para criar laços de todos com esse novo espaço cultural, bem como ressaltar a missão do Bunkyo de divulgar a cultura japonesa e intensificar o intercâmbio Brasil-Japão”, acrescentou o presidente Nishio. “Somos muito agradecidos à incansável dedicação da cantora Mariko Nakahira, e esperamos que nosso próximo encontro aconteça sem tardar”, completou.

Todos os participantes no palco durante o encerramento do 5º Saa Hajimeyou 

Acompanhe a mensagem enviada por Mariko Nakahira que vem acompanhada pela interpretação da belíssima canção “Sakura”.

Mensagem da cantora Mariko Nakahira

Mensagem da cantora Mariko Nakahira para os brasileiros.Ouça os sucessos da cantora:Youtube: https://www.youtube.com/playlist?playnext=1&list=PLtRmYObbrQg1Fw-tV4dQ_kAay_TT0vtfF&feature=gws_kp_artistSpotify: https://open.spotify.com/artist/4j9VuK34lPJ7xSIwEhx7XW?autoplay=true&v=AGoogle Play: https://play.google.com/music/preview/Aoq5chqgvfzeoyo3m33ysdy7wv4?play=1&u=0

Publicado por Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em Quinta-feira, 14 de maio de 2020


Confira o calendário de eventos completo