Home arrow Notícias arrow Espetáculo Sons do Japão – do Tradicional ao Moderno
Espetáculo Sons do Japão – do Tradicional ao Moderno Imprimir E-mail
Por Divulgação   
08 de julho de 2008
01.jpgO Bunkyo, com apoio da Fundação Japão, organiza um evento especial em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o Sons do Japão - do Tradicional ao Moderno.

O evento pretende desmistificar a idéia de que a música tradicional japonesa é uma arte de difícil apreciação, trazendo ao Brasil espetáculos musicais de instrumentos tradicionais japoneses. Em São Paulo as apresentações ocorrem nos dias 2 e 3 de agosto, no Teatro Fecap. Também serão feitos shows em Curitiba, Campinas e Vargem Grande Paulista.  

A cultura japonesa está cada vez mais presente na sociedade brasileira, no entanto, a música tradicional japonesa é vista como uma arte de dificil apreciação. O projeto Sons do Japão visa ultrapassar essa barreira, desvendando a beleza dos timbres, das melodias e dos ritmos desses instrumentos tradicionais, apresentando músicas compostas desde o século 17 até aquelas do final do século 20. A classificação etária é a partir de 12 anos.

O Projeto
O projeto Sons do Japão refere-se à apresentação de espetáculos musicais de instrumentos tradicionais japoneses, como koto, shamisen e shakuhachi, além de workshops.

A história de shakuhachi, flauta de bambu, é antiga, remontando ao século 9 aproximadamente. Koto (espécie de cítara de 13 cordas ) e Shamisen ( instrumento de 3 cordas, executado com o auxílio de um plectro grande), por sua vez, adquiriu popularidade, no século 17, sendo largamente difundidos entre a população japonesa.

Ocupando atualmente lugar de destaque,  o koto vem sendo tocado no Japão em formatos variados, sobretudo no que se refere a composições mais modernas, ao gosto do público nos dias de hoje.

O grupo será encabeçado pela concertista Masako Kawamura, exímia instrumentista de koto no Japão. Kawamura atua com frequência nos palcos japoneses, bem como no exterior, sendo esta sua primeira vinda à América do Sul.

Além de concertista, Kawamura é professora em Universidades e no famoso Sawai Sokyokuin, escola de formação de músicos de koto e shamisen em Tokyo.

Graças a seu talento e a seu espírito inovador, é convidada a tocar também com artistas de música popular, em comerciais e outras formas contemporâneas.

Em cada cidade, o grupo convidará um artista brasileiro para tocar uma peça em conjunto, a definir entre as duas partes, reforçando assim o intercâmbio entre as duas culturas.

A apresentação de koto, shamisen e shakuhachi, com a participação brasileira sensibilizará o público do país e proporcionará uma oportunidade única para o enriquecimento e compreensão maior da música tradicional japonesa, bem como de sua contemporaneidade, raramente apresentada fora do Japão e, portanto, desconhecida no mundo ocidental. Será, sem dúvida, um evento histórico para a sociedade brasileira, e digna da Comemoração dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

02.jpgConteúdo do programa:
a) Espetáculo:


1. Midare  - Yatsuhashi Kengyo
2. Shakuhachi - honkyoku
3. Chidori Gensou - Tadao Sawai
4. Sanka - Tadao Sawai
5. Tsurukame  - Tadao Sawai
6. Souga - Tadao Sawai
7.Peça composta especialmente para ser tocada com músico brasileiro

b) Aula / Demonstração em escolas:  explanação teórica e demonstração sobre a teoria musical japonesa, técnica de execução dos instrumentos musicais, breve histórico musical, seguida de uma pequena apresentação didádica.

Participações especiais:

Para integrar o grupo foram convidados músicos, do mais alto nível, que atuam não só no Japão, como também em espetáculos no exterior.


  • a) Koto e Shamisen: Masako Kawamura, Junko Ihara, Fumiko Waku
  • b) Shakuhachi: Ryouzan Sakata e Satoshi Fukuda
  • c) Compositor/tecladista: Akira Inoue

No intuito de realizar não só concertos, mas intercâmbio com artistas brasileiros, em cada cidade foi convidado um músico brasileiro para participar do espetáculo. Assim, o grupo encabeçado por Masako Kawamura apresenta obras do mais famoso compositor de música japonesa do século 20, Tadao Sawai, contando com a participação especial de Akira Inoue, compositor e tecladista, e de músicos brasileiros: Camilo Carrara (São Paulo), João Egashira (Curitiba) e Ricardo Matsuda (Campinas).

Realização: Sociedade Brasileira Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) Apoio: Fundação Japão, Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e Teatro Fecap.

Espetáculos
thumb_convite_sons.jpgSão Paulo
Data: Dia 2 de agosto (Sábado), às 21 horas
Local: Teatro Fecap - Av. Liberdade, nº 532 - Liberdade/SP
Ingresso: R$ 30,00
logo_teatrofecap.jpg

>>> Clique aqui e garanta o seu ingresso


Data: Dia 3 de agosto (Domingo), às 19 horas
Local: Teatro Fecap - Av. Liberdade, nº 532 - Liberdade/SP
Ingresso: R$ 30,00

Convite eletrônico<<<

logo_teatrofecap.jpg

>>> Clique aqui e garanta o seu ingresso


Data: Dia 6 de agosto (Quarta-feira)
Mini concerto: Escola Fundamental em SP

Curitiba
Dia 31 de julho
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba-PR (>>> Clique e visite o site)
Realização: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (>>> Clique e visite o site)
Responsável :Ana Maria Brotto Parada
Assistente da Diretoria Geral
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
E-mail:  Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Campinas
Dia 4 de agosto
Local:Centro de Convivência - Praca Imprensa Fluminense, s/n. - Cambui - Campinas
Ingresso gratuito, retirada na bilheteria do teatro, a partir do dia 30/07 (4ª f), das 16h00 às 21h00
Realização: UNICAMP
Contato para o Sons do Japão: Prof. Fumiko Takasu
Tel: (19) 3521-1980 / Cel (19) 9603-1330
E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo  ; Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo



Vargem Grande Paulista
Data: Dia 5 de agosto (Terça-feira), às 19 horas
Local: ACE Vargem Grande Paulista - Rodovia Raposo Tavares - km 45 - Centro

 
< Anterior   Próximo >
centenario.gif

Apoio

Real Pequeno
Toyota
Brastel
Honda
Roland
Tokio Marine
Português日本語

 

Newsletter


Contato

BUNKYO - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade
São Paulo - SP 01508-900 BRASIL
Tel: (11)3208-1755
Fax: (11)3208-5519
Email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Parceiros

governoestado.jpg prefeitura.jpg consuladojapao.jpg
logojica.jpg japanfoundation.gif
enkyo.jpg kenren.jpg ccijb.jpg alianca.jpg  
ipklogo.jpg mam.jpg knklogo.jpg discovernikkei.jpg