pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

No Bunkyo, a palestra dos Palhaços Sem Fronteiras

omoiyariSemear e/ou praticar o sentimento de omoiyari. “Palhaços sem Fronteiras”. Existe alguma relação entre eles? Sim, e muito.

É isso que estará sendo apresentado no Bunkyo, no próximo dia 22 de novembro, a partir das 19h, no painel “Omoiyari – A Arte da Empatia” reunindo três conhecidos palhaços: Arthur Toyoshima, Aline Ribeiro e Renato Ribeiro.

O evento é uma realização do Bunkyo com o apoio da JCI Brasil-Japão.

Afinal, o que é omoiyari?

Leia mais:No Bunkyo, a palestra dos Palhaços Sem Fronteiras

Premiação do VIII Concurso Bunkyo de Fotografia – 2019

todosNo dia 08 de novembro, às 19h30, Daniel Manfrere Alves, representante da Fujifilm, esteve na secretaria do Bunkyo para a entrega dos prêmios para os três contemplados da VIII edição do Concurso Bunkyo de Fotografia, evento patrocinado pela Fujifilm. O 3º lugar foi eleito por voto popular – a votação ocorreu durante a exposição realizada de 21 de outubro a 07 de novembro na entrada do Edifício Bunkyo.

Leia mais:Premiação do VIII Concurso Bunkyo de Fotografia – 2019

Coral da OSESP apresenta-se no Grande Auditório do Bunkyo

coroO Bunkyo, local de memoráveis acontecimentos na comunidade nipo-brasileira, no próximo dia 20 de novembro, às 11h, pela primeira vez, recebe o Coro Infantil e o Coro Adulto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A apresentação será no Grande Auditório da entidade, com entrada franca.
Trata-se do concerto em homenagem à Era Reiwa - iniciada quando o Imperador Naruhito assumiu o trono no dia 1º de maio e consolidada quando proclamou sua ascenção no último dia 22 de outubro -, numa promoção conjunta entre o Bunkyo e a Fundação Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Leia mais:Coral da OSESP apresenta-se no Grande Auditório do Bunkyo

Bunkyo Cinema exibe: Swing Girls

swingTomoko Suzuki (Juri Ueno) e 13 amigas, estudantes do ensino médio de uma escola na região Nordeste do Japão, ficam de recuperação nas férias de verão. Para “matar” as aulas, no lugar dos funcionários, vão entregar o obentô para a banda sinfônica que foi animar a torcida de um jogo de beisebol. A comida entregue causa intoxicação alimentar nos membros da banda e eles são encaminhados ao pronto socorro.

Leia mais:Bunkyo Cinema exibe: Swing Girls

Kokushikan: Cerimônia da Cumeeira do Pavilhão Kazuo Harasawa

pavilhaoRealiza-se, no próximo dia 17 de novembro, domingo, a partir das 9h30, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque, a Cerimônia da Cumeeira (Muneague) do Pavilhão Kazuo Harasawa e lançamento da Campanha de Plantio de Sakuras.
Programação:
09h30 - Recepção dos convidados / 10h00 - Cerimônia religiosa / 10h30 - Cerimônia oficial / 11h00 - Plantio dos sakuras / 12h00 - Coquetel de confraternização

Leia mais:Kokushikan: Cerimônia da Cumeeira do Pavilhão Kazuo Harasawa

Lançamento da antologia “Sabores de Vida”

antologiaRealiza-se, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 19h, no 1º andar do Bunkyo, o lançamento da antologia “Sabores de Vida”, promovido pela Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Japonesa.
A antologia reúne 33 contos que participaram do 3º Concurso Bunkyo de Contos, promovido em 2016, e teve como tema “Sabores de Vida” retratando episódios singulares que marcam a humanidade de nosso cotidiano.

Leia mais:Lançamento da antologia “Sabores de Vida”

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS NO PRÊMIO LITERÁRIO NIKKEI 2019

mundoA Comissão de Atividades Literárias realiza, no dia 23 de novembro, sábado, a partir das 13h, a Cerimônia de Outorga do Prêmio Literário Nikkei 2019. O evento acontece no Salão Nobre do Bunkyo e premia obras em Língua Japonesa, Língua Portuguesa e Mangá.
A Seção Língua Japonesa estará outorgando o Prêmio Literário Nikkei para a obra: Aru Imin no Shogai (A vida de um imigrante), de autoria de Toneri Kuriyama, e um prêmio especial à antologia trilíngue Nijuu no Chiheisen (Dobras do Horizonte) de Raimundo Gadelha.
nihongoJá a Seção Língua Portuguesa, após avaliar os romances policiais e de suspense inscritos em 2019 para a premiação, irá outorgar o Prêmio Bunkyo de Literatura para as obras: Mundo Grave, de Pedro Pereira Lopes, em 1º lugar e as obras A Corte Infiltrada, de Andrea Nunes e Royal Destiny, de Vera Carvalho empatadas em 2º lugar.

Leia mais:CONHEÇA OS HOMENAGEADOS NO PRÊMIO LITERÁRIO NIKKEI 2019

Concerto em Homenagem à Era Reiwa

osespA Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, junto com a Fundação Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, realizam, no dia 20 de novembro, o concerto em homenagem à Era Reiwa com a participação do Coro Infantil e do Coro da Osesp.

O evento faz parte do calendário de celebração da Nova Era, iniciada com a recente entronização do Imperador Naruhito e Imperatriz Masako, no último dia 22. Segundo o coordenador do evento, Carlos Harasawa, "este concerto simboliza a amizade entre Brasil e Japão, no momento histórico em que a Era Reiwa é saudada por um dos mais importantes projetos culturais do Estado e do país.”

“Para o Bunkyo, neste momento de solene celebração, é uma profunda satisfação poder oferecer aos nossos associados e ao público em geral este concerto de tão elevada qualidade”, acrescentou o presidente do Bunkyo, Dr. Renato Ishikawa.

Leia mais:Concerto em Homenagem à Era Reiwa

Painel Omoiyari

omoiyari2A arte da empatia

Vivemos o ápice da individualidade, desde o Renascimento o ser humano tem se particularizado e olhado cada vez mais para si. As consequências deste processo tem complexificado cada vez mais nossa sociedade.
A Terra vem sofrendo diversas mudanças, e os impactos que nós estamos causando são evidentes. Pensar e atuar coletivamente hoje em dia é uma necessidade para nossa própria espécie.
Nosso olhar tem que se voltar para o outro, para entender o outro para que assim possamos dialogar e criar formas criativas para os difíceis problemas que atualmente enfrentamos. A empatia é desenvolver essa capacidade de escuta e compreensão do outro.
Venha escutar o que estes palestrantes tem a dizer.

Leia mais:Painel Omoiyari

Sucesso no primeiro encontro do Network entre Jovens Nikkeis

todosValeu a pena toda preocupação e dedicação! Este foi o sentimento comum aos membros das entidades envolvidas na organização do primeiro encontro do Projeto Network entre Jovens Nikkeis dedicado aos jovens decasséguis retornados do Japão.

Se na fase dos preparativos, a preocupação era reunir o maior número possível de jovens, esse objetivo foi alcançado –165 que fizeram suas inscrições via internet, sendo que 90 deles estiveram no evento, no último sábado, dia 26 de outubro, no Salão Nobre do Bunkyo.

Leia mais:Sucesso no primeiro encontro do Network entre Jovens Nikkeis

Sub-categorias