pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Celebração de Passagem para Era Reiwa

Ao longo dos 110 anos da história dos imigrantes japoneses no Brasil tem sido marcante a presença simbólica da família imperial. Assim, neste momento jubiloso de início de uma nova Era no Japão, a entidades representativas da comunidade nipo-brasileira convidam a todos para a celebrar a passagem para a Era Reiwa e saudar a ascensão de um novo Imperador do Japão.

Leia mais:Celebração de Passagem para Era Reiwa

Bunkyo Cinema exibe: Três para a estrada

2019.05.08-tres-para-a-estradaO enredo se passa no Japão feudal e mistura comédia pastelão universal a contos populares e kabukis, contando a história da viagem de três companheiros nos tempos dos samurais.

A cortesã Okino, cansada de sua vida em Edo (atual Tóquio), está começando a ser ofuscada por mulheres mais jovens, então engana um homem (Yaji) para ajudá-la a escapar do bordel onde é obrigada por contrato a ficar. Okino afirma que seu pai está morrendo de "problemas no coração" e ela precisa visitá-lo imediatamente. Os dois se juntam ao ator Kita, que fez uma bagunça em cena durante uma peça popular de kabuki e por isso não pode mostrar seu rosto em Edo. O três caem na estrada e muita coisa acontece...

Leia mais:Bunkyo Cinema exibe: Três para a estrada

CIATE - palestras em abril

logo ciateO CIATE - Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador Retornado do Exterior realiza um novo ciclo de palestras gratuitas durante o mês de abril. As atividades são realizadas a partir das 14h, na sede da entidade, no bairro da Liberdade. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 3207-9014. Acompanhe a programação completa.

Leia mais:CIATE - palestras em abril

Boletim Bunkyo Empresarial #15

boletim15A Comissão de Relações Empresariais está divulgando a 15ª edição do Boletim Bunkyo Empresarial, que traz a entrevista com Jorge Nishimura, presidente do Conselho de Administração da Jacto, além de quatro artigos 1) Crescimento Brasil e Chile [Patrícia Stefani], 2) A experiência brasileira com o regime de câmbio flutuante administrado [Simão Davi Silber], 3) Economia da Europa Central [Akihiro Ikeda] e 4) Gesto sublime de amizade e de solidariedade humana [Ruy de Oliveira Pereira], bem como Notas Diversas (nota geral, notícias do Brasil, do Japão, internacionais e conjuntura brasileira), Anexo Estatístico com dados da conjuntura brasileira e japonesa e os períodos da história do Japão.

Leia mais:Boletim Bunkyo Empresarial #15

Neste dia 30/03, CIATE realiza palestras sobre o novo visto para trabalhadores estrangeiros no Japão

masato-e-ericoA partir de abril será permitida a entrada de estrangeiros para trabalhar no Japão por meio do novo visto específico de trabalho (specified skills visa), divido nas categorias N1 e N2. Visando o bem-estar dos novos residentes, o Governo Japonês criou e aperfeiçoou órgãos que fornecem assistência para estrangeiros – e este será um dos assuntos abordados no sábado, dia 30 de março, nas palestras do CIATE.

Leia mais:Neste dia 30/03, CIATE realiza palestras sobre o novo visto para trabalhadores estrangeiros no Japão

Participe da pesquisa sobre Jovens Nikkeis ao redor do mundo

pesquisa Jovens Nikkeis mundoO Projeto de Pesquisa Global aos Jovens Nikkeis é uma iniciativa inédita por sua abrangência e visa entender como os jovens de ascendência japonesa (nikkei) experimentam e expressam sua herança japonesa. Participe! O prazo para resposta foi prorrogado até 15 de abril!!

Leia mais:Participe da pesquisa sobre Jovens Nikkeis ao redor do mundo

88º Concerto Bunkyo: soprano Judith Weinstock e pianista Daniel Gonçalves

88concertoO Concerto Bunkyo aos Domingos apresenta neste final de semana, dia 24 de março, às 11h, o recital da soprano Judith Weinstock, acompanhada pelo pianista Daniel Gonçalves. A entrada é franca e será realizada arrecadação de alimentos (menos sal e açúcar) em prol do Kodomo-no-Sono.

Leia mais:88º Concerto Bunkyo: soprano Judith Weinstock e pianista Daniel Gonçalves

11ª Noite do Havaí

11 noite havaiA Comissão de Incremento Social realiza no dia 13/04, das 18h às 23h, no Espaço Multiuso do Bunkyo, a 11ª edição da Noite do Havaí! O evento é uma grande confraternização que reúne alunos das aulas de dança no Bunkyo e amigos, uma oportunidade para outros amantes da dança virem se divertir, conhecer o grupo e aumentar seu círculo de amizades.

Leia mais:11ª Noite do Havaí

Bunkyo Cinema exibe: Ninguém para cuidar de mim

2019.04.03 - ninguem-para-cuidar-de-mimUm drama que retrata os medos de uma sociedade moderna e descreve o sofrimento da família de um jovem criminoso e os conflitos do detetive ordenado para protegê-la. A família Funamura é alvo da atenção da mídia depois que seu filho mais velho comete um assassinato. Além disso, cada movimento do detetive Katsuura para proteger a filha desorientada da família, Saori, será totalmente exposto na internet. Em um jogo mortal de esconde-esconde, Katsuura e Saori são eventualmente libertados das tentativas mal-intencionadas de internautas. Filme de “Melhor Roteiro” no Festival Mundial de Montreal 2008.

Leia mais:Bunkyo Cinema exibe: Ninguém para cuidar de mim

O Rei da Cebolinha no Bunkyo

05Palestra de Walter Toshio Saito, realizada no dia 8 de março, com a presença de cerca de 50 pessoas.
Talvez, para alguns, as informações trazidas pelo palestrante soassem como curiosas. Afinal, Walter Toshio Saito é detentor de um título inesperado levando-se em conta as particularidades culinárias do Brasil e do Japão. É o Rei da Cebolinha!, mais especificamente de negui, matéria-prima de diferentes pratos tradicionais japoneses.

Leia mais:O Rei da Cebolinha no Bunkyo

Sub-categorias

Facebook-BunkyoTwitter-BunkyoMuseu Histórico da Imigração Japonesa no Brasilinstagram

REFORMA PARCIAL
ESTATUTO SOCIAL

>> 03.12.2015: Resolução conjunta CD/Diretoria para constituição da Comissão de Reforma do Estatuto do Bunkyo
>> 10.09.2015: Reforma parcial do estatuto do Bunkyo
>> 27.05.2015: Conselho Deliberativo institui a Comissão de Reforma do Estatuto do Bunkyo
>> ESTATUTO SOCIAL