pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Em São Paulo, a comemoração da entronização do imperador do Japão

940aNo dia 22 de outubro próximo, na mesma data em que no Japão se realiza a cerimônia de entronização do imperador Naruhito e da imperatriz Masako; aqui, em São Paulo, também estará acontecendo um evento para comemorar este acontecimento tão especial na história do Japão.
Trata-se da “Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão”, que está sendo organizado pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara e Aliança). O patrocínio é do Bradesco e da Honda e apoio cultural da Fundação Kunito Miyasaka e BSGI.

Leia mais:Em São Paulo, a comemoração da entronização do imperador do Japão

Oficina: Soja Saudável, com Marlene Fukushima

curso de sojaA Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa do Bunkyo convidou a experiente cozinheira Marlene Fukushima para realizar uma oficina, no próximo dia 23 de setembro, onde os participantes irão aprender receitas para uma refeição completa à base de soja!

Leia mais:Oficina: Soja Saudável, com Marlene Fukushima

Encontro Anual de Cuidadores de Idosos recebeu 100 participantes

01No dia 28 de agosto foi realizado o III Encontro Anual dos Cuidadores de Idosos, organizado pela equipe do Projeto “Cuidando do Cuidador” e voluntárias do Programa Básico de Orientação aos Cuidadores de Idosos do Bunkyo, que tem o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e Hospital Santa Cruz.

Leia mais:Encontro Anual de Cuidadores de Idosos recebeu 100 participantes

Bunkyo Cinema exibe: Bushido Sixteen

2019.10.02 - bushido sixteenO filme, baseado no best-seller homônimo de Tetsuya Honda, narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo – arte marcial praticada com espadas de bambu. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica o esporte por diversão. Após enfrentar os dilemas que surgem entre seus diferentes pontos de vista, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória.

Leia mais:Bunkyo Cinema exibe: Bushido Sixteen

Exposição: A obra de Shinji Tanaka

 

2 shinji geralProssegue, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, a exposição “Shinji Tanaka – A Liberdade de Viver a Arte em Vários Mundos” com coordenação geral e museografia de Roberto Okinaka.
Ocupando o 9º andar do Museu, a exposição reúne obras produzidas por Tanaka ao longo de sua vida (faleceu em 7 de setembro de 2018, aos 83 anos) e ressalta sua versatilidade como pintor, designer, ilustrador, escritor e repórter.

Leia mais:Exposição: A obra de Shinji Tanaka

90º Concerto Bunkyo Aos Domingos

1 DUO PORTINARI lowRealiza-se, no próximo dia 29 de setembro, a partir das 11h, a 90ª edição do Concerto Bunkyo aos Domingos com a apresentação do Concerto Duo Portinari.
O evento reúne a harpista Soledad Yaya e o violista Peter Pas com uma programação musical especial: Liebesleid (Fritz Kreisler), Impromptu (Gabriel Fauré), Sonata Arpeggione (Franz Schubert), Bordel 1900 (Astor Piazzolla) e Ave Maria (Schubert-Primrose).

Leia mais:90º Concerto Bunkyo Aos Domingos

PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DA JICA PARA A COMUNIDADE NIKKEI

footer logoProsseguem, até o próximo dia 30 de setembro, as inscrições para o Programa de Envio de Voluntários para a Comunidade Nikkei mantido pela JICA – Japan International Cooperation Agency.
Trata-se de um programa de envio de voluntários japoneses à América Latina (incluindo o Brasil) que irão viver e trabalhar com os membros da comunidade local praticando suas técnicas ou experiências.

Leia mais:PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DA JICA PARA A COMUNIDADE NIKKEI

Esperança Fujinkai, 70 anos: preciosas memórias

7 copiaTendo um seleto grupo de representantes de diferentes entidades como convidados especiais, que traduzia a importância da comemoração, o Esperança Fujinkai celebrou seus 70 anos no Salão Nobre do Bunkyo, no último dia 14 de agosto.

Leia mais:Esperança Fujinkai, 70 anos: preciosas memórias

Saa Hajimeyou: o sentimento da cooperação e da arte

 

20 copiaNa tarde do último domingo, dia 1º de setembro, o Grande Auditório do Bunkyo, com cerca de 800 pessoas, viveu mais um dos seus eventos memoráveis. Nessa ocasião, realizou-se a 5ª edição do Saa Hajimeyou (Vamos Começar) e, certamente, não poderia ter sido diferente. Mais uma vez, a emoção falou bem alto – a alegria de poder participar de um grupo tão unido, alegria de poder demonstrar sua arte e alegria da gratidão explícita da equipe organizadora liderada pela cantora Mariko Nakahira.

Leia mais:Saa Hajimeyou: o sentimento da cooperação e da arte

Hoje, exposição e livro destacam a Ikebana, a arte dos arranjos florais

livroLançado em português e inglês, o livro “A Poética da Ikebana” é a concretização de um sonho de Erisson Thompson, presidente da Associação de Ikebana do Brasil. O resultado é um volume de 144 páginas, com seis capítulos, que será celebrado hoje, dia 9 de setembro, a partir das 19h, em noite de autógrafos. Haverá ainda a abertura de uma exposição sobre Ikebana curada por Ely Iutaka, que inclui arranjos e 11 fotografias, além de um tríptico e quatro gravuras originais assinadas por Erisson Thompson, que prossegue até o dia 21 no JOH MABE Espaço Arte & Cultura.

Leia mais:Hoje, exposição e livro destacam a Ikebana, a arte dos arranjos florais

Sub-categorias