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Planejamento Comissões

Antes de encerrar o ano, as diversas Comissões do Bunkyo encaminham o planejamento de suas atividades no ano seguinte para ser aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade. Abaixo apresentamos a programação anual de 2019 aprovada na 155ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 15 de dezembro de 2018:

Comitê Cultural - Exercício de 2017

Presidente: Madoka Hayashi e Teruco Kamitsuji
Vice-presidentes: Elzo Sigueta, Eiki Shimabukuro, Kazusuke Nakamura e Tério Uehara

Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa
Presidente: André Korosue
Vice-presidentes: Rumi Kusumoto, Hisahiro Inoue, Shen Ribeiro e Tério Uehara

1.Promover a seletiva de bailados (de grupos e individuais) ao Gueinosai (2 de abril – Grande Auditório, Sala Multiuso) e
2.Realizar 52º Gueinosai - Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa (24 e 25 de junho – Grande Auditório, Sala Multiuso, Sala de Exposição).

Comissão de Música e Dança Folclórica Internacional
Presidente: Osamu Matsuo
Vice-presidentes: Elzo Sigueta e André Korosue

1.Organizar o 46º Festival de Dança Folclórica Internacional (23 e 24 de setembro – Grande Auditório, Sala Multiuso e Sala de Exposição).

Comissão de Artes Plásticas
Presidente: Kenichi Kaneko
Vice-presidentes: Matiko Sakai e Taro Kaneko

1.Realizar o 55º Curso de Pintura Infantil e 2º Curso de Cerâmica Terracota (9 a 13 de janeiro), com exposição dos trabalhos nos dias 14 e 15 janeiro
2.Realizar o 56º Curso de Pintura Infantil e 3º Curso de Cerâmica Terracota (3 a 7 de julho), com exposição dos trabalhos nos dias 8 e 9 de julho;
3.a 11ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, realizada em conjunto com a Comissão de Arte Craft (22 a 29 de outubro) – Hall do Grande Auditório, Salão Nobre e Sala Multiuso);
4.a Exposição de Pintura Infantil a ser realizada em parceria com a ADESC - Associação das Senhoras Cooperativistas (agosto);
5.a 44ª Exposição dos Alunos do Curso de Pintura /professor Bin Kondo (dezembro) e
6.Administrar o Museu de Arte Nipo-Brasileiro.

Comissão de Arte Craft
Presidente: Kenjiro Ikoma
Vice-presidentes: Olga Keiko Ishida e Iweth Kusano

1.Realizar a 11ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, em conjunto com a Comissão de Artes Plásticas e
2.Participar do Festival das Cerejeiras Bunkyos, apresentando uma oficina e Bazar de Arte Craft.

Comissão de Biblioteca
Presidente: Ryuichiro Kawarazaki
Vice-presidente: Madoka Hayashi

1.Conservar e controlar os empréstimos dos livros (cerca de 60.000 exemplares);
2.Promover a feira de livros usados (meses de abril e novembro – Sala de Exposição);
3.Promover o “Free Market” (Frima) (mensal em uma quarta-feira, no Hall do Grande Auditório);
4.Implantar a biblioteca circulante com as associações e
5.Publicar, mensalmente, artigo em jornais de língua japonesa.

Comissão de Atividades Literárias
Presidente: Tuyoci Ohara
Sub-comissão - Japonês
Vice-presidente: Teruo Hama
Sub-comissão - Português
Vice-presidente: Francisco Handa
Sub-comissão - Mangá
Vice-presidente: Helena Tanaka

1.Realizar a seleção e organizar a cerimônia de outorga do 47º Prêmio Literário em língua japonesa e portuguesa e mangá (novembro – Salão Nobre);
2.Promover o 8º Concurso Nacional de “Haiku” (agosto – Sala Multiuso) e
3.Premiação do 3º Concurso de Contos do Bunkyo, atividade bienal (sem data prevista).
4.Realizar o lançamento da II Antologia de Contos, no 2º semestre (sem data prevista).

Comissão de Coral
Presidente: Marie N. Miki
Vice-presidentes: Chizuru Toma, Kumiko Matsunaga e Julia Tsunashima

1.Realizar o Concerto Anual no Pequeno Auditório (5 de junho);
2.Realizar o Ensaio Aberto para captação de novos elementos para o Coral (sem data prevista) e
3.Participar das solenidades oficiais do Bunkyo (Aniversário do Imperador, Ano Novo, outros), cantando Hinos Nacionais do Brasil e Japão.

Comissão de Música
Presidente: Julia Takako Honda
Vice-presidentes: Chizuru Toma, Charles Keiti Miyazaki

1.Organizar os Concertos Bunkyo aos Domingos no Pequeno Auditório e um concerto itinerante.

Comissão de Ikebana
Presidente: Erisson T. de Lima Jr.
Vice-presidente: Emiko Miji Ide

1.Participar dos eventos do Bunkyo:
a.Festival das Cerejeiras (Sakura Matsuri) e
b.Bunka Matsuri.

Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa
Presidente: Shinya Koike

1.Realizar atividades de intercâmbio do Brasil com os mestres da gastronomia do Japão e
2.Incrementar as parcerias, como a realizada com o SENAC, que estimulem a divulgação da gastronomia japonesa junto à sociedade maior.

(Aprovada na 151ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 10 de dezembro de 2016)

Comitê de Relacionamento - Exercício de 2017

Presidentes: Roberto Yoshihiro Nishio e Anacleto Hanashiro
Vice-presidentes: Celso N. Mizumoto, Sérgio Nishino, Henrique Matsuo, Kenji Kiyohara, Valter Sassaki, Akeo Yogui e Reimei Yoshioka

Comissão de Assistência Social
Presidente: Sergio Nishino
Vice-presidentes: Jairo Uemura, Marcia Nakano e Reimei Yoshioka

1.Executar e elaborar as atividades de manutenção do registro no COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social);
2.Prosseguir nas atividades para manutenção e renovação do CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente e de Assistência Social);
3.Buscar parcerias junto às empresas, comunidade local e outras organizações não governamentais que possam complementar as atividades desenvolvidas pela comissão e expandir sua ação;
4.Realizar, em parceria com o Hospital Santa Cruz, e com apoio da Fundação Kunito Miyasaka, a série do Programa de Orientação aos Idosos;
5.Realizar, o programa de cuidadores aos idosos em municípios do interior;
6.Realizar campanhas emergenciais de determinadas assistências;
7.Realizar o programa de ginástica “Iki Iki Taissô” voltado à terceira idade e
8.Promover atividades de apoio aos dekasseguis.

Comissão de Incremento Social
Presidente: Henrique T. Matsuo
Vice-presidentes: Emília Tanaka e Marina Goto

1.Organizar as aulas de dança livre e de salão;
2.Realizar a 11ª Noite do Havaí - Jantar Dançante (2 de abril);
3.Realizar a 7ª Primavera Dançante - Jantar Beneficente (27 de agosto);
4.Participar da realização do Festival das Cerejeiras Bunkyo realizado Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, divulgando o Bunkyo em busca de novos associados;
5.Aula de postura corporal “Shape up Shape” para associados e não associados, com Reiko Akabane e
6.Workshop de Ikebana para associados e não associados, com Emília Tanaka.

Comissão de Relacionamento com as Associações
Presidente: Tomio Katsuragawa
Vice-presidentes: Marcelo Hideshima, Osamu Matsuo, Reimei Yoshioka

1.Realizar ações que promovam a integração e fortalecimento das Associações, Ligas e Federações, num trabalho conjunto do Bunkyo e dos Representantes Regionais.

Comissão de Relacionamento Institucional com o Japão
Presidente: Masato Ninomiya
Vice-presidentes: Osamu Matsuro, Tuyoci Ohara e Masayoshi Morimoto

1.Promover o intercâmbio com os setores político, governamental e empresarial do Japão;
2.Promover o intercâmbio com entidades do Japão como Kaigai Nikkeijin Kyokai, Nihon Burajiru Chuo Kyokai, Nippaku Kyokai de Kobe e congêneres e

Comissão de Relações Governamentais
Presidente: Carlos K. Fukuhara
Vice-presidentes: Tomio Katsuragawa, Oridio Shimizu, Victor Kobayashi e Henrique S. Nakagaki

1.Fomentar o intercâmbio com os setores político e governamental do Brasil e
2.Assessorar as Comissões constituídas nos assuntos que envolvem programas de natureza governamental.

Comissão de Relações Empresariais
Presidente: Akihiro Ikeda
Vice-presidentes: Isidoro Yamanaka e Kazuo Watanabe
Membros: Eiki Shimabukuro, Harumi Arashiro Goya, Henrique Shiguemi Nakagaki, Mitie Nagoshi Mantoku, Paulo Hirai, Pedro Paulo Cardoso de Mello, Roberto Y. Nishio, Toshiro Iwayama e Tuyoci Ohara

1.Promover o intercâmbio com o setor empresarial,
2.Publicação de boletim informativo,
3.Promover palestra e
4.Promover mesa redonda de interesse às pequenas empresas.

Comissão Bunkyo Rural
Presidente: Tomio Katsuragawa
Vice-presidentes: Carlos K. Fukuhara, Celso N. Mizumoto e Nelson Kamitsuji

1.Realizar o 8° Encontro Bunkyo Rural no 2° semestre (15 e 16 de setembro), com intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários relacionados à área rural, propiciando a integração entre eles;
2.Realizar visitas técnicas a localidades de interesse ao desenvolvimento da atividade rural;
3.Participar de fóruns e seminários relacionados à área rural e
4.Iniciar estudos visando a realização do 9° Encontro Bunkyo Rural.

Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto
Presidente: Kunio Nagai
Vice-presidentes: Guenji Yamazoe e Takanoli Tokunaga

1.Selecionar e promover a cerimônia de outorga do 47º Prêmio Kiyoshi Yamamoto às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura no Brasil (novembro – Salão Nobre).

Comissão de Esportes
Presidente: Kenji Kiyohara

1.Promover atividades de kendô e tênis de mesa no Espaço Multiuso e
2.Apoio a iniciativas na área do esporte nas entidades nipo-brasileiras.

(Aprovada na 151ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 10 de dezembro de 2016)

Comitê Jovem - Exercício de 2017

Presidentes: Ricardo Nishimura e Marcelo Hideshima
Vice-presidentes: Camilo Shimabukuro, Shoji Nomura, Maurício Miyasaki, Rogério Kita, Fábio Kawauchi, Rodolfo Wada, Victor Kobayashi, Cláudio Kurita e Ronaldo Ogasawara

Comissão de Jovens
Presidente: Andrew Hideo Kajiyama
Vice-presidentes: Luiz Hiroki Komatsu e Anna Morosashi

1.Promover a REVI 2017 – Fórum Nacional dos Jovens Líderes das Entidades;
2.Apoiar à Comissão do Bunka Matsuri para o planejamento e a realização do Bunka Matsuri;
3.Apoiar à Comissão do Fórum de Integração Bunkyo para o planejamento e a realização do FIB;
4.Apoiar os eventos da Comissão de Música e Dança Folclórica - Senkokai, Gueinosai e Festival de Danças Folclóricas Internacionais;
5.Apoiar à Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku para a realização do Festival das Cerejeiras;
6.Apoiar à Comissão de Biblioteca e Filmes para a realização das feiras de livros usados;
7.Apoiar os eventos beneficentes das "4 Entidades" contribuindo ao foco da assistência social do Bunkyo;
8.Apoiar o Bunkyo para a realização de oficinas culturais;
9.Promover o Seinen Gol - Torneio de Futsal Masculino e Feminino;
10.Promover o Seinen Vôlei - Torneio de Vôlei Masculino e Feminino;
11.Avaliar a possibilidade de realização do Japan Experience 2017
12.Realizar atividades comemorativas dos 20 Anos da Comissão de Jovens.

Comissão do Fórum de Integração Bunkyo
Presidente: Fernando Matsumoto
Vice-presidentes: Eiji Ohashi e Patrícia Takehana

1.Planejar a realização do 9º FIB - Fórum de Integração Bunkyo (7 e 8 de outubro) e
2.Apoiar as iniciativas voltadas para realização de Fóruns Regionais para fortalecer a realização do Fórum de Integração Bunkyo.

Comissão do Bunka Matsuri
Presidente: Shodi Nomura
Vice-presidente: Ronaldo Ogasawara

1.Realizar o 11º Bunka Matsuri - Festival da Cultura Japonesa (20 a 28 de maio) – Pavilhão Japonês / Salão Nobre / Sala Multiuso / Hall e Grande Auditório / Espaço Multiuso / Pequeno Auditório.

(Aprovada na 151ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 10 de dezembro de 2016)

Comissão Cursos e Palestras
Presidente: Maurício Miyasaki
Vice-presidentes: Rogério Kita e Fabio Kawauchi

Atividades Especiais - Exercício de 2017

PROJETOS ESPECIAIS

Implantação do Espaço Cultural Bunkyo (Lei Rouanet)

Presidente: Léo Sussumu Ota
Vice-presidentes: Harumi Goya e Roberto Y. Nishio

1.Realizar a captação de recursos e execução das obras de implantação de áreas de exposições multiuso, oficinas culturais e gastronomia; e reformulação do jardim, etc. no antigo ambulatório Enkyo.
 2.Realização da 2ª edição do evento Saá Hajimeyou, cuja renda é destinada à conclusão das obras do Espaço Cultural Bunkyo (12 de março)
3.Estudo para as próximas edições do evento Saá Hajimeyou (previsto para o 2º semestre)

Regularização do Edifício Bunkyo

Presidente: Sadao Kayano
Vice-presidentes: Anacleto Hanashiro

1.Dar continuidade às providências de regularização do Edifício Bunkyo junto aos órgãos públicos e
 2.Obter a aprovação das obras e instalações de equipamentos previstos em projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do Centro Kokushikan

Projeto Kokushikan

1.Desenvolver projeto e obras para otimização dos espaços disponíveis para sustentabilidade do Centro Kokushikan.

Constituição da Comissão Organizadora para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Comitê Administrativo - Exercício de 2016

Presidente: Jorge Yamashita e Gerson Kunii
Vice-presidentes: Anacleto Hanashiro, Hiroshi Takahashi, Taqueshi Ishikawa, Henrique S. Nakagaki, Leo Ota, Sadao Kayano, Camilo Shimabukuro, Akeo Yogui, Marcelo Shiraishi, Jorge Shimao, Rogério Kita

Comissão de Administração Geral / Eventos
Presidente: Jorge Yamashita

  1. Assessorar a administração geral, os setores financeiro, contábil e de recursos humanos da entidade;
  2. Dar suporte às unidades administrativas Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; Pavilhão Japonês e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, e ao Condomínio Edifício Bunkyo;
  3. Elaborar e encaminhar projetos culturais e educacionais subsidiados pela JICA;
  4. Realizar cerimônias festivas do Ano Novo (1º de janeiro) e do aniversário do Imperador (dezembro);
  5. Promover a Homenagem Hakujusha (pessoas de 99 anos ou acima);
  6. Participar de eventos da comunidade nipo-brasileira (Festival do Japão, Exposição de Orquídeas, etc.);
  7. Promover recepções de boas-vindas, despedidas, homenagens e comemorações e
  8. Dar apoio ao 27º Prêmio “Itoen” de haiku.

Comissão Patrimonial
Presidente: Gerson Kunii
VIce-presidente: Takao Yamada
Membro: Sadao Kayano

  1. Promover a administração e manutenção do Edifício Bunkyo:
    1. Cuidar da locação dos auditórios, ginásios e salas;
    2. Manter a limpeza, controle de vigilância e segurança patrimonial (terceirizado);
    3. Participar da administração do condomínio (terceirizado);
    4. Manter e conservar a Biblioteca, Pequeno Auditório e Sala de Exposição;
    5. Manter e conservar o Espaço Multiuso (ex-Ginásio de Esportes) e
    6. Administrar o estacionamento (terceirizado).

Comissão de Administração do Pavilhão Japonês
Presidente: Léo Sussumu Ota
Vice-presidentes: Seiji Ito, Cristina Izumi Sagara e Heraldo Guiaro

  1. Administrar e conservar as instalações do Pavilhão Japonês e da exposição permanente do acervo de arte japonesa;
  2. Cuidar da criação de Nishiki-Goi (carpas coloridas);
  3. Cuidar da manutenção do Jardim Japonês e Brasileiro;
  4. Promover e organizar as visitas monitoradas de escolas públicas e privadas;
  5. Promover o “Hina Matsuri”, “Kodomo-no-hi” e “Mês da Cultura Japonesa” (Bunka no Hi);
  6. Assessorar a diretoria na retomada da elaboração do projeto paisagístico visando ampliar a área de abrangência do Pavilhão Japonês e do Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi), em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo;
  7. Desenvolver e consolidar as relações com as instituições governamentais na esfera municipal, estadual e federal visando a sustentabilidade e desenvolvimento de novos projetos e
  8. Promover o intercâmbio cultural com entidades congêneres internacionais.

Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Presidente: Ignácio Tadayoshi Moriguchi
Vice-presidentes: Lídia Yamashita e Roberto Yoshihiro Nishio
Membros: Akio Ukon, Emiko Nakashima, Helena Naomi Mizumoto, Hisae Eguchi, Masayuki Fukasawa, Roselia Ikeda, Shuko Takada e Tuyoci Ohara

  1. Administração rotineira do Museu
    1. buscar fontes de verbas públicas de auxílio cultural, promovidas pelos governos federal (IBRAM=Instituto Brasileiro de Museus), estadual (SISEM= Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e municipal (Lei Municipal de incentivo fiscal para a realização de projetos culturais) que possam ser adequados aos projetos do Museu;
    2. organizar e realizar eventos e exposições especiais no Museu e também fora do Museu, em outras localidades do Estado de São Paulo ou em outros Estados e/ou até mesmo no exterior, se houver possibilidades de intercâmbio, com vistas à divulgação da história da imigração ou acervo do Museu;
    3. incrementar os meios de divulgação das atividades do Museu através do site do Museu e da página do Museu no Facebook, recentemente criada;
    4. criar outros meios de angariar fundos para o Museu, com o estudo sobre a viabilidade de implantação da Sociedade Amigos do Museu;
    5. dar continuidade ao projeto “CURSO NO MUSEU” que tem por objetivo trazer palestrantes que possam contribuir para o enriquecimento cultural do publico geral e trazer um publico que ainda não conhece o Museu, ao mesmo tempo em que realiza ação filantrópica em favor do Museu, contribuindo para o fundo de manutenção do Museu;
    6. realizar estudos para a viabilização do funcionamento da lojinha do Museu;
    7. com as novas instalações do Centro de Reservas técnicas, desenvolver em cada Reserva, pesquisas e estudos relacionados a dados digitalizados das informações de cada acervo.
  2. Digitalização e Banco de Dados do Museu
    O Projeto de criação do Banco de Dados Digitalizados do Museu, Archive Project, administrado em fundo específico, desvinculado da administração cotidiana do Museu está concluído na maior parte dos itens e em 2015 estará sendo dada sequência às correções dos dados digitalizados, bem como concluindo a digitalização fotográfica do acervo de objetos e a inserção dos dados ainda não catalogados ou tombados.
    1. com a conclusão da digitalização do Livro de Tombo, será dada continuidade às revisões e complementação dos dados, inclusive com a inserção de fotos para os dados dos objetos;
    2. digitalização do acervo de fotos, através de escaneamento e inserção de dados, que foi dificultada em razão da falta de dados na maioria das fotos ou pela dificuldade de leitura e inserção de dados em japonês, além da obsolência da estrutura de suporte do sistema informatizado, que passou a ser muito demorado em armazenar a grande quantidade de informações;
    3. digitalização do acervo de objetos, cujos dados já foram finalizados e em andamento a complementação do registro fotográfico;
    4. as informações sobre os dados referentes ao acervo audio-visual foram registradas detalhadamente de forma analógica, por uma voluntária japonesa e em 2015 será digitalizado com informações complementares e imagens;
    5. revisão e correção do Banco de Dados do projeto Ashiato, teve dificuldades na sua execução, devido à precariedade da estrutura de informática, já obsoleta com 7 anos desde a sua instalação e necessitando atualizar a capacidade de processamento dos dados, pois o Banco de Dados, a estas alturas, comporta um volume não processável em estrutura simples; desta forma foi realizada reunião com a empresa de IT e acertado as formas de melhorar a estrutura existente, cabeando em novas salas de digitalização, as redes de transmissão de dados, além de fazer as atualizações em um segundo servidor, para otimizar o trabalho.
  3. Estratégia para o futuro
    1. dar fechamento ao Projeto Kimono, aprovado na Lei Rouanet em 2013 e que teve como uma das primeiras ações a realização de uma exposição chamada “A arte do Quimono”, no Palácio dos Bandeirantes, em maio de 2013 e que deu como resultado a aquisição de arquivos deslizantes para os mais de 350 kimonos do acervo do Museu, vencendo uma das principais etapas rumo`a constituição de uma reserva técnica apropriada para a sua conservação, estando ainda faltando equipar com os controles de temperatura e umidade, bem como para a edição de um Livro sobre Kimonos.
    2. para o futuro do Museu, a Comissão tem como plano, consolidar o intercâmbio e cooperação entre os diversos museus nacionais e internacionais;

    3. fazer o lançamento do Catálogo do Museu, com informações sobre os acervos históricos e as áreas expositivas do Museu;
    4. inaugurar no início de 2016 um sistema inovador de áudio-guia que facilitará a visitação, até mesmo para os deficientes visuais, podendo ser guiado pelo Museu através de um tablet, onde o visitante poderá escolher as explicações em 3 línguas: português, japonês e inglês.
    5. para 2016 criar um projeto na Lei Rouanet visando a substituição de todas as esquadrias das janelas do Museu e também, se for do interesse do Bunkyo, de todas as esquadrias de ferro da fachada do Bunkyo, pois atualmente as janelas do 3º andar estão provisoriamente chumbadas, para evitar a entrada de água da chuva, mas quando de chuva forte, a água acaba entrando através das partes enferrujadas e corroídas ou quebradas das esquadrias das janelas, colocando em risco a preservação e a conservação do acervo histórico. Além disso, no projeto de melhoria do Museu planeja-se colocar em projeto de Lei Rouanet a substituição total do sistema de ar condicionado do 7º, 8º e 9º andares, já obsoleto e sem peças de reposição para a sua manutenção e funcionamento, depois de 30 anos de uso. Também dentro deste Projeto de Lei Rouanet, fará parte a reforma das demais áreas expositivas do 8º andar, cujas estruturas estão comprometidas com o cupim e o projeto expositivo referente ao início do pós-guerra está sendo desenvolvido em conjunto com membros do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros desde 2013.
    6. a Comissão empenhará esforços no sentido de conseguir instalar arquivos deslizantes e traineis na Reserva Tecnica Audio-Visual, onde serão armazenadas as obras de arte recebidas do Banco Santander e que anteriormente pertenceram ao Banco América do Sul, constituindo-se assim uma Reserva Tecnica com controle de umidade e temperatura capaz de preservar adequadamente todas as obras de arte e quadros de pintores que o Museu conserva em seu acervo.
  4. História oral dos imigrantes japoneses
    1. dar continuidade ao projeto de História Oral, colher depoimentos orais e visuais dos homenageados “Hakujusha” (pessoas de 99 anos) no Bunkyo e de pessoas selecionadas que possam contribuir para o enriquecimento da história da imigração japonesa no Brasil. Criar um projeto, se possível dentro da Lei Rouanet, para fazer a edição dos vídeos já documentados e completar as entrevistas planejadas.
  5. Estabelecimentos de convênios
    Buscar consolidar convênios com as instituições afins, como a Universidade de São Paulo e mais especificamente com o Laboratório de Estudos Étnicos e Raciais, com vistas a desenvolver estudos em conjunto e poder compartilhar as informações sobre os imigrantes japoneses.

Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Presidente: Gerson Kunii

  1. Administrar e conservar as instalações do Centro;
  2. Coordenar o 20º Festival das Cerejeiras, promovido em conjunto com entidades da região (2 e 3 de julho);
  3. Abrigar o campeonato de Mallet Golf e de Encontros de Jovens e
  4. Planejar e executar formas de melhor utilização do ginásio e demais áreas desse conjunto.

Comissão Jurídica
Presidente: Junzo Katayama
Vice-presidentes: Nelson Miyahara
Membros: Acácio Hashida, Alberto Mori, Jorge Nagado, Marcelo Baptistini Moleiro, Mario Masanori Iwamizu, Ricardo Augusto Yamasaki, Ricardo Kiyoshi Sasaki, Roberto Yoshihiro Nishio, Seiji Yoshii e Tuyoci Ohara

  1. Reuniões ordinárias mensais, de fevereiro a dezembro (ou extraordinariamente sempre que se fizer necessário e sob convocação de seu presidente);
  2. Análise e manifestação (parecer ou recomendações) sobre assuntos jurídicos de interesse do Bunkyo e de seus associados, submetidos à apreciação pela Diretoria;
  3. dar continuidade ao acompanhamento dos processos administrativos e judiciais em que a entidade contende com o INSS e
  4. Realizações de seminários ou palestras, sobre temas jurídicos relevantes e de interesses do Bunkyo e de seus associados.

Comissão de Planejamento Estratégico
Presidente: Henrique S. Nakagaki

  1. Preparar o orçamento anual e acompanhar sua execução;
  2. Preparar o orçamento plurianual de investimentos, a análise e avaliação das alternativas de fontes de recursos para investimentos e
  3. Acompanhar a consolidação dos trabalhos dos três Pilares da Entidade (Administrativo, Cultural/Social e Relacionamento).

Comissão de Marketing e Comunicação
Presidente: Léo Sussumu Ota

  1. Editar e publicar o anuário das atividades “Colonia”;
  2. Redigir e publicar o boletim informativo “Bunkyonews”;
  3. Redigir e divulgar o informativo eletrônico “Bunkyoe-news”;
  4. Estruturar a assessoria de imprensa da entidade;
  5. Redigir, atualizar e manter o site Bunkyo (www.bunkyo.org.br);
  6. Planejar e montar um Banco de Dados com informações relacionadas ao setor de comunicações da entidade;
  7. Publicar a nova revista cultural da entidade “Bunkyo Magazine”;
  8. Incrementar as mídias sociais;
  9. Estruturar as ações de incentivos fiscais e captação de recursos e
  10. Revitalizar e padronizar a marca e comunicação integrada da entidade.

(Aprovada na 149ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 12 de dezembro de 2015)