Falando com os jovens: “Qual o Seu Valor?”

Compartilhe

01A “Família REVI 2014” reuniu-se nos dias 18 e 19 de outubro no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque, para a 18ª edição do fórum.
Tendo como “coords” (coordenadores) Nancy, Haruo e Hiroki, membros da Comissão de Jovens do Bunkyo, o encontro reuniu um total de 67 pessoas entre Comissão Organizadora e participantes vindos de vários cantos do Brasil.

A coords Nancy relata: “pela primeira vez, tivemos a presença do Seinen Kai de Guatapará e pudemos contar com várias ‘figurinhas carimbadas’, tais como: Seinen Carrão, São Matheus, ACESA, Otaku-no-Ie, Oniguiri Seinen Bu – Registro, Juniakai Okinawa Campinas, Moví Líderes, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros”.

Diferente de outros anos, em que se escolhe um feriado prolongado, “esta REVI 2014 foi especial, pois tivemos disponíveis somente dois dias. Como não tivemos feriado emendado e ficamos enrolados por conta das datas de compromisso de nosso público jovem, como as provas dos vestibulares e eleições, tivemos que fazer na única data que não coincidia com nada”, justifica a coords Nancy.

04“A REVI 2014 teve como tema QUAL O SEU VALOR?. O intuito era mexer com o que cada um, cada membro, cada pessoa dos vários seinen kais convidados pudesse trazer para o encontro e, ao mesmo tempo, levar para a vida. O assunto abordado teve a intenção de provocar com aquilo que cada pessoa tem de melhorar e tem de reforçar na vida como um todo e não somente no seu Seinen Kai”, explica a nossa coords.

De acordo com ela, os palestrantes escolhidos foram pessoas bem próximas ao Seinen Bunkyo, como o vice-presidente Anacleto Hanashiro, que abordou o tema do evento baseado em sua vivência junto à comunidade nipo-brasileira e como membro do Escoteiro Caramuru.

06Outra pessoa, que colabora há três edições e “é um grande apoiador do nosso trabalho”, afirma Nancy, é o André Kumagai, que abordou “temas de valores que a gente vai agregando e levando na vida”, afirmou Nancy.

O encontro também contou com a palestra da candidata a deputada e head hunter da Jinzai Recursos Humanos, Dilza Muramoto, que focou os valores dentro da empresa e os valores procurados pelas empresas nos candidatos.

Toshio e Má Yukie, que participam da REVI desde 2009 foram os responsáveis pela condução das atividades consideradas como carro-chefe do encontro – o chamado Seinen Case. “São pessoas que foram crescendo junto com a gente pela participação constante”, avalia a coords, explicando que esse é o momento em que os participantes compartilham suas experiências com os participantes.

07Ela relata ainda que a atividade noturna foi liderada por um dos membros da Comissão, Vinícius Lye Gonçalves, “planejada justamente em valores que os participantes teriam de angariar e se ajudarem nas bases (são lugares determinados onde os participantes precisariam fazer alguma atividade)!”.

E, para descontrair o encontro, foi adotada a Literatura Brasileira como tema – obrigando os participantes a usar a imaginação para confeccionar a fantasia. “Também contamos com a participação do Mr. Charles e dois membros nikkeis do grupo jovem atuaram como bartenders preparando drinks sem álcool para a galera que variava de 14 anos até 35 anos”, afirma Nancy.

Destaque ainda para o flashmob organizado por uma das integrantes da Comissão com uma das músicas do One Direction para chamar a galera para dançar e descontrair durante o evento, complementa.

13A coords afirma que os preparativos demandaram dedicação de quase um ano, mas, “acho que valeu a pena ao contemplar rostos felizes e pessoas mais fortes e mais confiantes no quão são importantes e no quanto os valores são importantes para a vida!”, finalizou, acrescentando que o “feedback foi o mais positivo possível e a galera esteve super animada!”.

E, garante, a REVI 2014 não terminou. “Ela continua1, com a organização de encontros em restaurantes e karaokês, evidência que podemos dizer que se formou a FAMÍLIA REVI 2014!”.

{gallery}noticias/2014/outubro/revi/evento::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo