Sucesso do 23º Festival das Cerejeiras Bunkyos

Compartilhe

Cerca de 25 mil pessoas estiveram na 23ª edição do Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri que foi realizado em dois finais de semana, e brindado por uma floração intensa das sakura, principalmente na segunda semana (dias 13 e 14 de julho), depois de uma congelante frente fria!

Na primeira semana, dias 6 e 7 de julho, a onda de frio, de certa forma, espantou o público, mas foi favorável para estimular o pleno florescimento das sakura. Os dias 13 e 14 de julho foram um final de semana ideal para um evento ao ar livre, como este Festival: árvores floridas, sol brilhante e temperatura amena. Assim, além do bosque das cerejeiras, a praça de alimentação, a praça dos bazaristas e a ciranda cultural estiveram bem concorridas pelos visitantes (grande parte de famílias ou grupos de amigos).

Cerimônia de abertura

O palco ocupado por dezenas de convidados, autoridades e representantes de várias entidades nipo-brasileiras atestou a importância desta realização.

O presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e o presidente da Comissão do Kokushikan, Valter Sasaki, em suas saudações destacaram a importância deste evento cultural e agradeceram a dedicação dos voluntários.

Já o prefeito Claudio Góes e o vereador Etelvino Nogueira ressaltaram o papel, cada vez mais evidente, desta realização para fomentar o turismo e as melhorias para a região. Ao mesmo tempo, enalteceu o investimento que o Bunkyo tem realizado no Kokushikan.

Construção do novo Pavilhão

Neste ano, a montagem do evento, bem como a movimentação dos visitantes, sofreu com os transtornos decorrentes das obras do Pavilhão Kazuo Harasawa na beira do boque das cerejeiras.

Trata-se de uma obra inicial do Projeto de Sustentabilidade do Kokushikan, visando proporcionar melhorias na infraestrutura local. O projeto escolhido como legado das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Assim, parte dos recursos obtidos na campanha de arrecadação (principalmente com os dois sorteios filantrópicos dos carros Toyota e Honda e os produtos eletrônicos da Fast Shop) e doação por meio do Livro de Ouro.

Também se destaca a significativa doação da família Kazuo Harasawa, encaminhada pela viúva e os filhos in memoriam do patriarca falecido em 13 de agosto de 2017.

Um dos sócios-fundadores do Bunkyo, em 1955, logo que chegou ao Brasil, Kazuo Harasawa nunca se distanciou da entidade, chegando a exercer diferentes cargos diretivos.

O filho, Carlos Harasawa – que esteve na cerimônia acompanhado da família, incluindo a mãe, sra. Kaneko, de 90 anos de idade –, conta que um dos sonhos dele era melhorar as condições do Kokushikan visando torná-lo sustentável em condições de uso por toda a comunidade. “Infelizmente, ele não conseguiu realizar esse sonho em vida”, afirma, “assim, a família decidiu atender ao desejo dele, mesmo com uma contribuição modesta, apoiando esta iniciativa de resultado perene”.

Acrescentou ainda que, nesse sentido, foi providencial a atuação de Yoshiharu Kikuchi (presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil), velho amigo de seu pai.

Atualmente, parte das obras está em andamento, criando condições para a instalação, no andar superior, da parte de madeiras e de vidraçaria.

Sorteio da tevê de 49 polegadas

Como ocorre todos os anos, a grande atuação do encerramento do Sakura Matsuri é o sorteio do prêmio envolvendo os cupons de contribuição por veículo.

No domingo, às 17h, com a presença de representantes das entidades realizadoras do evento, Jorge Suzuki, com o auxílio de membros das Comissões de Jovens, despejou milhares de cupons diante do público sobre o pano estendido no chão.

O garoto Rafinha, que assistia ao sorteio com o pai, foi escolhido para pegar o cupom premiado. Foi necessário jogar os cupons ao alto pelo menos quatro vezes até que o garoto conseguisse segurar o bilhete premiado, aumentando a expectativa dos concorrentes.

Ao final, foi sorteado o cupom em nome de Taeco Hamada Ebina. Imediatamente, Suzuki ligou para o celular da ganhadora, mas não obteve sucesso. A coordenação do evento ficou encarregada de contatá-la e entregar a tevê sorteada na sede do Bunkyo, em São Paulo-SP.

A entrega aconteceu no dia 23 de julho, quando a ganhadora, acompanhada pelo marido, veio retirar o prêmio oferecido pela Fast Shop. O casal foi recebido pela vice-presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Teruco Kamitsuji.

Hanami, para admirar as cerejeiras floridas

Esta 23ª edição do Sakura Matsuri teve o prolongamento de mais uma semana, de 16 a 21 de julho, com a adoção do Hanami (costume japonês de admirar as sakura floridas).

Celso Mizumoto, coordenador do Festival das Cerejeiras Bunkyos, conta que na época do florescimento das sakura, é comum aparecer interessados em visitar o local. Assim, nesse ano, com o intenso florescimento propiciado pelas condições climáticas ideais, decidiu-se abrir o Kokushikan para os visitantes, embora sem as mesmas instalações do Festival.

Confira o calendário de eventos completo