PAINEL OMOIYARI

Compartilhe

omoiyari2

A arte da empatia

Vivemos o ápice da individualidade, desde o Renascimento o ser humano tem se particularizado e olhado cada vez mais para si. As consequências deste processo tem complexificado cada vez mais nossa sociedade.
A Terra vem sofrendo diversas mudanças, e os impactos que nós estamos causando são evidentes. Pensar e atuar coletivamente hoje em dia é uma necessidade para nossa própria espécie.
Nosso olhar tem que se voltar para o outro, para entender o outro para que assim possamos dialogar e criar formas criativas para os difíceis problemas que atualmente enfrentamos. A empatia é desenvolver essa capacidade de escuta e compreensão do outro.
Venha escutar o que estes palestrantes tem a dizer.

Arthur Toyoshima
Ator, palhaço, professor, educador e publicitário. Especializado em artes cênicas e na arte da palhaçaria. Fundador da organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, trabalhou com a organização nos projetos nos acampamentos de refugiados saarauís no deserto do Saara, nos acampamentos de refugiados no Sudão do Sul, nas comunidades afetadas pela violência em El Salvador e nas comunidades ribeirinhas da Bacia do Rio Doce. Atua profissionalmente na área cultural desde 2009. Formado na Escuela Internacional Berty Tovias, cursa a Escola de Artes Dramáticas (ECA-EAD) da USP.

Aline Moreno
Atriz, palhaça e fundadora da Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Formada pelas Escolas Célia Helena (São Paulo), Escuela Internacional de Teatro Berty Tovías (Espanha) e ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). Desde de 2005 trabalha profissionalmente como atriz, entre os trabalhos realizados estão a criação do grupo “Tem palhaço no pedaço”, onde atuou por dois anos em hospitais de Santo André, grande ABC Paulista. É integrante do elenco da Cia Le Plat du Jour, da Cia. Cromossomos, articuladora da Rede de Palhaças. Com a organização Palhaços Sem Fronteiras coordenou e atuou em diversos projetos ao redor do mundo como: Nicarágua, Saara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce (ES), Cracolândia, Projeto Refugiados Brasil, Projeto OcupaRiso, México, Altamira entre outros. Desenvolve ações humanitárias através das artes circenses em parceria com outras organizações, atuando em regiões de conflito, desastres ambientais e com populações em situação de vulnerabilidade.

Renato Ribeiro
Formado pelo Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria. Cursou 2 anos de música na Fundação das Artes. Participou do Projeto Aprendiz no Galpão do Circo em 2018. Integrante e fundador da “Trupe DuNavô”; Faz parte do elenco do grupo Operação de Riso; É artista convidado do Grupo Esparrama onde faz parte do elenco de 02 espetáculos. Em 2018 entra para o grupo Palhaços Sem Fronteiras. E integra o elenco do espetáculo PROT{AGÔ}NISTAS – Movimento Negro no Picadeiro.

Confira o calendário de eventos completo