Homenagem aos Condecorados de Outono 2019

Compartilhe

No próximo dia 18 de fevereiro, às 19h30, no Espaço Multiuso do Bunkyo, ocorrerá a Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Outono 2019, honraria concedida pelo governo japonês.

O evento é promovido por 33 entidades nipo-brasileiras e, neste ano, seis personalidades de destaque na comunidade da regional de São Paulo do Consulado Geral do Japão serão homenageadas. São elas:

Condecorado Japonês

Masato Ninomiya, 70 anosOrdem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com Laço

Atua como Professor Doutor MS-3 na Faculdade de Direito e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP) e como Professor Visitante em inúmeras universidades japonesas, contribuindo para o intercâmbio entre ambos os países e suas universidades. Ainda, é fundador do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE) e atua como presidente, há 27 anos, desde sua fundação, dedicando-se a apoiar tanto os trabalhadores no Japão quanto os trabalhadores que retornaram para o Brasil. Além disso, atuou como tradutor em negociações diplomáticas entre o Brasil e o Japão e nas visitas dos membros da família imperial japonesa, contribuindo no fortalecimento nas relações entre os países.

Condecorados Brasileiros

Rubens Ricupero, 82 anosGrande Cordão da Ordem do Sol Nascente

Como Secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), apoiou o Sistema Multilateral de Comércio do Japão. Também divulgou o país nas mídias e trocou opiniões com os políticos do alto escalão do país, assim, construindo um bom relacionamento cooperativo entre o país e a UNCTAD. Ainda, na política brasileira, ganhou destaque na economia e na diplomacia com os cargos governamentais nos quais exerceu. Além disso, como presidente honorário da Japan House São Paulo (JHSP), projeto patrocinado pelo governo japonês criado em 2017, exerceu seu cargo, generosamente, com sua influência, e contribuiu muito para o lançamento e operação estável da entidade.

Roberto Rodrigues, 77 anosOrdem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata

Como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contribuiu para o fortalecimento das relações agrícolas entre o Japão e o Brasil, com a promoção e expansão do sistema cooperativo agrícola no estilo japonês no Brasil, além de manter o intercâmbio ativo com personalidades japonesas importantes. Já como membro do Grupo de Empresários Brasil / Japão – Wise Men Group desde sua fundação e considerado como um especialista sobre o Japão, atua como representante brasileiro da organização e é comprometido em conduzir e continuar discussões construtivas entre o Brasil e o Japão, principalmente, com enfoque no campo agrícola.

Luiz Carlos Trabuco Cappi, 68 anosOrdem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço

Durante sua gestão como presidente do Banco Bradesco e, atualmente, como presidente do Conselho de Administração do mesmo banco, por longos anos, tem atuado como um forte defensor da comunidade japonesa no Brasil, inclusive participando como o maior patrocinador de eventos sociais japoneses, como o Festival do Japão de São Paulo. Ainda, com a realização de pesquisas conjuntas sobre serviços de pagamento utilizando a tecnologia blockchain, em colaboração com o banco Mitsubishi UFJ, tem fortalecido a relação entre os países.

Kiyoshi Harada, 78 anosOrdem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço

Por longos anos, vem atuando na área de Direito e contribuiu para o intercâmbio acadêmico entre o Brasil e o Japão.  Na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), fez o uso de seu conhecimento e experiência especializados no campo jurídico para ajudar a resolver os problemas legais da entidade, como a alteração do Estatuto Social. Além disso, organizou e publicou “O Nikkei do Brasil”, um compilado, em português, da história dos nipo-brasileiros no Brasil. Nos últimos anos, patrocina o Concurso de Monografia, voltado aos jovens nikkeis, destinado a estudar a história da imigração e as raízes dos nikkeis, contribuindo, assim, para transmitir o legado da sociedade japonesa para as próximas gerações.

Pedro Yano, 86 anosOrdem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Como presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, desenvolveu a base operacional e impulsionou os plantios de Sakura no Parque do Carmo de São Paulo, local onde ocorre a Festa das Cerejeiras, realizadas anualmente, que recebe, aproximadamente, 150 mil visitantes e contribui para o intercâmbio cultural e como símbolo de amizade entre o Brasil e o Japão. Além disso, como presidente da Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista, realizou festivais relacionados ao Japão, assim, contribuindo para a difusão da cultura japonesa e o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira. Ainda como presidente da Associação Brasileira de Taiko, contribuiu para a difusão do Taiko no Brasil.

Entidades copromotoras da Cerimônia de Homenagem

Sociedade Brasileira de CulturaJaponesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Assoc. Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Assoc. Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Assoc. Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Assoc. Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Assoc. Cultural e Esportiva Piratininga, Assoc. Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Assoc. dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Assoc. Beneficente Feminina Esperança, Assoc. Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Assoc. Furusato Soosei do Brasil, Assoc. Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Assoc. Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil.

Confira o calendário de eventos completo