Palestra: Parceria Econômica Japão e América Latina

Compartilhe

O Consulado Geral do Japão em São Paulo e o Bunkyo promovem no próximo dia 11 de março (quarta-feira), a partir das 19h, as palestras sobre a “Parceria Econômica Japão e América Latina”.

O evento realiza-se no Japan House São Paulo e reúne dois importantes especialistas: o Prof. Yorizumi Watanabe, Professor de Economia Política Internacional e Pró-Reitor da Escola de Comunicação Internacional da Kansai University (KUIS) e Professor Emérito da Keio University e o Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Prof. Watanabe

O Prof. Watanabe que abordará o tema: “Estratégia Comercial do Século XXI e Parceira Econômica com os Países da América Latina”, destaca-se por seu significativo envolvimento nas principais negociações bilaterais e multilaterais nas quais o Japão participou nas últimas duas décadas. Isso inclui as missões diplomáticas japonesas em Genebra e Bruxelas.

Entre 2002 a 2004, o Prof. Watanabe foi Diretor Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e atuou como Negociador Chefe no Acordo de Parceria Econômica Japão-México (EPA) e do Grupo de Trabalho sobre a Adesão da Rússia à OMC. Foi Assessor Especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 2004. Foi membro de algumas forças-tarefas como a EPA Japão-União Europeia, assim como a EPA Japão-Índia, e mais recentemente as Relações Econômicas Japão-EUA a cargo do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 2016.

O Prof. Watanabe atualmente participa do Painel sobre questões do BREXIT, organizado pelo KEIDANREN (Federação Japonesa de Organizações Econômicas). Desde abril de 2015, é Auditor Oficial da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Company, afiliada à Daimler AG.

Gustavo Junqueira

O outro palestrante, Gustavo Junqueira, desde janeiro de 2019 ocupa o cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, sua primeira experiência no setor público.

Desde 2014, é indicado como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio pela revista Dinheiro Rural. Com 30 anos de experiência no setor privado, trabalhou em importantes empresas do país, como Gradiente, Eztec e Banco Pine, onde, em 2010, chegou ao cargo de vice-presidente de investimentos. Além disso, durante seis anos trabalhou nos Estados Unidos na área de fusões e aquisições de empresas. Também foi membro dos conselhos de administração das empresas Rumo, Cosan e Moinho Paulista, além de ter sido sócio da Brasilpar Investimentos.

Nascido no interior do estado de SP, na cidade de Orlândia, o secretário Junqueira sempre esteve ligado ao agronegócio, sendo produtor rural nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará. Entre 2014 a 2017, contribuiu significativamente para o avanço do setor, quando ocupou o cargo de Presidente da Sociedade Rural Brasileira e liderou importantes discussões para estimular a celebração de acordos de cooperação técnicas e o ingresso de investimentos estrangeiros no Brasil.

Também se engajou em iniciativas para conciliar a produção agrícola e a preservação ambiental. Integra a Câmara de Commodities da B3 – Brasil Bolsa Balcão e é membro titular da Academia Nacional de Agricultura.

Serviço

Parceria Econômica Japão e América Latina
Data: 11 de março (quarta-feira)
Hora: 19h (Recepção a partir das 18h)
Local: Japan House São Paulo / Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Ingressos gratuitos e limitados: reservas pelo e-mail atendimento@bunkyo.org.br ou tel. 3208-1755

Confira o calendário de eventos completo