Despedida do cônsul-geral Yasushi Noguchi

Compartilhe

Realiza-se, no próximo dia 14 de julho (terça-feira), a partir das 18h, a cerimônia de despedida do cônsul-geral Yasushi Noguchi, do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Devido às exigências decorrentes do isolamento social, está sendo planejado um evento online com a participação de representantes de diferentes setores da comunidade nipo-brasileira, incluindo as entidades nipo-brasileiras e órgãos governamentais japoneses.

“Certamente, como em homenagens anteriores, nossa vontade era reunir todos, num mesmo espaço, e demonstrar nossa mais calorosa gratidão por toda dedicação e consideração do cônsul-geral Noguchi à nossa comunidade, ao nosso país”, afirma o presidente do Bunkyo Renato Ishikawa. 

Ao mesmo tempo, reconhece que “a cerimônia online” também oferece outras alternativas, tais como a possibilidade de mais pessoas, de outras localidades mais distante, participarem ao vivo do evento e enviar suas mensagens.

Na programação da cerimônia, que será transmitida pela plataforma Zoom, além das saudações dos presidentes das entidades representativas e do homenageado, está sendo preparado um álbum com imagens registrando a participação do homenageado junto à comunidade nipo-brasileira.

“Fiquei impressionado com a enorme presença de nikkeis no Brasil e mais impressionado ainda com a contribuição dos nikkeis para melhorar a sociedade brasileira”, afirmou o cônsul-geral Noguchi durante depoimento ao Jornal Nippak (edição de 2 de julho de 2020). Prossegue: “Acho que o próprio Japão desconhece essa enorme presença de nikkeis aqui no Brasil. Ou melhor, eles sabem algo, como por exemplo, que a comunidade aqui é a maior fora do Japão e há muitos descendentes de japoneses no Brasil. Mas morando aqui a gente pode conhecer e sentir melhor essa presença”. 

A cerimônia pode ser acessada pelo link:

https://www.youtube.com/bunkyodigital

Confira o calendário de eventos completo