Comemoração dos 112 anos da imigração japonesa 

Compartilhe

Dia 18 de junho, Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil, a comunidade nipo-brasileira se reúne para reverenciar a memória dos pioneiros, e o Bunkyo também se movimenta para esse celebrar a data.

Neste ano, os 112 anos da imigração japonesa terão uma comemoração diferente – por conta das restrições impostas pela pandemia e risco de contágio, será inteiramente por meio do formato digital, com transmissão online.

No dia 18, às 10h, acontece a transmissão Ofício Budista em Memória dos Pioneiros da Imigração Japonesa e de Todas as Vítimas do Covid-19. O evento é realizado em conjunto entre Bunkyo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren e a Federação Brasileira das Escolas Budistas – Butsuren, que é presidida pelo bispo Chiko Tsukamoto. Trata-se de uma versão compacta, com duração de 40 minutos, e editada em bilíngue (japonês/português).

Acessem: https://www.bunkyo.org.br/112-anos-da-imigracao-japonesa-2020/

Depois, a partir das 19h, com o apoio do Bunkyo e do Kenren, em parceria com o Japan House São Paulo acontece a Conversa sobre os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil. O evento online tem a mediação da jornalista Thais Oyama, e reúne duas importantes personalidades: Rubens Ricupero, presidente honorário da Japan House São Paulo, e Kazuo Watanabe, integrante do Conselho Consultivo do Bunkyo. 

Na pauta da conversa comentários sobre a imigração japonesa no Brasil, sua história, influências, legados e a construção do forte elo de amizade entre a cultura brasileira e a cultura nipônica.

Assistam: https://www.youtube.com/channel/UCYOtrUAlcPXNeRs5B_4GInA

No dia 20 de junho, sábado, outro evento digital para comemorar o Dia Internacional do Nikkei, com transmissão online e ao vivo. Em formato de revista eletrônica, reúne apresentações artísticas, depoimento de convidados e personalidades nikkeis e não-descendentes admiradores de cultura japonesa.

Também, durante o evento, serão apresentadas as conclusões do Projeto Geração que busca identificar um conjunto de valores representativos da comunidade nikkei brasileira.

Assistam: https://www.youtube.com/bunkyodigital

Também, neste mês de junho, acontece a homenagem Hakujusha dedicada aos imigrantes japoneses com mais de 99 anos de idade. Devido as restrições da pandemia, os homenageados receberão seu diploma de homenagem por meio do correio. 

E, diferente dos anos anteriores, a proposta é que os familiares nos enviem imagens dos homenageados recebendo seu diploma para que seja montada uma “exposição online” dos nossos Hakujusha de 2020.

Confira o calendário de eventos completo