Mairinque aprova moção congratulação à imigração japonesa

Compartilhe

Estátua em homenagem à imigração japonesa instalada na Praça da Matriz

Em sessão ordinária realizada no ultimo dia 15 de junho, a Câmara Municipal de Mairinque presidida pelo pastor Kennedy J. Marques aprovou a “Moção de Congratulação a toda comunidade nikkei (os imigrantes japoneses e seus descendentes) do Município de Mairinque em homenagem: aos 112 anos da imigração japonesa no Brasil; 125 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão e 30 anos da comunidade brasileira no Japão”

A moção, de autoria do vereador Kioshi Hirakawa, ressalta o reconhecimento da “importância dos imigrantes japoneses e seus descendentes, com significativa e notória influência pela sua cultura e pelos trabalhos, contribuindo para o crescimento do nosso município de Mairinque e de nosso País”.

Vereador Kiyoshi Hirakawa (dir.) e Dr. Rui Minoru Chino 

A cidade de Mairinque, localizada a 70 quilômetros de São Paulo, registra a presença dos imigrantes japoneses a partir de 1948, contribuindo para o desenvolvimento da região por meio da agricultura, em especial no cultivo de hortaliças e frutas. 

Mairinque ficou famosa por sua produção de pêssego, iniciada em 1953. Em 1964 realizou-se, com o apoio da Prefeitura local, a 1ª. Festa do Pêssego. A partir dos anos de 1980, a produção se tornou inviável frente à concorrência da região sul.

Atualmente, a cidade destaca-se por seu parque industrial com empresas de diferentes setores de atividades, atraindo o estabelecimento de bancos e variado comércio.

Confira o calendário de eventos completo