“Agronegócio na nova era”, tema do Bunkyo Rural Live

Compartilhe

Autoridades do setor agrícola participam, no próximo dia 25 de agosto (terça-feira), a partir das 18h, do Bunkyo Rural Live, que será transmitido diretamente do Studio Bunkyo, no bairro da Liberdade.

A primeira edição do Bunkyo Rural Live estará enfocando o tema “Agronegócio na Nova Era – Tendências e Soluções”, com palestras e painel de debates.

Os palestrantes convidados são: professor da Unicamp, José Francisco Graziano da Silva e coordenador do Polo de Inovação Agro, George Hiraiwa.

José Graziano, professor titular da Unicamp em Economia Agrícola, é reconhecido por seu trabalho em defesa de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura sustentável e criação de oportunidades para os pequenos agricultores. Eleito diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em 2011, foi reeleito em 2015 – foi votado por 177 dos 182 países presentes na 39ª Conferência da entidade em Roma – permanecendo até o final do mandato em 2019.

Durante a live, José Graziano deverá falar sobre a segurança alimentar, e como essa questão é fundamental para a agricultura da Nova Era.

Já o palestrante George Hiraiwa, foi Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná e destaca-se como um dos mais importantes fomentadores da agrotecnologia no Brasil. Idealizou, entre outras coisas, o Hackathon Smart Agro, em Londrina, que foi o primeiro do país. Trata-se de uma maratona que envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas ao setor.

Profundo conhecedor da área tecnológica, é exemplo de profissional versátil, que pode indicar um caminho para os jovens que buscam carreira na área de inovação.

Debate com participação do público

Na programação do Bunkyo Rural Live consta também um painel de debates com a participação do público e será conduzido por Diógenes Kassaoka e Gabriela Redona Chiste.

Diógenes é coordenador do Codeagro (Coordenação de Desenvolvimento dos Agronegócios) e Gabriela é secretária executiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Nesse painel estarão sendo tratados sobre os órgãos e ferramentas que o Estado dispõe para apoiar o agricultor, incluindo o seguro rural.

A mediação do painel estará a cargo de Nelson Kamitsuji (coordenador do Bunkyo Rural Live), e a seleção das perguntas do público será feita por Celso Mizumoto (vice-presidente da Comissão Bunkyo Rural), Nobuyoshi Narita (pesquisador científico da APTA Presidente Prudente), William Hiroshi Takata (professor da Unoeste) e Maximiliano Miura (IEA – Instituto de Economia Agrícola).

A abertura do Bunkyo Rural Live

O Bunkyo Rural Live inaugura o Studio Bunkyo, que está sendo montado no Pequeno Auditório, especialmente para as transmissões digitais por meio das redes sociais.

A abertura do evento contará com a presença do novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana (que acabou de chegar a São Paulo como substituto do cônsul-geral Yasushi Noguchi). Também, terá a presença do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira.

O Bunkyo Rural Live, realização do Bunkyo, tem o apoio da Hansoro – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Consulado Geral do Japão em São Paulo. Tem como patrocinadores – Fundação Kunito Miyasaka, Honda, Jacto, Sementes Sakata e Nutrisafra.

Os interessados podem acessar o Bunkyo Rural Live pelo link: https://www.youtube.com/bunkyodigital. 

Mais informações pelo tel. (11)3208-1755 ou email: contato@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo