14ª Grande Exposição de Arte Bunkyo prossegue até 20 de fevereiro

Compartilhe

Exposição combina obras de Artes plásticas e Koguei

Um programa imperdível para conhecer (presencialmente) as obras de artes plásticas e de arte koguei criadas durante o período da pandemia.

Elas fazem parte da 14ª Grande Exposição de Arte Bunkyo e ocupam as amplas instalações (224m2) do Espaço Cultural Bunkyo (entrada pela Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade).

A mostra reúne 279 obras (107 de artes plásticas e 172 de arte koguei) que compõem um cenário multicolorido e reluzente ressaltado pelos painéis e móveis recém confeccionados.

Esta edição presta homenagem especial ao artista plástico Kazuo Wakabayashi, falecido no último dia 2 de dezembro, aos 90 anos de idade, um dos membros ativos da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo. (Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/2021/12/falecimento-do-artista-plastico-kazuo-wakabayashi/)

Destaque ainda para as obras premiadas de Artes Plásticas e Arte Koguei.

Em tempo da covid, a cerimônia discreta

“É uma pena, queria convidar minha família e minhas alunas” afirmou Miriam Tatsumi, artista de oshibana-ê, que conquistou o Prêmio Koguei e pretendia comemorar com seu pessoal na abertura da exposição, no último dia 5 de fevereiro.

A cerimônia de abertura, que tradicionalmente se transforma numa alegre confraternização entre os artistas e seus convidados, nesta 14ª edição foi restrita a poucas pessoas devido à pandemia.

Presidente Renato Ishikawa, na abertura: feliz com o resultado

A cerimônia, conduzida por Oston Hirano, iniciou com as palavras de boas-vindas do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa: “Nestes últimos anos, este é um momento para ser celebrado com toda a intensidade. A pandemia exigiu dedicação dobrada, triplicada, da Comissão Organizadora que foi obrigada a adotar novos procedimentos”.

Ressaltou: “os senhores poderão constatar que os esforços foram recompensados. Temos uma exposição com o mais alto nível técnico, com obras diversificadas e participantes de várias localidades do país”.

Em seguida, foram exibidos os vídeos com as mensagens do embaixador do Japão Teiji Hayashi e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.

O embaixador Hayashi, recém-chegado ao Brasil, após a saudação, afirmou estar se “sentindo muito honrado” por ter sido convidado pelo presidente Ishikawa para expor seu trabalho em sumi-ê. “Espero que, de alguma forma, possa contribuir para o sucesso da exposição”, ressaltou.

Já o cônsul-geral Kuwana, destacou a multiculturalidade do país, cuja diversidade aqui reunida “enriquece imensamente o campo artístico brasileiro”. Acrescentou: “as tradicionais exposições organizadas pela comunidade nipo-brasileira são exemplos de concretização dessa diversidade”.

Na sequência falou Massayuki Eguchi, representante chefe do Escritório no Brasil da JICA, instituição que subsidiou a montagem da 14ª Grande Exposição por meio do Programa de Concessão de Subsídios às Entidades de Imigrantes.

“Particularmente estava muito ansioso para ver as obras de perto”, afirmou, acrescentando: “mesmo que um observador não compreenda exatamente qual sentimento ou qual seria a intenção do artista ao criar as obras, só de ter sua imaginação estimulada, já estará desfrutando de um valioso momento”.

Acredita que a obra de um artista está “fortemente influenciada pela sociedade e pelo momento histórico vivido pelo artista”. Portanto, prossegue: “a pandemia pela qual passamos, mudou nosso modo de vida, e isso pode se tratar de um novo paradigma criativo”.

Ao encerrar, o representante chefe Eguchi lembrou que 2022 é o ano do Tigre e repetiu as palavras de estímulo que passou à sua equipe que, acredita, terá validade para todos: “Este é o ano do Tigre, em japonês Torá, portanto vamos buscar novos desafios. Não se prenda às experiências passadas (Zenrei ni torawareruna). Desafia: Try, Try, Try..”.

Presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio
Supervisor de Relações Institucionais da Honda, Euclides Araújo

Também foram convidados para suas saudações os patrocinadores Fundação Kunito Miyasaka (representado por seu presidente Roberto Nishio) e Honda do Brasil (representado pelo supervisor de Relações Institucionais Euclides de Araújo).

Na homenagem a Kazuo Wakabayashi, Lidia Yamashita (à direita) e a viúva Nami Wakabayashi

O momento dedicado à premiação

A etapa dedicada à premiação iniciou com Marcos Akasaki, o presidente da Comissão de Artes Plásticas, que fez a entrega dos certificados aos ganhadores da Menção Honrosa (Eduardo Shiiti Jacob Toma, Emika Apolonia de Campos Takaki, Maria Izabel Cardoso Gomes Pantana, Rafael Santana da Costa e Tony Hajime Watanabe).

Seguiram-se o vencedor do Prêmio Arte Biten, João Lourenço Gouveia Filho e a vencedora do Prêmio Arte Contemporânea, A. Translien (Ana Giselle Batista dos Santos).

A Comissão de Artes Plásticas prestou homenagem aos artistas Mitiko Sakai e Kazuo Wakabayashi.

Na parte da Arte Koguei, a presidente Olga Ishida coordenou a premiação. Inicialmente, foi entregue a Menção Honrosa para Young Ju Kim. Depois, o Prêmio Criatividade para Eduardo Valdetaro Lins de Albuquerque e o Prêmio Arte Koguei para Mirian Sanae Ueda Tatsumi.

Marcos Akasaki (de paletó azul), presidente da Comissão de Artes Plásticas, junto com os premiados e membros da Comissão
Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei (em pé, 4ª. da dir. para esq.) junto com os premiados e membros da Comissão
Matiko Sakai, homenageada na 14ª Grande Exposição, ao lado do presidente Akasaki
Olga Ishida, Renato Ishikawa, Massayuki Eguchi e Marcos Akasaki ao lado da obra do embaixador do Japão Teiji Hayashi.
Momento do brinde conduzido pelo Representante chefe da Jica do Brasil, Masayuki Eguchi. Fotos: Aldo Shiguti

No encerramento, Eguchi, representante chefe do Escritório no Brasil da JICA foi convidado para o brinde e o presidente da Comissão Cultural, André Korosue, para declarar a abertura da 14ª Grande Exposição de Arte Bunkyo. Os presentes ainda puderam acompanhar a performance da artista A. Translien.

A 14ª Grande Exposição de Arte Bunkyo contou com o subsídio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança e Honda do Brasil. Os apoiadores foram: Acrilex, Arte Brasil, Diário Brasil Nippon, Hobby Cerâmica, Jornal Nippon Já, Revista Massa, Mapa de Artes São Paulo, Nova Farias Cerâmica, Pascoal Equipamentos e Massas Cerâmica, Pintar, PSH Brasil, Stecno Fornos e Equipamentos, Tateno e Vempraliba.

“Asas e pausas” – origami coletivo dos membros da Comissão de Arte Koguei

Serviço:
14ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Local: Espaço Cultural Bunkyo – entrada pela Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade (SP).

Visitação:
Dias – até 20 de fevereiro de 2022
Horário – de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h / sábado e domingo, das 10h às 17h (último dia até as 15h)

A visitação pública encerrou no dia 20 de fevereiro, mas a Grande Exposição continua disponível no Museu de Arte Virtual no link: https://www.bunkyo.org.br/br/14-grande-exposicao-arte/

Confira o calendário de eventos completo