O 2º Fórum de Integração Bunkyo – Construindo os próximos 100 anos

Compartilhe

14Mais de 100 pessoas estiveram reunidas, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de dezembro, sábado e domingo, para o 2º FIB – Fórum de Integração Bunkyo.
As sessões, realizadas em vários espaços do Edifício Bunkyo, tiveram como objetivo desenvolver diferentes atividades relacionadas ao tema principal: “Construindo os próximos 100 anos”.

No sábado, dia 6 de dezembro, as atividades começaram logo de manhã, às 7h30, com o credenciamento dos participantes e café de boas-vindas.

A abertura, realizada no Salão Nobre, teve como principal convidado o embaixador do Japão Ken Shimanouchi que proferiu palestra sobre “Perspectivas do Relacionamento Brasil-Japão”.

Seguiu, depois, um painel reunindo três palestrantes: o jornalista Jorge Okubaro, o Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (especialista em museologia) e a advogada Dra. Felícia Ayako Harada.

Depois, no Pequeno Auditório, aconteceram apresentações de diversos aspectos relacionados ao evento e ao Brasil: relato sobre as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa (Kokei Uehara, presidente do Bunkyo); conclusões do Fórum Regional do Alto Tietê realizado em Suzano (Kazuhiro Mori, representante regional de Suzano); conclusões do 1º FIB e o Comitê de Relacionamento com as Associações (Jorge Yamashita, vice-presidente do Bunkyo); as propostas de funcionamento do Bunkyonet (Victor Kobayashi, presidente da Comissão de Comunicação) e a atuação da Comissão dos Jovens (Cláudio Kurita, presidente da Comissão de Jovens).

Depois dessa seqüência, os organizadores apresentaram o filme “Visão do Futuro” que tratou sobre a importância estratégica de cultivar sonhos ao traçar as nossas ações.

A segunda parte do dia foi ocupada por três atividades básicas. A primeira foi um workshop coordenado por Cláudio Sampei e Márcio Okabe sobre a ferramenta utilizada pelo Bunkyonet.

A atividade seguinte provocou a divisão dos participantes em sete categorias: os jovens, as mulheres (dois grupos), os representantes regionais e os secretários das entidades (os dois últimos em português e japonês). O tema proposto para a discussão foi “Legados Culturais, Parcerias e Relacionamento”.

Depois de duas horas e meia de discussão, e devidamente estabelecidas as conclusões, os participantes foram transportados até o Pavilhão Japonês e, de lá, para o Planetário para assistir ao espetáculo “Ryokô”, com Danilo Tomic (shakuhachi).

O dia encerrou com um jantar de confraternização.

No domingo, as atividades do Fórum

07O segundo dia do Fórum começou às 8h15, com uma série de apresentações: “100 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, com Koichi Mori; “80 anos da imigração japonesa na Amazônia”, com Yuji Ikuta (representante da Regional Pará) e “Cinquentenário da presença nikkei no Distrito Federal e a futura integração Regional Centro-Oeste”, com Mitsutoshi Akimoto (representante regional da Regional Centro-Oeste).

Terminada essa série, foi a vez da apresentação dos patrocinadores do evento, Banco Real e Grupo Campo – Companhia de Promoção Agrícola.

Em seguida, a partir das 9h30, cada representante dos Grupos de Trabalhos foi convidado para expor as conclusões das discussões realizadas no dia anterior.

Terminadas as apresentações, os participantes das regionais estiveram reunidos para “Consolidação dos Compromissos”, ou seja, para tratar sobre as conclusões apresentadas por cada categoria e, em grupo, decidir o que a entidade pretende e/ou terá condições de executar nos próximos meses.

Após essa reunião, os representantes foram convidados a fazer a apresentação pública dos compromissos de suas respectivas regionais.

No encerramento, Dr. Kiyoshi Harada e Dr. Kazuo Watanabe (secretário e presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, respectivamente) ficaram encarregados pelos comentários gerais sobre o 2º Fórum.

A seguir, acompanhe os relatórios dos compromissos apresentados pelas Regionais e outros temas.

Clique nos links para ver os compromissos selados pelas regionais (em Word):

>>> Amazonas – Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental

>>> Alta Sorocabana – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana

>>> Belém – Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira

>>> Belo Horizonte – Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira

>>> Brasília – FEANBRA – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste

>>> Campinas

>>> Campo Grande – Associação Esportiva Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande

>>> Dourados – Associação Nipo-Brasileira Sul Matogrossense

>>> Londrina – Norte do Paraná

>>> Mogi das Cruzes

>>> Rio de Janeiro

>>> Suzano – ACEAS – Nikkey

>>> Vale do Paraíba

>>> Vale do Ribeira – Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira

Leia mais

Clique nos links para ler matérias (em Word) sobre:

>>> Conferência de Shimanouchi

>>> Painel dos convidados

>>> Considerações de Kiyoshi Harada

Fotos: Gabriel Inamine

{gallery}noticias/2008/dezembro/2_fib{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo