Final de semana movimentado do Bunkyo Rural

Compartilhe

No domingo, as visitas técnicas e encerramento

No domingo, após café reforçado, a manhã foi dedicada às visitas técnicas. Assim, os 120 inscritos tiveram que optar por um dos três grupos: hortaliças, frutas e cogumelos.

GRUPO URAKAMI E PRODUÇÃO DE COGUMELOS

Depois de trafegar pela Estrada Municipal Masataki Takizawa, de Mogi das Cruzes, está o sítio Takara, onde se destaca uma série de enormes galpões pintados de cor branca, construídos em torno da sede administrativa. São seis galpões com aproximadamente 14 mil m² cada, dedicados à produção de diferentes tipos de cogumelos, devidamente identificados com a ilustração de shimeji, eryngui, shiitake, portobello, champignon e nameko.

Eduardo Massaki Urakami, filho de Chuji Urakami, fundador do Grupo Urakami, relata aos visitantes que as atividades iniciaram em 1988 com uma produção doméstica de shimeji (atualmente é o maior produtor da América Latina). Informa que este sítio é um dos três (administrados pelos irmãos) que integra o Grupo Urakami, que produz 55 toneladas/mês de cogumelos.

Na visita pelas instalações locais, Eduardo encarregou-se de explicar detalhes do funcionamento de cada um dos setores e equipamentos. Com paciência buscou esclarecer dúvidas específicas de produtores, como também, a curiosidade de visitantes de “primeira viagem”.

Nesses galpões, as atividades englobam desde o preparo da compostagem, diferentes fases de produção dos cogumelos até a embalagem para distribuição aos pontos de venda.

Em cada um dos locais destaca-se a preocupação com o rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção, envolvendo desde ambientes climatizados e de umidade controlada, bem como, salas de esterilização para os procedimentos de inoculação dos fungos.

SITIO OGAWA E A PRODUÇÃO DE FRUTAS

Os participantes que escolheram o Grupo Frutas foram recebidos por Fernando Ogawa, que fez uma explanação geral sobre a propriedade de 30 hectares e seis hectares de mata e as frutas cultivadas (atemóia, caqui fuyu e nêspera).

Além dele, o agrônomo Takanoli Tokugawa foi encarregado de explicar sobre os procedimentos de cultivo da atemóia que, na propriedade, somam 350 pés, de 8 a 12 anos, plantados no espaçamento de 5 x 6 m.

Tokunaga fez uma explanação detalhada sobre uma série de técnicas, tais como proteção das árvores para prevenir pragas, como cortar corretamente os galhos, como também enfatizou o manejo cuidadoso do solo, sem uso de herbicida, entre outros procedimentos.

Veja a apostila preparada especialmente por Tokunaga sobre os cuidados para o cultivo da atemóia.

GRUPO HORTALIÇAS VISITOU DOIS LOCAIS

O Grupo interessado no tema Hortaliças teve a oportunidade de visitar dois sítios: a propriedade de Kanomata em Biritiba Mirim e de Takagaki no bairro Remédios e Toshio Gunji guiou o grupo.

Na primeira visita, eles foram recebidos por Jorge Kanomata que explicou sobre as os procedimentos adotados no cultivo de hortaliças a céu aberto (no caso, visitou-se a plantação de diferentes variedades de alface e de ervas de tempero), tendo como principal objetivo a qualidade dos produtos.

Os visitantes conheceram os longos canteiros de terra preparada que ficam cobertos por uma lona plástica de cor preta com furos nos quais é feito o plantio das hortaliças. Essa técnica, além de garantir a devida proteção das folhas, também ajuda a manter a umidade e os nutrientes da terra e a impedir o crescimento das ervas daninhas.

Em seguida, o grupo visitou a propriedade de Mauro Takagaki para conhecer o plantio em estufas. No local puderam ver a técnica aplicada em pés de tomate, que são plantados em sacos com terra especialmente preparada ao invés de estarem diretamente no solo, garantindo um maior controle sobre a produção e a qualidade dos produtos. O grupo também visitou as instalações para lavagem, corte e embalagem de verduras.

Confira o calendário de eventos completo