Deputado Nishimoto: São Paulo para o governo, empresários e investidores japoneses

Compartilhe

mieApresentar o Brasil e o Estado de São Paulo ao governo, empresários e investidores japoneses. Este foi o principal motivo da viagem ao Japão realizada entre os dias 12 e 27 de outubro pelo deputado estadual Hélio Nishimoto.

“Com a recuperação da economia japonesa, essa viagem foi uma excelente oportunidade para mostrarmos as potencialidades e as oportunidades de negócios de nosso país, em especial do Estado de São Paulo”, destacou.

O deputado Nishimoto, que também representou o deputado federal Walter Ihoshi, esteve acompanhado de uma comitiva integrada pelo vereador paulistano, Aurélio Nomura e o presidente da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, Nelson Maeda.

eikei suzukiNa província de Mie, que concentrou a maior parte da agenda da comitiva, o deputado Hélio Nishimoto cumpriu uma extensa programação com apresentação de palestras e visitas às sedes dos governos da província, prefeituras e empresas locais. Na audiência com o governador Eikei Suzuki (que esteve em São Paulo em agosto passado) e com os deputados locais, o deputado Nishimoto tratou sobre a situação do visto entre os dois países.

O governador Suzuki relatou ter encaminhado esse assunto junto aos governadores das outras províncias e ao Governo Central. Ciente de que o governador gosta das corridas de Fórmula 1 e do futebol brasileiro, o deputado Nishimoto presenteou-o com a camisa oficial do Sport Club Corinthians Paulista. Feliz, ele fez questão de estrear seu presente.

O vereador Aurélio Nomura, por sua vez, apresentou as oportunidades oferecidas pela cidade de São Paulo, principalmente em 2014, quando o país sediará a Copa do Mundo.

Já o presidente da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, Nelson Maeda, fez um relato das atividades da sua entidade às autoridades japonesas, que incluiu a renovação do Tratado de Irmandade entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie, assinado em agosto deste ano, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelos governadores Eikei Suzuki e Geraldo Alckmin.

nahaEm Mie, a comitiva brasileira esteve na Fundação Okada Zaidan, Centro Tecnológico do Meio Ambiente, Banrai Minamigawa (maior fábrica de tofu do Japão) e autódromo de Suzuka. Também visitaram a ONG NPO Aidensha voltada aos trabalhadores brasileiros e que prepara profissionais para atendimento aos idosos.

Em Naha, capital de Okinawa, a comitiva brasileira esteve com o prefeito Takeshi Onaga e o presidente da Assembleia Legislativa, Masaharu Kina.

“Faço um balanço extremamente positivo dessa viagem ao Japão”, disse, “estou confiante que em pouco tempo vamos colher frutos desse encontro, que certamente também contribuiu para o fortalecimento das relações entre o Brasil e o Japão”. Acredita que os japoneses, “estão animados com a recuperação econômica do seu país e as perspectivas de negócios que o Brasil passou a oferecer nos últimos anos”.

Confira o calendário de eventos completo