Em cartaz, Tokiori, um filme sobre imigrantes japoneses

Compartilhe

tokiori faixa

A trajetória de cinco famílias de imigrantes japoneses, que na década de 1930 moravam no bairro de Graminha, zona rural de Marília, zona oeste paulista.

Esse é o enredo do filme “Tokiori” (Dobras do Tempo), que Paulo Pastorelo construiu e registrou ao revisitar suas memórias de infância habitada por seus amigos japoneses. O que aconteceu com cada um deles? Movido por essa curiosidade, o diretor movimentou-se pelo Brasil e Japão em 2010 captando cenários e histórias desses imigrantes japoneses.

Essa coprodução internacional está em cartaz no Espaço Itaú de Cinemas – Frei Caneca (Shopping Frei Caneca – 3o piso ) – Rua Frei Caneca, 569 – com censura livre, 106 minutos. Antes, “Tokiori” fez sua avant-première mundial na 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Documentário É Tudo Verdade, realizada em 2012.

Para Paulo Pastorelo, diretor do documentário, “o filme retrata os destinos de famílias que se cruzaram num história marcada por constante deslocamento entre os dois países. São travessias nas quais, terra natal e terra estrangeira se confundem e revelam novas identidades mestiças tecidas ao longo de três gerações”.

Paulo Pastorelo é mestre em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Em 2005 começou sua carreira de documentarista com o filme “Vale o Homem seus Pertences” (coprodução com o SESCTV), em 2006 co-dirigiu, em parceria com João Sodré e Mari Bühler, o filme “Elevado 3.5”, projeto selecionado pelo programa DOC-TV III (conquistou prêmio de Melhor Filme e Revelação da Embaixada Francesa no Festival Internacional de Cinema Documentário É Tudo Verdade, 2007). Em 2010 fez o documentário “Paisagens da Memória – Vila Nova Cachoeirinha”, contemplado no edita “Projeto História dos Bairros de São Paulo – 3ª edição”. Atualmente coordena o projeto “Aprendiz de Cinema” da Escola Carlitos.

Confira o calendário de eventos completo