Festival da Cultura Japonesa em Santos acontece neste final de semana

Compartilhe

santos matsuri
Santos Matsuri nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro
A Associação Japonesa de Santos realiza, nos dias 30 de novembro (sábado) e 1º de dezembro (domingo), o Santos Matsuri 2013 – Festival da Cultura Japonesa. A quinta edição do evento acontecerá na sede da entidade (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias), em Santos. A entrada é franca.

Quem comparecer ao evento poderá saborear pratos típicos da culinária japonesa (yakissoba, tempurá, temaki okinawa soba, okinawa moti, mandyu e makimono), além dos tradicionais espetinhos de carne e frango e o especial espetinho de meca. Sardinha, raspadinha, bolos, tortas e outros doces completam o cardápio na área de alimentação, que serão feitos por entidades nipo-brasileiras de Santos e região.

Durante dois dias, o público poderá viver a experiência da cultura japonesa em apresentações culturais, exposições e oficinas gratuitas feitas por grupos regionais. Entre as atraçõs, destaque para as apresentações do cantor Joe Hirata e dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko (tambores japoneses) e Requios (odori e taikô).

Aos mais jovens, o festival trará uma sala de exibição de animês e seriados tokusatsu, além do show da Banda Ryujin, que levará ao palco os sucessos das AnimeSongs (trilhas sonoras dos desenhos animados japoneses).

Três exposições acontecerão simultaneamente no Santos Matsuri 2013. A primeira delas traz maquetes de pontos históricos e turísticos do Japão que ganharam o título de patrimônio mundial da UNESCO, cedida pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. Outra terá como tema a culinária japonesa, com pôsteres fotográficos cedidos pela Fundação Japão em São Paulo. A terceira trata-se de uma exposição de Ikebana (tradicionais arranjos florais japoneses) elaborada por professoras da região.

O Santos Matsuri conta ainda com várias turmas para oficinas de mangá, ikebana, origami e shodô programadas para os dois dias – uma oportunidade para quem quer aprender mais sobre a cultura japonesa na prática. A participação nas oficinas é gratuita.

Santos Matsuri 2013 – 5º Festival da Cultura Japonesa de Santos
Dias 30 de novembro e 1º de dezembro
Sábado, das 12h às 21h / Domingo, das 11h às 18h
Local: Associação Japonesa de Santos
Rua Paraná, 129 – Vila Mathias – Santos – SP
Informações: www.santosmatsuri.com.br ou (13) 3222-3268
Entrada gratuita

Confira o calendário de eventos completo