Comitê Administrativo – Exercício de 2013

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Comissão de Administração Geral / Eventos
1. Assessorar a administração geral, os setores financeiro, contábil e de recursos humanos da entidade;
2. Dar suporte às unidades administrativas Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Pavilhão Japonês e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, e ao Condomínio Edifício Bunkyo;
3. Elaboração e encaminhamento de projetos culturais e educacionais subsidiados pela JICA;
4. Realizar cerimônias festivas do Ano Novo (1º de janeiro) e do aniversário do Imperador (dezembro);
5. Promover a Homenagem aos Idosos de 99 anos;
6. Participar em eventos da comunidade nipo-brasileira (por exemplo, Festival do Japão, Exposição de Orquídeas);
7. Promover recepções de boas-vindas, despedidas, homenagens e comemorações;
8. Editar o livro sobre a história do Bunkyo, versão em português e
9. Dar apoio ao 24º. Prêmio “Itoen” de haiku.

Comissão Patrimonial
1. Promover a administração e manutenção do Edifício Bunkyo:
a) Cuidar da locação dos auditórios, ginásios e salas;
b) Manter a limpeza, controle de vigilância e segurança patrimonial (terceirizado);
c) Participar da administração do condomínio (terceirizado);
d) Manter e conservar a Biblioteca, Pequeno Auditório e Sala de Exposição;
e) Manter e conservar o Ginásio de Esportes e
f) Administrar o estacionamento (terceirizado).
2. Dar continuidade às providências de regularização do Edifício Bunkyo junto aos órgãos públicos:
a) Realização de obras e instalação de equipamentos previstos em projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Comissão de Administração do Pavilhão Japonês
1. Administrar e conservar as instalações do Pavilhão Japonês e da exposição permanente do acervo de arte japonesa;
2. Cuidar da criação de Nishiki-Goi (carpas coloridas);
3. Cuidar da manutenção do Jardim Japonês;
4. Promover e organizar as visitas monitoradas de escolas públicas e privadas;
5. Coordenar a realização do evento “3º Luzes da Paz – Tooro Nagashi da Paz”, no Parque Ibirapuera;
6. Promover em novembro o “Mês da Cultura Japonesa” (Bunka no Hi) e
7. Assessorar a diretoria para realização das obras do projeto visando ampliar a área de abrangência e promover a restauração do Pavilhão, em conjunto com a Prefeitura do Município de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
1. Administração rotineira do museu:
a) promoção do incremento de apoiadores e colaboradores, pessoas físicas e jurídicas, na qualidade de Amigos do Museu. Além disso, buscar novas fontes de verbas públicas de auxílio cultural, promovidas por governos e entidades brasileiras e japonesas;
b) realização de exposições especiais no Museu;
c) divulgação do site do Museu e seu desenvolvimento;
d) estudo para retomada da publicação do “Notícias do Museu” (Shiryokan Dayori) e
e) implementação das reformas dos ambientes expositivos, administrativos e reservas técnicas, dentro do projeto de modernização do Museu.
2. Digitalização e criação do banco de dados – O Projeto de criação do banco de dados digitalizados do Museu, Archive Project, é administrado em fundo específico, desvinculado da administração cotidiana do Museu, com prazo até final de 2012:
a) conclusão da digitalização do livro de Tombo;
b) digitalização do acervo de fotos, através de scaneamento;
c) digitalização do acervo de objetos, através de registro fotográfico;
d) divulgação e exposição dos itens concluídos e
c) continuidade e conclusão do projeto Ashiato.
3. Estratégia para o futuro:
a) consolidação do intercâmbio e cooperação entre os diversos museus nacionais e internacionais;
b) realizar estudo para autonomia administrativa do Museu;
c) analisar possibilidades de trabalho em conjunto com o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros e
d) realizar estudo para projeto de modernização e restauro do Museu, criando-se comissão especifica para desenvolver o projeto e
4. História oral dos imigrantes japoneses:
a) Colher depoimentos orais e visuais dos homenageados “hakujusha” (idosos de 99 anos), e de pessoas selecionadas que possam contribuir para o enriquecimento da história da imigração japonesa no Brasil.

Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
1. Administrar e conservar as instalações do Centro;
2. Coordenar o 17º. Festival das Cerejeiras, promovido em conjunto com entidades da região (6 e 7 de julho);
3. Abrigar o campeonato de Mallet Golf e de Encontros de Jovens e
4. Planejar e executar formas de melhor utilização do ginásio e demais áreas desse conjunto.

Comissão Jurídica
1. Realizar reuniões mensais para conhecimento e discussão de temas jurídicos relevantes em geral;
2. Analisar, a pedido da Diretoria, questões legais relativas ao Bunkyo, encaminhando pareceres e recomendações e
3. Realizar seminários sobre assuntos jurídicos de interesse geral.

Comissão de Planejamento Estratégico
1. Preparar o orçamento anual e acompanhar sua execução;
2. Preparar o orçamento plurianual de investimentos, a análise e avaliação das alternativas de fontes de recursos para investimentos e
3. Promover a consolidação dos trabalhos dos três Pilares da Entidade (Administrativo, Cultural/Social e Relacionamento).

(Aprovada na 143ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 8 de dezembro de 2012)

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