Cumprindo a tradição japonesa da comemoração festiva do aniversário do imperador, no último dia 5 de dezembro, em São Paulo, foram realizadas duas cerimônias especiais.
A primeira aconteceu logo de manhã, no 9º andar do Edifício Bunkyo, com uma cerimônia prestigiada por cerca de 70 pessoas, contou com a presença do cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, diretor geral da Fundação Japão Akira Fukano, vice-diretor da JICA Hiroaki Endo, diretor-presidente da JETRO Yasuhiro Ishida e deputado estadual Hélio Nishimoto.
O evento foi co-promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Aliança Cultural Brasil-Japão e Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil.
Inicialmente, as palavras de cumprimento do presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, em nome das entidades promotoras, seguindo-se a saudação do cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, ambos desejando saúde ao Imperador Akihito que, em 23 de dezembro completou 80 anos de idade.
O ritual cerimonial prosseguiu com a entoação de Viva! (o tradicional Banzai!) ao Imperador liderada pelo presidente do Kenren, Akinori Sonoda, e o brinde (o tradicional Kampai!) com o presidente do Enkyo, Yoshiharu Kikuchi.
{gallery}noticias/2013/dezembro/com_aniv_imperador/bunkyo:::0:2{/gallery}
Recepção na residência do Cônsul-Geral Fukushima
Autoridades brasileiras e japonesas, representantes de vários setores da comunidade nipo-brasileira, incluindo do interior de São Paulo, fizeram parte da recepção realizada na residência oficial do cônsul-geral do Japão, no Morumbi.
Os visitantes, além das bebidas servidas pelos garçons, também puderam conhecer (e degustar) os produtos da Suntory, Tozan, Kirin/Schin e café Melita. No cardápio do almoço a novidade foi o sashimi.
Em sua saudação o cônsul-geral Noriteru Fukushima destacou que, apesar dos 80 anos de idade, o imperador segue com saúde, cumprindo sua agenda oficial, e lembrando que, na ocasião da cerimônia no Bunkyo, visitava a Índia.
O cônsul-geral relatou ainda que, desde sua chegada ao Brasil, tem realizado uma série de visitas às comunidades nikkeis e disse “ser muito encorajador constatar que muitos jovens têm conquistado sucesso em vários setores da sociedade”. Também, mostrou-se bastante otimista com a atual recuperação da economia japonesa, que tem refletido positivamente para o incremento da relação Brasil-Japão.
Ressaltou ainda estar muito satisfeito com o reconhecimento da culinária japonesa como patrimônio imaterial pela UNESCO, valorizando sua história e tradição.
“Oro pela saúde do imperador e da imperatriz e também desejo muita felicidade e prosperidade a todos os presentes”, afirmou o cônsul-geral Fukushima.
O presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, foi encarregado de coordenar o momento do brinde.
{gallery}noticias/2013/dezembro/com_aniv_imperador/consulado:::0:2{/gallery}
(fotos: Célia Oi)