Inscrição para Bolsas de Estudo Shoei – 2014

Compartilhe

Image courtesy of Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.netNos dias 3 a 10 de fevereiro, o CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior estará recebendo as inscrições dos candidatos à Bolsa de Estudo Shoei, dirigida aos jovens decasseguis ou filhos de decasseguis, estudantes de cursos universitários no Brasil.

Este programa de bolsas de estudo, que é coordenado conjuntamente pelo CIATE e a Fundação Kunito Miyasaka, concede a cada bolsista uma ajuda mensal, equivalente a um salário mínimo brasileiro, reajustada anualmente conforme as normas vigentes.

Para se candidatar é necessário ter até 35 anos de idade, ter sido decasségui, ter tido vivência escolar no Japão de no mínimo um ano e comprovar baixa renda familiar. Além disso, o candidato não poderá estar recebendo outro auxílio similar (de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha ou da própria universidade).

O valor da bolsa é oferecido até o término do curso de graduação, mediante a observância de algumas condições básicas tais como: demonstração explícita de interesse aos estudos, apresentação de relatório trimestral das atividades realizadas durante curso, apresentação dos documentos comprovando aprovação anual e/ou semestral e disposição em auxiliar nos eventos promovidos pelo CIATE conforme solicitação da diretoria.

Documentos exigidos

Os interessados em concorrer às Bolsas de Estudo Shoei devem apresentar os seguintes documentos:

1 – Formulário de Inscrição devidamente preenchido e acompanhado de uma foto colorida 3×4;
2 – Comprovante de matrícula na faculdade (no corrente ano);
3 – Cópia do RG ou RNE e CPF;
4 – Cópia de Atestado de Residência (luz, água ou telefone);
5 – Comprovante de rendimento no Brasil da família e/ou do candidato;
6 – Cópia do Passaporte com as páginas que comprovam a estada no Japão;
7 – Histórico sobre a estada no Japão indicando a trajetória de trabalho e de estudos da família e/ou do candidato;
8 – Currículo escolar do curso de nível médio (do Brasil ou Japão) e
9 – Redação (em português) feita de próprio punho pelo candidato, in loco, sobre o tema: “O papel da faculdade em meu projeto de vida”.

Requisitos para Concessão da Bolsa de Estudos Shoei:

– Ter até 35 anos de idade;
– Filhos de brasileiros cujos pais trabalham ou trabalharam no Japão em até 10 (dez) anos anteriores à data da concessão;
– Decasseguis que trabalharam no Japão (ou que acompanharam a família a trabalho no Japão) e tiveram vivência escolar no Japão de no mínimo 1 (um) ano, tendo retornado nos últimos 10 (dez) anos anteriores à data da concessão. No caso de filhos de decasseguis, admite-se a possibilidade de ainda os pais continuarem trabalhando naquele país;
– Não receber bolsa de estudos integral ou parcial de entidades públicas ou privadas (incluindo a própria universidade), ou auxílio educacional da empresa onde trabalha e
– Não ser portador de diploma de curso universitário.

Inscrições

Período: de 3 a 10 de fevereiro de 2014, das 9h às 17h30
Local: CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior
Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à estação São Joaquim do Metrô)
Resultado: divulgado no dia 25 de fevereiro de 2014
Mais informações: (11) 3207-9014
E-mail: contato@ciate.org.br

Sobre a Bolsa de Estudos Shoei

A Bolsa de Estudos Shoei foi constituída graças à doação da Shoei, uma empresa japonesa do ramo têxtil que, desde a década de 60, atuou como uma das sócias da Bratac (Sociedade Colonizadora do Brasil, criada em 1929, e que, ao longo dos anos, desenvolveu uma série de atividades no setor produtivo e industrial).

Por volta de 2000, ao fechar a filial no Brasil, a Shoei destinou parte dos recursos financeiros remanescentes ao auxílio das atividades da comunidade nipo-brasileira. Constituiu-se assim a Bolsa de Estudos batizada de Shoei como uma forma de preservar seu nome visto que foi adquirida por outra empresa.

Confira o calendário de eventos completo