Governador Geraldo Alckmin recebe organizadores do 17º Festival do Japão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

01Na tarde de ontem, dia 3, Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Yasuo Yamada e Toshio Ichikawa, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão Executiva do 17º Festival do Japão, acompanhados do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, do deputado estadual Hélio Nishimoto e da vice-presidente do Bunkyo, Harumi Goya, foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Na ocasião, o Deputado Helio Nishimoto apresentou a questão de que em razão da alteração da concessionária do Centro de Exposições Imigrantes (atualmente denominado Imigrantes Exhibition & Convention Center), o valor de locação que era de R$ 300 mil, em 2013, passou para R$ 580 mil (já com desconto) para 2014, o que poderá prejudicar o equilíbrio financeiro do Festival do Japão, considerado o maior festival de cultura japonesa realizado anualmente fora do Japão.

Sensibilizado com o fato do Estado de São Paulo sediar evento de tal envergadura, o governador (que inclusive já este presente em duas edições do evento) telefonou imediatamente para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, solicitando estudo para equacionar a questão, informando o deputado Helio Nishimoto sobre a melhor solução.

02O Governador Alckmin ainda explicou que com a nova concessão, no local será construído um hotel e novas áreas expositivas, como no Parque Anhembi, e que a Secretaria da Agricultura foi transferida para o antigo Hotel Esplanada, no centro da cidade.

Toshio Ichikawa, vice-presidente da comissão executiva do festival, apontou que “o significativo reajuste nesse curto espaço criou uma série de dificuldades para a organização. Por isso, solicitamos a interferência do deputado Hélio Nishimoto junto ao Governador Alckmin, que tem apoiado os grandes eventos culturais da comunidade”.

O cônsul geral Noriteru Fukushima agradeceu a atenção especial do governador Alckmin com a comunidade nipo-brasileira e lembrou que no ano de 2015 se comemoram 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão (05/11/1895). O cônsul também ressaltou que gostaria de contar com o apoio do Governo do Estado para as atividades que serão programadas entre os governos dos dois países. E recebeu resposta positiva do governador.

03Harumi Goya, vice-presidente do Bunkyo, fez a entrega do convite ao governador para a cerimônia de abertura do 18º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, programado para os dias 28 e 29 de junho no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na cidade de São Roque – SP.

A vice-presidente explicou que a propriedade pertencente ao Bunkyo foi doada pela Universidade Kokushikan, do Japão, em 1997, e que desde então nela é realizada o evento comemorando o florescer das cerejeiras, flor símbolo do Japão.

Ela aproveitou a ocasião para entregar os últimos exemplares do anuário da entidade, sendo que no de 2012 consta na capa a cerimônia da campanha de apoio às vitimas do terremoto no Japão 2011 realizado no Palácio dos Bandeirantes, e na edição de 2013 está a exposição comemorativa dos 105 anos da imigração japonesa no Brasil, que foi exposta no Festival do Japão e no Festival das Cerejeiras Bunkyos de 2013.

04O governador Alckmin se interessou também em folhear o folder do Bunkyo, identificando as fotos das presenças do atual Imperador do Japão no Bunkyo e no Museu da Imigração Japonesa no Brasil, das cerimônias alusivas ao Centenário da Imigração, e em especial fez comentários da visita que o ex-Primeiro Ministro Junichiro Koizumi fez ao Palácio dos Bandeirantes.

Como cortesia, o cônsul geral Fukushima presenteou o governador Alckmin com uma cerâmica “ariaki” e este retribuiu com a entrega de um livro sobre a Cidade de São Paulo.

Ao final, o governador convidou a todos para uma foto no saguão da sala de reuniões e se despediu, agradecendo a presença e atenção de todos.

17º FESTIVAL DO JAPÃO
Dias 4, 5 e 6 de julho, no
Imigrantes Exhibition & Convention Center
Considerado o maior evento de cultura japonesa da América Latina, com cerca de 200 mil visitantes nos três dias de realização, desde 2002, o Festival de Japão faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo; e desde 2004, do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.

18° FESTIVAL DAS CEREJEIRAS BUNKYOS – SAKURA MATSURI
Dias 28 e 29 de junho, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque – SP
O tradicional evento japonês faz parte do Calendário Turístico de São Roque e é realizado numa área de 581.758m² onde estão plantados 400 pés de cerejeiras, em diferentes pontos, que na época de floração proporcionam um espetáculo de inesquecível beleza.

Confira o calendário de eventos completo