Governador Geraldo Alckmin recebe organizadores do 17º Festival do Japão

Compartilhe

01Na tarde de ontem, dia 3, Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Yasuo Yamada e Toshio Ichikawa, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão Executiva do 17º Festival do Japão, acompanhados do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, do deputado estadual Hélio Nishimoto e da vice-presidente do Bunkyo, Harumi Goya, foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Na ocasião, o Deputado Helio Nishimoto apresentou a questão de que em razão da alteração da concessionária do Centro de Exposições Imigrantes (atualmente denominado Imigrantes Exhibition & Convention Center), o valor de locação que era de R$ 300 mil, em 2013, passou para R$ 580 mil (já com desconto) para 2014, o que poderá prejudicar o equilíbrio financeiro do Festival do Japão, considerado o maior festival de cultura japonesa realizado anualmente fora do Japão.

Sensibilizado com o fato do Estado de São Paulo sediar evento de tal envergadura, o governador (que inclusive já este presente em duas edições do evento) telefonou imediatamente para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, solicitando estudo para equacionar a questão, informando o deputado Helio Nishimoto sobre a melhor solução.

02O Governador Alckmin ainda explicou que com a nova concessão, no local será construído um hotel e novas áreas expositivas, como no Parque Anhembi, e que a Secretaria da Agricultura foi transferida para o antigo Hotel Esplanada, no centro da cidade.

Toshio Ichikawa, vice-presidente da comissão executiva do festival, apontou que “o significativo reajuste nesse curto espaço criou uma série de dificuldades para a organização. Por isso, solicitamos a interferência do deputado Hélio Nishimoto junto ao Governador Alckmin, que tem apoiado os grandes eventos culturais da comunidade”.

O cônsul geral Noriteru Fukushima agradeceu a atenção especial do governador Alckmin com a comunidade nipo-brasileira e lembrou que no ano de 2015 se comemoram 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão (05/11/1895). O cônsul também ressaltou que gostaria de contar com o apoio do Governo do Estado para as atividades que serão programadas entre os governos dos dois países. E recebeu resposta positiva do governador.

03Harumi Goya, vice-presidente do Bunkyo, fez a entrega do convite ao governador para a cerimônia de abertura do 18º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, programado para os dias 28 e 29 de junho no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na cidade de São Roque – SP.

A vice-presidente explicou que a propriedade pertencente ao Bunkyo foi doada pela Universidade Kokushikan, do Japão, em 1997, e que desde então nela é realizada o evento comemorando o florescer das cerejeiras, flor símbolo do Japão.

Ela aproveitou a ocasião para entregar os últimos exemplares do anuário da entidade, sendo que no de 2012 consta na capa a cerimônia da campanha de apoio às vitimas do terremoto no Japão 2011 realizado no Palácio dos Bandeirantes, e na edição de 2013 está a exposição comemorativa dos 105 anos da imigração japonesa no Brasil, que foi exposta no Festival do Japão e no Festival das Cerejeiras Bunkyos de 2013.

04O governador Alckmin se interessou também em folhear o folder do Bunkyo, identificando as fotos das presenças do atual Imperador do Japão no Bunkyo e no Museu da Imigração Japonesa no Brasil, das cerimônias alusivas ao Centenário da Imigração, e em especial fez comentários da visita que o ex-Primeiro Ministro Junichiro Koizumi fez ao Palácio dos Bandeirantes.

Como cortesia, o cônsul geral Fukushima presenteou o governador Alckmin com uma cerâmica “ariaki” e este retribuiu com a entrega de um livro sobre a Cidade de São Paulo.

Ao final, o governador convidou a todos para uma foto no saguão da sala de reuniões e se despediu, agradecendo a presença e atenção de todos.

17º FESTIVAL DO JAPÃO
Dias 4, 5 e 6 de julho, no
Imigrantes Exhibition & Convention Center
Considerado o maior evento de cultura japonesa da América Latina, com cerca de 200 mil visitantes nos três dias de realização, desde 2002, o Festival de Japão faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo; e desde 2004, do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.

18° FESTIVAL DAS CEREJEIRAS BUNKYOS – SAKURA MATSURI
Dias 28 e 29 de junho, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque – SP
O tradicional evento japonês faz parte do Calendário Turístico de São Roque e é realizado numa área de 581.758m² onde estão plantados 400 pés de cerejeiras, em diferentes pontos, que na época de floração proporcionam um espetáculo de inesquecível beleza.

Confira o calendário de eventos completo