As atrações do 49º Gueinosai, os classificados no Senkokai 2014

Compartilhe

senkokai 5Com início previsto para o meio dia, a cortina do Grande Auditório se abriu às 12h15 do dia 6 de abril para as apresentações do Senkokai 2014 – a seletiva dos participantes do Gueinosai. No placo, os candidatos perfilados, devidamente trajados e maquiados, receberam os calorosos aplausos do público.

Apresentando o evento, Rumi Kusumoto, vice-presidente do Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa, agradeceu aos membros da comissão organizadora e nominou o corpo de jurados composto pelas professoras Midori Ikeshiba; Yoshisei Fujima, representando Yoshinojo Fujima; Ryuka Hanayagui e Ryuitsu Hanayagui, representando Kinryu Hanayagui; Kanteru Kyofujima, Tamie Kitahara, Mari Tozuka e Mie Saito; além dos representantes do Bunkyo, Madoka Hayashi, e do Enkyo, Saburo Sakawa.

senkokai 18Convidados para subir ao palco, a vice-presidente do Bunkyo, Madoka Hayashi, fez a saudação aos presentes. A professora Midori Ikeshiba, em nome do corpo de jurados, falou em japonês aos participantes. O presidente do Gueinosai, André Korosue, fez um apanhado geral em português ao público, falando sobre as explicações anteriores.

“Este ano o Gueinosai chega a sua 49ª edição. Todas realizadas neste palco, com exceção de 2008, no Centenário, quando ele foi realizado no Anhembi. Esperamos que os alunos deem o máximo de si para participar deste Festival de Música e Dança, sem esquecer que, ano que vem, ao completar 50 anos, realizaremos um grande evento”, relembrou Korosue, “e aos que vieram, pedimos que aplaudam com muito carinho os que estão no palco”.

senkokai 416“Este é o primeiro ano que não estamos seguindo os veteranos e vamos fazer algumas mudanças. A dança folclórica japonesa deu uma ‘travadinha’ no tempo e estamos buscando novas formas para que mais pessoas conheçam e passem a divulgar a dança folclórica tradicional”, ressaltou. Até mesmo os jurados, que costumeiramente usam quimonos, “agora estão mais livres para usar vestes ocidentais”.

A pontuação também sofreu alterações. Se nos anos anteriores os participantes recebiam 30 pontos pela presença e os outros 70 eram das avaliações dos jurados, neste ano os 100 pontos serão de notas do júri. Finalizando, Korosue relembrou aos alunos que os professores orientaram sobre estas alterações para que todos fizessem sua melhor apresentação e desejou boa sorte aos participantes.

senkokai 428As cortinas se fecharam e o palco foi liberado para o início da seletiva, quando cada participante teve cinco minutos para se apresentar aos jurados, recebendo o incentivo dos aplausos do público.

Seguiram-se 18 apresentações individuais (um dos inscritos faltou), 9 de Kumiodori (grupos de 2 a 5 pessoas), e outras 3 de grupos com 6 pessoas ou mais. Ao final de cada uma, voluntários e comissão organizadora trabalhavam computando as notas dos jurados.

senkokai 438Ao final das apresentações para a seletiva, foram convidados ao palco os primeiros colocados do Senkokai 2013 para uma apresentação especial: Camila Aragaki, do Santo Amaro Bunkyo (Categoria Infantil); Rinko Tsuji, do Nishikawa ryu Yousukekai (Adulto) e o trio da escola Fujima ryu Nihon Buyo Gakko, Mônica Yatsugafu, Fabiana Sanchez e Kazumi Suguimoto (Kumi Odori).

Quando as cortinas voltaram a se abrir, novamente perfilados, os participantes aguardavam com bastante expectativa o anúncio da classificação geral dos selecionados para integrar o 49º Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa.

Classificação Final

senkokai 452O presidente do Gueinosai, André Korosue, retornou com os resultados. “Para vocês saberem, classificamos a metade dos participantes de cada modalidade”, informou. E ainda brincou: “como há números ímpares não podemos classificar apenas a metade de um grupo ou de um indivíduo e pedir para o restante ir embora”. E acrescentou: “a comissão entende que, nestes casos, haverá classificação”.

Foi feita a entrega de certificado e troféu aos melhores classificados de cada modalidade e os primeiros lugares foram convidados a se apresentar mais uma vez ao público. Ao final do evento, os organizadores realizaram o sorteio do prêmio surpresa: uma panela elétrica de arroz oferecida por Elzo Sigueta e André Korosue.

senkokai 455Como única regra, o ganhador precisa retirar o prêmio na hora e, caso ele não esteja mais presente, a sorte pode sorrir para outro. Após anunciado o nome, um momento de espera e Rinko Tsuji aparece para receber a panela elétrica – ela estava nos camarins e terminava de se trocar quando ouviu chamar o sorteado.

PROGRAME-SE:

49º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa
Data: 21 e 22 de junho de 2014
Sábado, das às
Domingo, das às
Local: Grande Autitório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)

 

Confira abaixo a classificação final do Senkokai 2014:

 

SELECIONADOS CATEGORIA INDIVIDUAL
Colocação 曲目
Música
出演者
Participante
出演団体
Grupo
001 綛掛け
Kashikake
比嘉 奈美恵
Larissa Namie Higa
玉城流小太郎会大嶺初枝琉舞道場
Tamagusuku ryu Kotarokai Omine Hatsue Ryubu Dojo
002 秋のいろ草
Aki no iro kusa
富岡 ファビア
Fabia Tomioka
藤間流日本舞踊学校
Fujima ryu Nihon Buyo Gakko
003 春蛇の目
Haruja no me
蛯原 栄子
Eiko Ebihara
リベルダーデ文化福祉協会
ACAL – Assoc. Cultural e Assistencial da Liberdade
004 北の漁場
Kita no Ryouba
福井 絹代
Kinuyo Fukui
西川流洋輔会
Nishikawa ryu Yousukekai
005 あやめ
Ayame
清原 あや子
Ayako Kiyohara
藤間流日本舞踊学校
Fujima ryu Nihon Buyo Gakko
006 桜の花の散るごとく
Sakura no hana no tiru gotoku
富田 チエミ
Tiemi Tomita
ペドローゾ日伯体育文化協会
Associação Nipo-Brasileira Cultural Esportiva do Pedroso
007 さのさのさ
Sanosanosa
多胡 明美
Akemi Tako
花柳龍チ多会
Hanayagui Ryutita kai
008 小判鮫
Kobanzame
西畑 ネリア 幸
Nélia Miyuki Nishihata
カンピーナス日本文化協会
Inst. Cult. Nipo-Bras. de Campinas
009 祖谷の里唄
Iya no sato uta
平田 幸江
Yukie Hirata
 リベルダーデ文化福祉協会
ACAL – Assoc. Cultural e Assistencial da Liberdade
SELECIONADOS CATEGORIA KUMIODORI
Colocação 曲目
Música
出演者
Participante
出演団体
Grupo
001 四季口説
Shiti Kudoti
比嘉 優奈
Yuna Higa
波平 リーゼ 由美
Lise Yumi Namihira
知念 ルアナ ヒカリ
Luana Hikari Chinen
前田 カロリーネ まゆみ
Carolyne Mayumi Maeda
玉城流小太郎会大嶺初枝琉舞道場
Tamagusuku ryu Kotarokai Omine Hatsue Ryubu Dojo
002 斉太郎節
Saitarou Bushi
マルシオ・ガウボン
Marcio Galvão
吉本 エドアルド
Eduardo Yoshimoto
山本 雄治
Yuji Yamamoto
藤間流日本舞踊学校
Fujima ryu Nihon Buyo Gakko
003 夢太鼓
Yume Daiko
藤村 梅子
Umeko Fujimura
中島 百合子
Yuriko Nakajima
伊藤 文子
Fumiko Ito
藤村 サンドラ
Sandra Fujimura
佐藤 ミユキ
Miyuki Sato
藤間流日本舞踊学校
Fujima ryu Nihon Buyo Gakko
004 喜代節
Kiyo bushi
鈴木 満枝
Mitsue Suzuki
横溝 照子
Teruko Yokomizo
蛯原 栄子
Eiko Ebihara
平田 幸江
Yukie Hirata
リベルダーデ文化福祉協会
ACAL – Assoc. Cultural e Assistencial da Liberdade
005 新六段くずし
Shinrokudan Kuzushi
小坪 フサ子
Fussako Kotsubo
梅津 サチ子
Satico Umetsu
富田 チエミ
Tiemi Tomita
西田 和子
Kazuko Nishida
渡辺 マイミ
Maimi Watanabe
ペドローゾ日伯体育文化協会
Associação Nipo-Brasileira Cultural Esportiva do Pedroso
SELECIONADOS CATEGORIA GRUPO
Colocação 曲目
Música
出演者
Participante
出演団体
Grupo
001 桜みち
Sakura Miti
青木 テレーザ
Tereza Aoki
竹村 貞子
Sadako Takemura
柳生 エレーナ
Helena Yagyu
関屋 八重子
Yaeko Sekiya
天願 マミ
Mami Tenguan
串間 和子
Kazuko Kushima
遠藤 照子
Teruko Endo
北海道はまなす会
Hokkaido Hamanasukai
002 木更津しぐれ
Kisarazu Shigure
本田 恵子
Keiko Honda
小菅 トミ
Tomi Kossuga
小坪 フサ子
Fussako Kotsubo
高橋 ヒサエ
Hissae Takahashi
富田 チエミ
Tiemi Tomita
西田 和子
Kazuko Nishida
梅津 幸子
Satico Umetsu
ペドローゾ日伯体育文化協会
Associação Nipo-Brasileira Cultural Esportiva do Pedroso

Confira o calendário de eventos completo