Homenagem a Takeshi Honda

Compartilhe

takeshi hondaRealiza-se, no próximo dia 14 de abril, segunda-feira, às 11h, a cerimônia de inauguração da Praça Dr. Takeshi Honda, localizada no Jardim Paulista, entre a Avenida Brasil, Rua Dr. David Campista e Rua Marechal Bittencourt.

Trata-se de uma homenagem ao Dr. Takeshi Honda, que durante 19 anos foi presidente da Sansuy S.A. Indústria de Plásticos, numa iniciativa do vereador Aurélio Nomura.

Takeshi Honda nasceu em 1938, Bastos (SP), quinto dos 11 filhos de Konomu e Masa Honda. Desde menino, aprendeu a dividir seu tempo entre os estudos e o trabalho na cultura do bicho da seda, atividade exercida pela família.

Em 1953, graças ao apoio da família, veio a São Paulo para curso do científico (atual Ensino Médio), no então Colégio Estadual São Paulo; acalentando o sonho de ser médico. Chegou a ingressar na concorrida Escola Paulista de Medicina, mas desistiu do curso por falta de recursos financeiros, optando pelo curso de Química da USP.

Em 1970, graças à bolsa de estudos no Japão, financiada pela AOTS (Association for Overseas Technical Scholarship), dedicou-se ao estudo de polímeros, mantendo contato com laboratórios de pesquisas e com o sistema de calandragem de PVC industrial, conhecimentos determinantes para seu futuro profissional.

Ao retornar ao Brasil, em 1971, Honda foi contratado pela Sansuy, pelo então diretor-presidente Sukenobu Tokoro. Do início, trabalhando como químico, poucos anos depois passou a ocupar cargos de relevância na empresa, assumindo a presidência em 1988.

Dos marcos de sua carreira na empresa estão a implantação do parque fabril de Camaçari, na Bahia, em 1981, e a expansão da marca no exterior. Também exerceu importantes cargos em entidades ligadas ao segmento plástico.

Além disso, participou de vários projetos sociais e culturais, ocupando, entre outros cargos, o de presidente da Fundação Shohaku Oshiman, responsável pela construção do Colégio Oshiman, na Aclimação, instituição modelo na área de ensino.

Takeshi Honda faleceu em 23 de abril de 2007, aos 68 anos de idade, deixando um legado de sabedoria, generosidade, coragem e, principalmente, de confiança no ser humano.

Confira o calendário de eventos completo