Palestra: O Escotismo enquanto Proposta Educativa

Compartilhe

escoteiros do brasilIncentivar e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis, a fim de que se tornem membros ativos em suas comunidades locais, nacionais e internacionais. Este é um dos propósitos do escotismo e, neste dia 11 de abril, a partir das 18h30, a UEB-SP – União dos Escoteiros do Brasil – São Paulo vai falar mais sobre o tema “O Escotismo enquanto Proposta Educativa” em uma palestra gratuita que será realizada no Bunkyo.

O tema será apresentado por Antônio Lívio Abraços Jorge, Diretor Presidente da Região Escoteira de São Paulo, abordando as concepções gerais sobre o Movimento Escoteiro, o Método Escoteiro e, ainda, o Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil.

Segundo a UEB, inovador em sua prática, o Método Escoteiro configura-se como a principal ferramenta para que o Movimento Escoteiro (que atualmente conta no mundo com mais de 32 milhões de associados) atinja seu propósito através da valorização da vida ao ar livre e atividades atraentes e diferenciadas da educação formal.

Integrado à realidade de vida do jovem brasileiro, o Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil busca inserir aqueles que o vivem em questões relacionadas às seis áreas de desenvolvimento: Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social. Parte significativa deste programa são a iniciativa, o trabalho em equipe, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades de liderança.

“A ideia de se implantar o escotismo nas entidades como forma de agregar líderes sociais desde sua formação, direcionando estas pessoas para o trabalho do terceiro setor” surgiu durante as discussões dos grupos de trabalho do FIB – Fórum de Integração Bunkyo realizado em 2013, explica Ricardo Nishimura, vice-presidente da entidade.

Para ele, que estará à frente da Comissão Organizadora do FIB 2014, esta palestra do dia 11 é “uma semente a ser plantada em entidades e associações com interesse em levar o escotismo”. “Convidamos a todas as pessoas que estiveram no FIB e demais interessados para participar desta palestra a fim de que conheçam melhor a proposta”, finaliza Nishimura.

Palestra: O Escotismo enquanto Proposta Educativa
Palestrante: Antônio Lívio Abraços Jorge, Diretor Presidente da Região Escoteira de São Paulo
Entrada Franca – confirmação de presença pelo e-mail comunicacao@bunkyo.org.br
Data/hora: 11 de abril de 2014, das 18h30
Local: Sala 14 da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – 1º and. – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)

Conheça a UEB – União dos Escoteiros do Brasil, visite: www.escotismo.org.br

Confira o calendário de eventos completo