Grande publico prestigiou o 9º Festival Nikkey Matsuri

Compartilhe

01De acordo com os organizadores, o 9º Festival Nikkey Matsuri, realizado nos dias 29 e 30 de março, abril, no campo do Centro Esportivo Jardim São Paulo, na zona Norte, recebeu cerca de 40 mil visitantes.

Em seu discurso o presidente Gerson Kunii agradeceu o apoio do secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, pelo uso do espaço do Centro Esportivo, e o do vereador Rubens Calvo, pela cessão da infraestrutura do evento. Kunii destacou também o empenho do deputado estadual Helio Nishimoto, que em parceria com o deputado federal Walter Ihoshi e com o deputado estadual Jooji Hato viabilizou recursos adicionais junto à Secretaria de Estado da Cultura.

Como nas edições anteriores, o 9º Nikkey Matsuri contou com diversas oficinas culturais como mangá, kirigami, ikebana e cerimônia do chá. Na arte do origami, os jovens do Kakushin Origami ACENBI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos confeccionaram 160 móbiles de taikô que decoraram a tenda cultural do Nikkey Matsuri. “Em cada móbile gravamos o nome de cada um dos mais de 150 grupos de taikô do Brasil”, contou Osmar Carlos Junior, vice-coordenador do grupo.

08Nesta 9º edição, o Nikkey Matsuri teve como novidade a participação dos monitores do AboreSer, que mostraram técnicas de plantio de temperos em recipientes descartáveis como garrafas pet, caixinhas de leite, elaboração de adubo orgânico e de outras técnicas de sustentabilidade.

As atrações de palco do 9º Nikkey Matsuri também estiveram recheadas com apresentações de shows, teatro, danças folclóricas e taikô, tema deste ano, com as participações de grupos renomados como: como Setsuo Kinoshita Taiko Group, Himawari Taikô, Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko entre outros.]

O evento contou mais uma vez com a barraca “Nikkey Solidário”, que recebeu doações de alimentos das entidades e do público. Foram arrecadados 5.000 quilos de alimentos não perecíveis, que foram divididos entre seis entidades assistenciais (Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-sono, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-sono, Casa da Esperança Kibô-no-ie e Yassuragui Home, Assistência Fraternal Francisco de Assis e Ministério Restauração).

09A vencedora do 3º Concurso Miss Nikkey Matsuri foi a jovem Rafaela Harumi Ferraz Yamamura, estudante, 19 anos. O título de 1ª Princesa ficou com Tatiane Kaori Hirayama, secretária, 22 anos e o de 2ª Princesa, com Tatiana Ayumi Sassaki, estudante, 18 anos.

Entidades promotoras do 9º Nikkey Matsuri: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, Associação Okinawa do Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural Nipo-Brasileira Vila Nova Cachoeirinha e Instituto Hei Sei.

Confira o calendário de eventos completo