15º Undokai do Bloco Chugoku foi no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema

Compartilhe

01No último dia 13, amigos e familiares dos provincianos de Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi reuniram-se, uma vez mais, para realizar a 15ª edição do Undokai do Bloco Chugoku, no CCOB – Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema.

Apesar da chuva no dia anterior, muitas pessoas, especialmente provincianos das cinco associações nipo-brasileiras, estiveram no Centro Cultural Okinawa do Brasil para o evento.

05Preocupados com o piso molhado e com a comodidade do público, os organizadores transferiram a maioria das provas para o campo de gatebol, que é coberto. Outras, como a do cabo-de-guerra, ficaram na pista externa (porque esticada a corda não caberia na área coberta).

Como esperado, foram muitos tombos nas inúmeras provas como as corridas das crianças, corrida do caranguejo (em dupla), rodar pneus e do suzuwari, que é estourar bola de papel no alto de uma torre com saquinhos de arroz. Como nas edições anteriores, os organizadores também disponibilizaram uma oficina de desenho e pintura com monitores para que as crianças se distraíssem entre uma prova e outra.

04No undokai as atividades são prioritariamente direcionadas a crianças, mas pode incluir todas as idades. Trata-se de um evento informal organizado pela comunidade local e requer a participação de todos os seus membros.

Nesse aspecto, chama atenção a participação dos jovens das cinco províncias japonesas no Undokai do Bloco Chugoku. Todos, devidamente uniformizados, estiveram engajados na organização e arrumação da infraestrutura do evento.

03Na prova final, esses jovens participam de uma acirrada corrida de revezamento por equipes, com direito a torcida e muito barulho.

De acordo com as regras do undokai, há os vencedores de cada prova, mas todos os participantes são premiados, pois se trata de um evento de integração da comunidade.

Por que Bloco Chugoku?

02Chugoku é o nome da região do Japão constituída pelas províncias de Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi. Localizada na parte ocidental da maior ilha do Japão (Honshu) esta região fica relativamente afastada dos grandes centros.

O Undokai

Undokai significa reunião ou encontro de esportes. No undokai todos podem participar e não precisam ser praticantes de nenhuma modalidade esportiva específica. Assim, convencionou-se traduzir undokai como gincana poliesportiva.

07Populares e antigos no Japão, os undokais são realizados no outono, nos meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos undokais é realizada entre maio e agosto, coincidindo com o outono do hemisfério sul. Por aqui, são realizados em associações nipo-brasileiras, principalmente onde há escola de língua japonesa.

Confira o calendário de eventos completo