Homenagem aos Condecorados de Primavera 2014

Compartilhe

marico kawamuraRealiza-se, no próximo dia 5 de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, a Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2014 pelo governo japonês.

Neste ano, os Condecorados de Primavera do Estado de São Paulo são: Hatiro Shimomoto com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço; Ignácio Tadayoshi Moriguchi, Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta*; Tetsuo Kanno com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata e Marico Kawamura, Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata.

O evento – que se realiza após a entrega solene na residência do cônsul-geral Noriteru Fukushima, no bairro do Morumbi –, deverá reunir familiares dos condecorados e os representantes das 34 entidades nipo-brasileiras (que são as co-promotoras da homenagem).

hatiro shimomotoO condecorado Hatiro Shimomoto tem um dos mais longos mandatos da Assembleia Legislativa de São Paulo – durante 29 anos (oito mandados consecutivos mais dois como suplente eleito), em 1977-1999 exerceu o cargo de deputado estadual.

Atuando como membro do Conselho Superior (hoje seu atual presidente) e Conselho Fiscal do Bunkyo contribuiu para implantar a modernização do sistema de contabilização da entidade. Junto à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo colaborou para a expansão de suas atividades e do Hospital de Beneficência Nipo-Brasileira. Também atuou para a difusão do ensino da língua japonesa.

ignacio moriguchiO condecorado Ignácio Tadayoshi Moriguchi atuou junto à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo durante 27 anos (de 1984 até 2011) exercendo o cargo de diretor, depois como vice-presidente e presidente. Além de contribuir para a melhoria da assistência médica e bem-estar dos japoneses que moram no Brasil e dos descendentes japoneses, colaborou para a construção do Centro de Beneficência de Enkyo inaugurado em agosto de 2009.

tetsuo kannoO condecorado Tetsuo Kanno, que durante vários anos exerceu o cargo de Representante Regional do Bunkyo, tem longa história de atuação junto às entidades do Vale to Paraíba, e já ocupou a presidência da Associação Cultura de São José dos Campos. Também atuou junto ao Conselho da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e dirigiu o Recanto de Repouso Sakura Home, localizado em Campos do Jordão.

marico kawamuraA condecorada Marico Kawamura é professora de língua japonesa e, em 1953, fundou a escola Shohaku Jyuku, depois chamada de Shohaku Gakuen. Assim, durante mais de 60 anos, tem trabalhado arduamente na área educacional centrada no ensino do idioma japonês.

Em 1993, tendo como base a Shohaku, fundou o Colégio Oshiman, voltado para o ensino infantil, fundamental e a partir de 2014, o ensino médio. Ali, como extensão escolar, além das aulas de língua japonesa, os alunos podem frequentar os cursos de cerimônia do chá, shodo (caligrafia), ikebana (arranjo de flores), judô, entre outros itens importantes para divulgação da cultura japonesa. Atualmente é a diretora honorária do colégio.

Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2014
Data/Hora: 5 de junho de 2014, às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Taxa de Adesão: R$ 80,00
Devido aos preparativos, solicitamos confirmar presença impreterivelmente até o dia 2 de junho, com as Sra. Aurora ou Regina.
Mais informações: (11) 3208-1755 – email: evento@bunkyo.org.br

* corrigido em 03/06/2014

Confira o calendário de eventos completo