Mais atrações no 18º Sakura Matsuri do Kokushikan

Compartilhe

002O tradicional Festival das Cerejeiras Bunkyos (Sakura Matsuri) do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque, acontece neste último final de semana do mês de junho, dias 28 e 29, das 8h às 17h.

Certamente, neste ano, a programação do Festival deverá incluir a transmissão do jogo da Copa Mundial de Futebol – e torcemos para que o Brasil esteja incluído nessa fase das oitavas de final. Portanto, ao invés de torcer em casa, venha se juntar aos nossos visitantes e compartilhar da emoção de torcer coletivamente.

105Como nos anos anteriores, a Praça de Alimentação 1, o Espaço Bazarista e o setor de verduras, frutas e flores estarão oferecendo os produtos já consolidados na preferência de todos. Aliás, na Praça de Alimentação 1, novos pratos e bebidas estarão aguçando os sabores dos visitantes.

114Já nas Praças de Show e de Alimentação, no setor próximo ao Ginásio de Esporte, a movimentação fica por conta das novas atrações musicais que incluem não somente a cantora japonesa Mariko Nakahira, com sua apresentação obrigatória em nosso Festival, como também da Nashiru, que realiza uma série de audições no Brasil.

Veja a programação de palco (sujeita a alterações):

Sábado, dia 28 de junho Domingo, dia 29 de junho
9:00 – Ken Yamazato 9:00 – Ken Yamazato
9:30 – Kendô Kokushikan 9:30 – Cia Balalaica de Danças e Folclore da Rússia
10:00 – Ryubu Daiko (Ibiúna) 10:00 – Assoc. Ibiunense de Artes Marciais
10:20 – Mariko Nakahira (cantora japonesa) 10:20 – Escola Fujima
11:00 – Cerimônia de Abertura 10:40 – Joe Hirata
12:00 – Ricardo Nakase 11:20 – Ballet Marisa Éscher
12:30 – Edson Miyabara 11:40 – Edson Saito Y.ES Band
13:00 – Joe Hirata 12:40 – Nete Salmah – Dança do Ventre
13:40 – Nature’n Soul Crew 13:00 – Karen Ito
14:00 – Edgar Ishida 13:40 – Corpus Line (Mogi das Cruzes)
14:30 – Gold and Silber (Alemanha) 14:00 – Mariko Nakahira (cantora japonesa)
15:00 – Fernanda Nakai 14:40 – Mariana Suzuki
15:20 – Sociedad Folklorica Boliviana 15:00 – Tozuka Mari
15:50 – Nashiru (cantora japonesa) 15:20 – Kodama Kai (Vargem Grande Paulista)
16:10 – Instituto Niten (Unidade Sorocaba) 15:40 – Grupo Folclórico Tirol – Sapateado (Áustria)
16:30 – Grupo Folclórioco da Rússia – Tamara 16:10 – Kendô Kokushikan

 

 

174No setor 2, lá em cima, próximo ao Ginásio de Esporte, outra atração imperdível – a Oficina de Beisebol que, certamente, deverá chamar atenção de crianças e adultos. No total são quatro instalações: gaiola de rebatida, zona de strike, zona de arremesso e espaço das bases do jogo, organizada pela Little League Brasil, com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e de Softbol e da Major League Baseball (EUA).

Será uma oportunidade interessante de experimentar uma rebatida, verificar a velocidade do arremesso da bola e tentar acertar a zona de strike, situações que a maioria está acostumar a assistir nas transmissões televisivas!

121Para quem não tem interesse nas atrações esportivas, a novidade no setor cultural será a oficina de cerâmica, que estreia nesta 18ª edição do Sakura Matsuri. Vários ceramistas estarão orientando os visitantes a manusear a argila buscando produzir algum objeto.

A série de oficinas culturais inclui ainda: pipas, ikebana, bonsai, origami, patchwork e etiqueta japonesa. Ainda também a demonstração e degustação de mochi.

124No Ginásio Esportivo, as novidades deste ano serão as duas exposições sobre ecologia que estarão sendo apresentadas pela BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional) – uma delas chama-se “Sementes da Esperança” e reúne uma série de fotografias, a outra é a “Oficina de Educação Ambiental”. Completa esse espaço a oficina infantil coordenada pelo Grupo Makiguti, que já há dois anos participa do Sakura Matsuri.

167Há também uma exposição com materiais reciclados realizada pela Cooperaacs – Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva, que executa a decoração natalina da fachada do Conjunto Nacional em São Paulo.

Nesse mesmo espaço, ainda haverá a exposição de bonsai, ikebana e demonstração da cerimônia do chá.

028No Ginásio serão exibidas as fotos selecionadas no Concurso de Fotografias de 2013 e estará funcionando o posto de inscrições para este ano. É bom lembrar que, além de concorrer às três máquinas fotográficas da Fujifilm, sua foto ainda poderá ser escolhida para ilustrar o cartaz do Festival do ano seguinte. Neste 18º Sakura Matsuri, a foto de Matheus Santagostinho ilustra nosso cartaz.

Para se locomover entre tantos espaços e aproveitar melhor o passeio pelo evento, a organização disponibiliza gratuitamente três trenzinhos que fazem o percurso entre a área 1 e a área 2 do Festival. E claro, quem quiser ainda pode fazer o trajeto caminhando e parar para tirar algumas fotos de recordação próximo ao lago e aos pés de cerejeira.

Como chegar ao Sakura Matsuri

Quem estiver em São Paulo poderá vir de ônibus para o evento. As passagens custam R$ 30,00 e devem ser retiradas antecipadamente na Secretaria do Bunkyo. O ponto de saída e retorno será em frente à nossa sede, sito à Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próximo à Estação São Joaquim do Metrô). Mais informações: (11) 3208-1755.

Veja abaixo, os horários da viagem:

Sábado, dia 28 de junho Domingo, dia 29 de junho
1 – Saída 8h e retorno 16h 1 – Saída 8h e retorno 16h
2 – Saída 8h30 e retorno 16h30 2 – Saída 8h30 e retorno 16h30
3 – Saída 9h e retorno 17h 3 – Saída 9h e retorno 17h

 

flyer - sakura 2014 - 06.06.14Para quem vier de carro, há estacionamento no local e a contribuição é de R$ 20,00. E não se esqueçam, para concorrer ao sorteio da televisão, o cupom do estacionamento deve ser preenchido e depositado na urna que fica na Praça de Alimentação 1.

O Sakura Matsuri é uma realização do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e conta com o patrocínio da Honda, Sakura, Tokio Marine, Alfa Alimentos e Brasil Kirin.

Este evento é apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Consulado Geral do Japão em São Paulo, JICA, Brastel e Fujifilm.

A coordenação do festival é realizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo em parceria com as entidades da região: Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinen Renraku Kyoguikai.

Confira o calendário de eventos completo