Nagashi Furukawa, o homenageado da comunidade japonesa no CONSCRE

Compartilhe

conscre 2014No dia 26 de agosto, a partir das 19h, diferentes comunidades se reúnem no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para a Homenagem às Personalidades das Comunidades de Raízes Estrangeiras. Nesta edição do evento, a comunidade japonesa demonstra seu reconhecimento ao Dr. Nagashi Furukawa.

A solenidade é organizada pelo CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, após a cerimônia, as comunidades realizam uma recepção com ilhas gastronômicas e apresentações folclóricas típicas no Hall Monumental da Assembleia.

A comunidade japonesa traz sua culinária tradicional, que será preparada pelo Bistrô Kazu, e a apresentação do cantor Sérgio Tanigawa.

Nosso homenageado

Nascido em Presidente Bernardes, interior paulista, Nagashi Furukawa ajudou a família (que emigrou ao Brasil em 1909) a cultivar tomates e batatas. Em sua carreira pública, foi Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito por 20 anos e diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério de Justiça.

De 1999 até 2006, Furukawa foi o secretário da Administração Penitenciária de São Paulo. Nesse período, também foi presidente do Fórum Nacional Permanente de Dirigentes Prisionais e do Conselho Nacional de Segurança, Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária.

Nagashi Furukawa protagonizou a discussão na condução da segurança pública no Estado de São Paulo, bem como a implantação de uma série de mudanças, em especial, na gestão dos presídios.

Em abril de 2013, novamente, foi notícia nos jornais ao denunciar ao Tribunal de Justiça de São Paulo um desembargador que lhe pedia vantagens indevidas em razão de seu cargo.

Nesta ocasião está sendo homenageado como uma das atuais personalidades-símbolo do legado da geração dos imigrantes pioneiros por ter atuado de forma intransigente com aquilo que acredita ser justo e correto, denunciando injustiças.

Outras comunidades

A Homenagem às Personalidades das Comunidades de Raízes Estrangeiras conta ainda com a participação de outras comunidades e cada uma delas indica o seu homenageado. Conheça abaixo as demais personalidades homenageadas em 2014:

Comunidade Árabe: Ivette B. Kanawati Atallah
Comunidade Japonesa: Nagashi Furukawa
Comunidade Judaica: Rabino Michel Schlesinger
Comunidade Letônia: Armindo Pydd
Comunidade Paraguaia: Perla Pedrozo Yurtz
Comunidade Portuguesa: António dos Ramos
Comunidade Russa: Kyra Siliverstov

Homenagem às Personalidades das Comunidades de Raízes Estrangeiras
Data/hora
: 26 de agosto de 2014, às 19h
Local: Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo-SP
Informações: (11) 3886-6284 / conscre@al.sp.gov.br
www.al.sp.gov.br

Realização: CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Confira o calendário de eventos completo