Lançamento do livro “Os japoneses e seus legados”

Compartilhe

os japoneses e seus legadosNo dia 11 de setembro, a partir das 19h30, Yuho Morokawa recebe o público para o lançamento de seu livro “Os japoneses e seus legados”. O evento acontece no Auditório do CBLJ – Centro Brasileiro de Língua Japonesa, na Vila Mariana.

Segundo o autor, “o livro está escrito basicamente em língua portuguesa, com título também em japonês, e muitas parábolas escritas em japonês, com kanji e explicações, um resumo ou minhas impressões em japonês”, destaca.

Já o capítulo V é a “visão de um nipo-brasileiro com o intuito de identificar as boas características que os japoneses mantêm na vida cotidiana, na família ou em grupo; assimilada por mim no berço familiar, na convivência social e nos estágio no exterior”. Morokawa acrescenta que o principal objetivo é, por meio do livro, “se possível, ajudar a formação de brasileiros através da cultura milenar dos japoneses”.

Um trecho do prefácio anuncia aos interessados que não se trata de “análises científicas ou acadêmicas de um especialista, mas sim, uma simples apresentação das tradições, vividas entre as famílias e comunidades japonesas, voltada às pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os japoneses ou aos descendentes de japoneses que pretendem conhecer um pouco sobre a formação cultural dos seus ascendentes”.

“São os legados e ensinamentos que os japoneses almejam perpetuar no Brasil em prol do desenvolvimento social deste país.”

O autor

Yuho Morokawa nasceu em Pirajuí (SP) e cresceu na 1ª Aliança, na cidade de Mirandópolis (SP). A família mudou-se para Uraí (PR) e depois para Londrina (PR).
Formou-se no Colégio Agrícola de Presidente Prudente (SP) e também na Universidade Católica em São Paulo – Administração de Empresas.
Recebeu uma bolsa de estudo do Ministério da Agricultura do Japão, onde estagiou um ano, e da 4-H Fondation dos E.U.A., onde estagiou oito meses.
Trabalhou no 4-H Clube do Brasil, entidade educacional dos jovens rurais, por onze anos; foi gerente administrativo da Panasonic do Brasil por dezesseis anos e relações públicas da H. Stern, Joalheiros, responsável da área dos japoneses em São Paulo, por nove anos.
Foi diretor da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e hoje é membro de seu Conselho Deliberativo. Atua na diretoria do Centro Brasileiro de Língua Japonesa há dezoito anos, sendo, hoje, seu atual diretor vice-presidente.

Serviço

Lançamento do livro “Os japoneses e seus legados”
Idioma: português / Nº de páginas: 70 / Preço: R$ 20,00
Data/hora: 11 de setembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30
Local: Auditório do CBLJ – Centro Brasileiro de Língua Japonesa
Rua Manoel de Paiva, 45 – Vl. Mariana – São Paulo – SP (próx. ao metrô Ana Rosa)
Informações: (11) 5579-6513 / info@cblj.org.br
Realização: CBLJ – Centro Brasileiro de Língua Japonesa
Apoio: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Kenren – Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil

Confira o calendário de eventos completo