Nomes Nikkeis: todos têm histórias para contar

Compartilhe

logo-NikkeiNames-enJá imaginou reunir-se com um pessoal para falar sobre os nomes que recebemos de nossos pais? Um momento especial para contar, ouvir e escrever sobre essa experiência….
Com esse propósito, está sendo organizada uma oficina de redação com o tema “Nomes Nikkeis” no próximo dia 26 de agosto, no Bunkyo. O evento tem apoio do Seinen Bunkyo.

Trata-se de uma atividade conjunta com o site Descubra Nikkei, que realiza o projeto “Crônicas Nikkeis”. Para este ano, o tema escolhido foi “Nomes Nikkeis: Taro, John, Juan e João” e o público em geral está sendo convidado para enviar suas colaborações.

Os nomes são pessoais, de cunho sentimental, e na maioria das vezes, é o nome que fica permanente e se incorpora à nossa identidade, explica a escritora Laura Hasegawa, responsável pela coordenação da oficina no Bunkyo.

Nas primeiras gerações nascidas no Brasil era comum o uso de nomes japoneses como forma de identificar sua descendência, afirma Laura, destacando que, atualmente, esse costume está mudando.

“Na nossa oficina gostaria de tratar sobre esse tema, reunindo diferentes vivências com os nossos nomes”, diz, constatando “acho que todos nós temos histórias para contar”.

O objetivo desse encontro, além da saudável troca de ideias, é produzir material para ser publicado no Descubra Nikkei, um site editado em inglês, português, espanhol e japonês, com enfoque em temas relacionados aos nikkeis do mundo todo.

A participação nessa oficina tem entrada franca e está aberta a todos os interessados, descendentes de japoneses ou não.

Oficina de Nomes Nikkeis
Facilitadores: Laura Hasegawa, Cláudio Kurita e Célia Oi
Data/hora: 26 de agosto de 2014, terça-feira, das 19h às 21h
Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Veja mais informações no www.discovernikkei.org

Confira o calendário de eventos completo