Em Tempo de Eleições: no Bunkyo, o Debate dos Candidatos a Deputado

Compartilhe

comissao2No próximo dia 20 de setembro, a partir das 8h30, realiza-se o debate de candidatos nikkeis à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, no Pequeno Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Rua São Joaquim, 381 – 3º andar do Prédio Anexo – Liberdade – SP. Entrada franca.
O evento está sendo promovido pelo Bunkyo e pela Associação de Ex-Bolsistas do Gaimusho.

“O crescimento vertiginoso de candidatos nipo-brasileiros nas últimas eleições, por si só, é um ponto altamente positivo, pois é indicativo da compreensão da vital importância da representação popular de que falamos”, destaca o coordenador geral do debate, Dr. Kiyoshi Harada. “No entanto, isso também pode nos conduzir a um resultado desanimador, como já tivemos oportunidade de verificar no passado”, aponta.

Portanto, “não sendo possível eleger todos os candidatos, como seria de nosso desejo, outra alternativa não há senão a de aventar um mecanismo que possa referendar nomes que revelem maior potencial no cumprimento da árdua missão legislativa, que não se esgota e nem se pode esgotar no formalismo da representação popular”, ressalta o coordenador geral. “Foi com esse objetivo que as duas entidades resolveram realizar esse 3º Encontro com os candidatos nipo-brasileiros para que cada participante possa escolher os nomes que lhe parecer mais indicado”.

harada1Assim, no encontro, que estará aberto ao público em geral, “questionando e ouvindo os candidatos, cada cidadão participante terá a oportunidade de ajudar a eleger aqueles que ostentarem qualidades indispensáveis de probidade, conhecimento e competência para o exercício do mandato popular”, reforçou o coordenador Harada.

De acordo com o secretario Nagato Hara, estão confirmadas as presenças dos candidatos a Deputado Estadual: Hélio Nishimoto, Jooji Hato, Sadao Nakai, Mauricio Miyasaki, Roberto Sekiya, Marilda Watanabe, Kowa Iha e Patricia Tani.

Além deles, participam do Encontro os candidatos a Deputado Federal: Junji Abe, Keiko Ota, Walter Ihoshi, William Woo, Alex Hato, Thabata Yamauchi, Pedro Mori e Amélia Naomi.

A comissão organizadora do 3º Encontro com os Candidatos Nipo-Brasileiros está assim constituída:
Presidente – Kihatiro Kita; Vice-Presidente – Jorge Kuma Sototuka; Coordenador Geral – Kiyoshi Harada; Secretário Geral – Nagato Hara; Membros: Eduardo Goo Nakashima, Roberto Nishio, Armando Kihara, Jorge Yamashita, Carlos Kendi Fukuhara, Raimundo Uezono, Anacleto Hanashiro e Oscar Tetsuo Urushibata.

O Encontro tem o apoio do Nikkey Shimbun, Jornal Nippak, São Paulo Shimbun, Revista Mundo OK e Rádio Banzai e tem com colaboradores a Comissão de Jovens do Bunkyo, JCI Brasil-Japão e Movi (Movimento Jovem).

Confira o calendário de eventos completo