Presidente Kita recebe diploma de reconhecimento do Japão

Compartilhe

01No último dia 4 de setembro, na residência oficial do cônsul-geral do Japão, Noriteru Fukushima, foi realizada a entrega do diploma de “Reconhecimento pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão” (Gaimu Daijin Hyosho).

Na ocasião foi concedido o diploma a três dirigentes de entidades nipo-brasileiras: o presidente Kihatiro Kita, do Bunkyo; Yoshiharu Kikuchi, do Enkyo e Tadayoshi Wada, da Associação Harmonia.

O diploma de “Reconhecimento do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão” é concedido anualmente a pessoas (descendentes ou não de japoneses) que estão no exterior e atuaram em prol do fortalecimento das relações desse país com o Japão.

Assim, a manifestação de reconhecimento é feita pelo ministério encarregado das relações exteriores, atestando que as ações do diplomado contribuíram para a melhoria da representação local.

Na tarde do dia 4, no ato da entrega do “Gaimu Daijin Hyosho” foi lida a relação dos “Fatos Meritórios” para o reconhecimento de cada um deles. O relatório diz:

KIHATIRO KITA

02Como Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo desde o ano de 2009, tem contribuído substancialmente para a divulgação da cultura japonesa e o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira.
Dentre as realizações principais, é possível destacar a instauração da Comissão Bunkyo Rural, a realização do projeto de melhoria das instalações do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na ampliação do Festival das Cerejeiras realizado nesse Centro e, ainda pela instituição do projeto de reforma do prédio do Bunkyo.
Entre os anos de 1997 e 2009, ocupou o cargo de Diretor Presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê, entidade filantrópica de amparo à pessoa com deficiência intelectual, contribuindo também para o avanço na área de assistência social.

YOSHIHARU KIKUCHI

03Ocupou cargos de Diretor e de Vice-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo antes de se tornar o Diretor-Presidente em 2011, cargo que ocupa atualmente.
Assumiu sucessivamente postos de suma importância como o de Presidente da Comissão  de Administração do Hospital Nipo-Brasileiro, tendo atuado na fundação do PIPA – Projeto de Integração Pró-Autista, na construção do Hospital São Miguel Arcanjo, promovendo novas aberturas e contribuindo para a melhoria do atendimento à saúde e à assistência social de nipo-brasileiros e de japoneses residentes no Brasil.
Em 2012, foi agraciado com o 40º Prêmio de Mérito na Área da Saúde e também com o Reconhecimento pelo  Ministro de Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão. Ocupou importantes cargos em entidades nipo-brasileiras, inclusive na Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, tendo conduzido com sucesso diversos projetos de suma importância.

TADAYOSI WADA

04Como Presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura desde o ano de 1983 tem se dedicado há mais de 20 anos em prol do desenvolvimento da Associação.
Em 1993, o Colégio Harmonia, entidade sem fins lucrativos, foi inaugurado com a finalidade de formar pessoas que possam contribuir para a sociedade, uma escola diferenciada com o objetivo de transmitir a cultura e o pensamento japonês.
Por ocasião dos 50 Anos da Associação Harmonia completados em 2003, e nos 60 Anos, em 2013, conduziu e executou com sucesso os eventos comemorativos. Sempre ativo em eventos de intercâmbio com o Japão, recebeu jovens jogadores de futebol japoneses, voluntários japoneses enviados pela JICA e concedeu espaços para a realização de concertos de musicistas japoneses, tendo se dedicado constantemente para o avanço do intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil.

Confira o calendário de eventos completo