Até domingo, dia 26, a Grande Exposição de Arte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

001-03110Anote: você tem até as 15h do domingo, dia 26, para apreciar os 361 trabalhos que participam da 8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo montada em três espaços da entidade. São obras de Arte Craft e Artes Plásticas (Contemporâneo e Biten) produzidas por 142 artistas.

A abertura da Exposição foi realizada na tarde do sábado, no Grande Auditório do Bunkyo, reunindo cerca de 300 pessoas e prestigiado por várias autoridades, artistas e patrocinadores. Estiveram na solenidade: o cônsul-geral adjunto, Hiroaki Sano; deputado estadual Jooji Hato; diretor geral da Fundação Japão, Yoo Fukazawa; presidente do Enkyo, Yoshiharu Kikuchi; presidente do Conselho Diretor da Fundação Kunito Miyasaka, Osamu Matsuo; diretor da Nova Farias, Rafael Farias; diretor da Arte Brasil, Caio Giardullo; diretor da Pascoal Equipamentos e Massa Cerâmica, Pascoal Giardullo; diretor da PSH Brasil, Eric Poshiman; diretor-presidente da Conibase, Ricardo Adachi; gerente de marketing da Acrilex, Andrea Meire Assis; representante da deputada federal Keiko Ota, Reimar Nakama; representante do vereador Aurélio Nomura, Diogo Miyahara.

002-03023Em sua saudação, Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo, referiu-se à tradição deste evento cultural, “cujas raízes estão intimamente ligadas ao inesquecível Grupo Seibi, que reuniu artistas descendentes de japoneses de primeira grandeza”. Em seguida, destacou a “dedicação das comissões de Artes Plásticas e Arte Craft que, durante todos esses anos, vieram preservando a tradição dessa exposição e valorizando a criação estética independente da descendência de seus participantes”.

O cônsul-geral adjunto, Hiroaki Sano, referiu-se à importância de eventos como este para a reaproximação entre os dois países, destacando, por exemplo, a recente visita do primeiro-ministro Shinzo Abe, a comemoração dos 60 anos do Pavilhão Japonês e até mesmo a Copa Mundial de Futebol. E que, em 2015, eventos como o 60º aniversário do Bunkyo e os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão também serão importantes para fortalecer esses laços.

003-03029Kenichi Kaneko, presidente da Comissão de Arte Plásticas, foi o responsável pela saudação representando os demais membros da comissão organizadora: o ceramista Kenjiro Ikoma e o artista Yutaka Toyota.

Apesar do sotaque japonês, Kaneko apresenta elogiável fluidez nas palavras, capaz de, rapidamente, despertar empatia junto ao público. E foi assim que escolheu a palavra arigatô para discorrer sobre seu significado e arrancar calorosas palmas dos presentes.

Ari, explicou Kaneko, refere-se a algo que existe no coração, um sentimento, e gatô significa algo que dificilmente acontece.

040-03160“Assim, produzir uma obra de arte é difícil, o artista luta para que ela seja realizada, montar uma exposição também é difícil. Então, hoje, juntamos e conseguimos realizar duas coisas difíceis de acontecer”, disse. E, finalizou: “depois tem a palavra gozaimasu que significa eu me sinto feliz por isso. Ou seja, estou feliz que coisas difíceis de acontecer foram realizadas. Portanto, a nossa palavra hoje é arigatôgozaimasu!”.

Após essas colocações, André Korosue, o mestre de cerimônias, passou a chamar os vencedores da 8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo para receber a premiação e os brindes.

8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Visitação: até 26 de outubro de 2014
Segunda a sexta, das 12h às 17h / sábado e domingo, das 10h às 17h (dia 26, das 10h às 15h)
Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Mais informações: (11) 3208-1755

Acompanhe nosso álbum da premiação:

 {gallery}noticias/2014/outubro/8_gde_expo_arte/evento{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo