Içami Tiba no Bunkyo para falar de cultura japonesa e educação no Brasil

Compartilhe

flyer-icami-tiba“Ele sempre vai direto ao ponto, sem reservas, sem medo de errar”. Talvez seja essa uma das maneiras objetivas de apresentar esse psiquiatra nascido em Tapiraí (SP) e um dos mais famosos (e respeitados!) filhos de imigrantes japoneses do Brasil.

COMUNICADO DE CANCELAMENTO DA PALESTRA

Estamos falando de Içami Tiba, uma referência mundial quando o assunto é sobre educação dos filhos. Com mais de 30 livros publicados, os números de sua atuação são superlativos: com quase 50 anos de carreira, já realizou cerca de 78 mil atendimentos psicoterapêuticos a adolescentes e suas famílias e ministrou perto de 4 mil palestras/conferências.

Pois bem, é esse “sensei” (professor), conhecido, entre outros, pelo livro “Quem Ama, Educa” – que já vendeu perto de 600 mil exemplares –, que estará no Grande Auditório do Bunkyo, na Liberdade. Ele irá falar sobre “Educação no Brasil e a influência da cultura japonesa”, no próximo dia 15 de novembro, sábado, às 16h.

Aberta ao público em geral, esta palestra é uma atividade paralela ao VI Fórum de Integração Bunkyo (FIB), evento que reúne as lideranças para refletir sobre a revitalização das atividades das entidades nipo-brasileiras, realizado pela Comissão de Relacionamento com as Associações (CRA) do Bunkyo.

Dr. Tiba já tem colaborado em outros FIBs, esclarece Ricardo Nishimura, presidente da Comissão Organizadora, ressaltando que, “desta vez, a palestra não será restrita apenas a participantes inscritos no VI FIB, mas ao público em geral”.

Assim, todos os interessados, além de assistir às palestras, terão a oportunidade de adquirir seus livros incluindo o recente lançamento – “Educação familiar – presente e futuro”.

O presidente Nishimura informa que os convites para a palestra já estão à venda, sendo que essa renda será revertida à manutenção do Bunkyo, cuja sede está passando por uma série de reformas e melhorias.

QUEM É IÇAMI TIBA

Médico psiquiatra, psicodramatista, escritor, palestrante, Içami Tiba é formado pela Faculdade de Medicina da USP. Entre seus diversos títulos, encontram-se os de Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD), membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy, Professor-Supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama, Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho, ONG de Capacitação e Educação de jovens para o mercado de trabalho, entre outros.

Especialista em psicoterapia para adolescentes e suas famílias, Tiba acredita que a maior parte dos problemas psíquicos dos adolescentes pode ser atribuída ao comportamento de seus pais, que agem eles próprios como adolescentes.

De acordo com Tiba, é praticamente impossível ser um bom educador baseado somente nas próprias experiências como filho. Para ele, as crianças de hoje são mais espertas do que as de gerações anteriores, estimuladas inclusive pelo avanço das máquinas. Entretanto, assegura que as máquinas nem de longe substituem o papel do homem, que tem a missão de passar a seus filhos valores como respeito, confiança, carinho e amor.

Pois bem, em sua palestra marcada para o próximo dia 15 de novembro, ele, filho de tradicionais imigrantes japoneses, ex judoca, certamente terá comentários e conclusões interessantes para nos transmitir! Não deixe de conferir.

Veja mais…

Palestra com Içami Tiba
Educação no Brasil e a influência da cultura japonesa
Data/hora: 15 de novembro de 2014, sábado, às 16h
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. Estação São Joaquim do Metrô)
Convites: R$ 50,00
Informações/vendas: (11) 3208-1755

Outros pontos de venda:

Banri: (11) 3208-7232 – R. Galvão Bueno, 160 – Liberdade
Café Donuts: (11) 2366-2161 – Cursino Av. do Cursino, 1574 – Saúde
Lakuen Hair Studio: (11) 5081-7444 – R. Domingos de Morais, 2334 – Metrô Sta. Cruz
Mercearia Sukiyaki: (11) 2577-0323 – Av. Jabaquara, 1744 – Metrô Saúde

Realização:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Patrocínio:
Fundação Kunito Miyasaka
Gema Turismo
Y.Yamada
Fundação Salvador Arena
Avance RH
Sacolão Saúde
Tradbras Importação e Exportação
Sakura
Toyota
Matsubara Hotel
Alfa – Macarrões Orientais

Apoio:
Abeuni – Aliança Beneficente Universitária de São Paulo
JCI – Brasil-Japão
Asebex – Associação Brasileira de Ex-bolsistas no Japão
Interkaikans Beneficente
Comissão de Jovens do Bunkyo
Instituto Paulo Kobayashi

Confira o calendário de eventos completo