Lançamento: Aliança – A terra da cooperação

Compartilhe

alianca terra da cooperacaoPublicado no ano passado no Japão, o livro “Aliança – A terra da cooperação” já está traduzido para o português e vai ser lançado em dois eventos aqui no Brasil. O primeiro neste domingo, dia 9, na Associação Aichi do Brasil, na capital paulista. E no dia seguinte, segunda-feira (10), no Kaikan da Primeira Aliança, em Mirandópolis (SP), como parte das comemorações dos 90 anos de história da Aliança.

Com 360 páginas, o livro escrito por Kai Kimura e traduzido por Massato Oka é um importante registro sobre a fundação da Colônia Aliança. Segundo Masayuki Fukasawa, redator chefe do Nikkey Shimbun, “a história da Aliança é peduliar. Diferente de outras colonizações, como Bastos e Tietê, por exemplo, que foram patrocinadas pelo governo japonês. A colonização da Aliança foi diferente porque foi um movimento do povo para o povo”. Ressalta ainda que “é um capítulo importante da nossa história que merece ser contado para as novas gerações”, acrescentando que “mesmo os mais velhos não sabem ao certo o que realmente aconteceu”.

SINOPSE

Na época em que movimentos anti-nipônicos se profundavam dentro da sociedade norte-americana após a guerra russo-japonesa, o japonês cristão Shungoro Wako, acreditando ser o Brasil a nova “terra prometida”, uniu froças com seus companheiros e se dedicou de corpo e alma na fundação da Colônia Aliança no ideal de erguer uma nova comunidade japonesa em terras brasileiras. Um resultado dessa empreitada foi a renomada Fazenda Yuba. No entanto, por algum motivo desconhecido, a história desta criação foi ocultada e parou e ser transmitida às novas gerações.
Kai Kimura, representante de um famoso grupo teatral japonês, visitou a Aliança durante uma turnê brasileira, foi atraído por seu enigma e começou uma investigação que duraria mais de uma década. A série de descobertas que fez sobre o passado desconhecido da comunidade rural ajuda a enriquecer a multiculturalidade brasileira. Esta é uma obra que descortina os mistérios da história da imigração japonesa no Brasil.

SERVIÇO

Aliança – A terra da cooperação
Editora Jornalística União Nikkei / 1ª edição / 360 páginas / português
Autor: Kai Kimura / Tradutor: Massato Oka

O livro custa R$ 50,00, mas estará sendo vendido com preço especial de lançamento de R$ 40,00 nos dias:
Dia 9 de novembro, domingo, a partir das 10h, durante a Cerimônia Comemorativa dos 55 Anos da Associação Cultural e Recreativa Nagano Kenjin do Brasil, na sede da Associação Aichi Kenjin do Brasil (Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade – São Paulo – SP).
Dia 10 de novembro, segunda-feira, no Kaikan da Primeira Aliança, em Mirandópolis (SP).

Após o lançamento, a obra poderá ser encontrada nos seguintes locais:

Nikkey Shimbun: (11) 3340-6060
Fonomag: (11) 3104-3399
Livraria Sol: (11) 3208-6588
Livraria Takano: (11) 3209-3313

Confira o calendário de eventos completo