A Paisagem Mexicana na Plástica de Luis Nishizawa

Compartilhe

a paisagem mexicanaSob curadoria de Juan Manuel Reza, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura recebe uma das maiores exposições sobre a natureza e o cosmos, do artista mexicano Luis Nishizawa. É a primeira vez que esta mostra se apresenta no Brasil. Tem início no dia 14 de novembro de 2014 e fica até 25 de janeiro de 2015.

O artista é conhecido, mundialmente, por traçar um diálogo em sua obra, com a natureza e o cosmos, ao expressar a grandeza de montanhas e vulcões e, assim, difunde uma visão espacial, colossal e a perspectiva geográfica das paisagens mexicanas. Serão 37 trabalhos: pinturas, serigrafias e gravuras, dentre elas, uma pequena seleção de fantásticas obras pictóricas do gênero Natureza Morta. Esta mostra revela o multifacetado, que caracteriza Nishizawa, como artista.

Sobre o artista:

Luis Nishizawa Flores, pintor mexicano, nasceu em Cuatitlán,México, no dia 2 de fevereiro de 1918. Seu pai, Kenji Nishizawa, nativo do Estado de Nagano, Japão, e sua mãe, Maria de Jesús Flores, do Estado do México.
Começou a estudar arte quando foi aceito na prestigiosa Academia de San Carlos, em 1942 e realizou sua primeira exposição em 1951, no Salão de Artes Plásticas, transformando-se num dos mais importantes artistas mexicanos.
Em 1996, ganhou o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na categoria das Belas Artes. Também tem recebido outros importantes reconhecimentos, tanto nacionais, quanto internacionais, dentre eles, a condecoração do Governo do Japão, com a medalha Tesouro Sagrado do Dragão, em 1987.
Nishizawa é um dos maiores representantes de paisagens naturais contemporâneas na pintura universal. Trabalhou e lecionouna cidade de Toluca, onde transformou sua casa em estúdio, quase até o momento de sua morte, aos 96 anos. Seu falecimento deu-se há apenas uma semana antes da abertura da exposição de sua obra, em Brasília.

SERVIÇO:
A PAISAGEM MEXICANA NA PLÁSTICA DE LUIS NISHIZAWA
Visitação: 14 de novembro de 2014 a 25 de janeiro de 2015
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Rua Alemanha, 221 – Jd. Europa – São Paulo – SP

Confira o calendário de eventos completo