1º de janeiro: a tradição da reunião festiva

Compartilhe

01Na manhã do primeiro dia de 2015, enquanto a presidente Dilma e os governadores estaduais se preparavam para a cerimônia de posse; também, no Bunkyo, o clima era de festa.

Desde as 9h30 da manhã foram chegando os primeiros convidados – muitos deles olhavam em torno buscando se familiarizar ao novo espaço em que se transformou o antigo Ginásio de Esporte. Com o Grande Auditório em obras, a cerimônia festiva de Ano Novo (Shinnenkai) foi realizada no Espaço Multiuso, e reuniu aproximadamente 350 pessoas.

Com a condução a cargo dos vice-presidentes Jorge Yamashita (em japonês) e Anacleto Hanashiro (em português), a cerimônia iniciou com a interpretação dos hinos nacionais do Japão e do Brasil pelo Coral Feminino Bunkyo.

03“Neste ano, coincidentemente, estarão alinhadas três datas de marcantes significados para toda a comunidade nipo-brasileira”, afirmou o presidente Kita em sua mensagem representando as entidades co-promotoras. “Temos os 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil, como também os 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo e os 60 anos de fundação do Bunkyo que, para a comunidade nipo-brasileira, representa a superação da fase conturbada dos anos pós-guerra”.

“Nossa expectativa é a de que, cada um dos eventos de celebração dessas datas jubilosas, tenha o poder de fortalecer ainda mais o relacionamento Brasil-Japão, como também, de divulgar a cultura japonesa em nosso país”, prosseguiu o presidente Kita.

06O cônsul-geral do Japão, Noriteru Fukushima, começou sua mensagem de abertura de 2015 agradecendo a participação da comunidade nos eventos realizados no ano anterior: a boa acolhida à seleção e torcedores japoneses que estiveram no Brasil para disputa da Copa Mundial de Futebol e a calorosa recepção ao primeiro-ministro Shinzo Abe em sua estada em nosso país.

Além disso, a exemplo dos itens abordados pelo presidente Kita, ressaltou sua expectativa de semelhante participação nos eventos que marcarão, em 2015, a passagem das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil e dos 60 anos de instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo. E, lembrou a todos que, na realidade, este Shinnenkai simbolicamente abria as comemorações.

08Na sequência, como manda a tradição, o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Mikihisa Motohashi, foi o encarregado do tradicional “Banzai Sanshô”, ou seja, três vivas em saudação ao Ano Novo.

Para encerrar a parte formal do evento, o Coral Feminino Bunkyo interpretou a folclórica Canção de Ano Novo (em japonês) com acompanhamento do público em geral.

Antes de passar para o coquetel, o presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Yoshiharu Kikuchi, foi o responsável pelo brinde, o “Kampai”, com direito ao autêntico saquê do Japão.

{gallery}noticias/2015/janeiro/shinnenkai_2015/evento::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo