Inscrições para a Bolsa de Estudo Shoei 2015

Compartilhe

shoeiEntre os dias 2 a 27 de fevereiro, o CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior estará recebendo a inscrição dos candidatos à Bolsa de Estudo Shoei. Concedida a decasséguis, esta bolsa é uma oportunidade para aqueles que desejam cursar nível superior.

Os interessados não podem ter diploma de curso universitário e nem estar recebendo nenhum outro auxílio educacional similar. Devem ainda atender a outros requisitos como: ter até 35 anos de idade, ter sido decasségui ou ter acompanhado a família a trabalho no Japão, ter vivência escolar no Japão de no mínimo um ano e ter retornado nos últimos dez anos anteriores à data da concessão desta bolsa.

A cada bolsista será oferecida uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo brasileiro, reajustada anualmente conforme as normas vigentes. Esse valor será oferecido até o término do curso de graduação, mediante algumas condições como: interesse aos estudos, apresentação de relatório trimestral das atividades realizadas durante curso, dos documentos comprovando aprovação anual e/ou semestral, entre outros.

Os demais requisitos e documentos necessários para inscrição devem ser consultados no site: http://www.ciate.org.br/bolsa/requisitos/

Inscrições: de 2 a 27 de fevereiro de 2015, das 9h às 17h30
Local: CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior
Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP (próx. à estação São Joaquim do Metrô)
Mais informações: (11) 3207-9014 ou e-mail: contato@ciate.org.br

A Bolsa de Estudo Shoei

Esta bolsa foi constituída graças à doação da Shoei, uma empresa japonesa do ramo têxtil que, desde a década de 60, atuou como uma das sócias da Bratac (Sociedade Colonizadora do Brasil, criada em 1929, e que, ao longo dos anos, desenvolveu uma série de atividades no setor produtivo e industrial).

Por volta de 2000, ao fechar a filial no Brasil, a Shoei destinou parte dos recursos financeiros remanescentes ao auxílio das atividades da comunidade nipo-brasileira. Constituiu-se assim a Bolsa de Estudo batizada de Shoei como uma forma de preservar seu nome visto que foi adquirida por outra empresa.

O programa de concessão de Bolsa de Estudo Shoei é realizado pelo CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior em conjunto com a Fundação Kunito Miyasaka.

Confira o calendário de eventos completo