Encontro musical com Akiko Sakurai: narrativas e sonoridades do Biwa

Compartilhe

biwa sakuraiAkiko Sakurai vem do Japão para apresentar, neste dia 17 de janeiro, a partir das 19h, o universo do instrumento musical biwa ao público brasileiro. O encontro com a musicista contará com a participação especial de Shen Kyomei, ao som do shakuhachi.

O evento é promovido pela Fundação Japão em São Paulo (FJSP) e será realizado no Espaço Cachuera!, no bairro de Perdizes. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local, a partir das 18h. Serão dois ingressos por pessoa, por ordem de chegada.

Nomeada Enviada Especial da Cultura Japonesa pela Agência da Cultura do governo do Japão, Akiko Sakurai vem ao país seguir sua missão de desenvolver atividades culturais em torno do instrumento musical Biwa para divulgação da cultura japonesa. O evento integra as comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, em 2015.

A apresentação reunirá uma narrativa do Conto dos Heike (Heike Monogatari), canções do Japão e peças originais. Na primeira parte, será narrada a história de uma batalha que aconteceu de fato no Japão, há cerca de 800 anos, ambientando os espectadores na espiritualidade típica do Japão, que encontra a beleza até mesmo a partir de derrota e destruição.

O Biwa tem sua origem num instrumento conhecido como oud, na antiga Pérsia, e chegou ao Japão há aproximadamente 1.300 anos pelos vizinhos China e Coreia. Este instrumento tem forte referência religiosa e espiritual, além do aspecto musical, presente por exemplo na oração pela divindade do fogo da cozinha ou no canto para confortar a alma dos falecidos”, revela a professora Akiko.

Segundo ela, a partir desta fusão de referências religiosas e espirituais ao aspecto musical, o instrumento é reconhecido como intérprete da beleza da sensibilidade, inerente aos japoneses. “Sentirei-me feliz ao partilhar deste sentimento nesta apresentação em São Paulo.”

A apresentação contará com a participação especial do músico Shen Kyomei, ao som do shakuhachi. Shen, que é especialista nesta flauta japonesa, é membro e mestre oficial da Associação Chikumeisha do Japão.

Serviço
Encontro Musical com Akiko Sakurai – narrativas e sonoridades do Biwa
Data: 17 de janeiro de 2015 (sábado), às 19h
Local: Espaço Cachuera!
Rua Monte Alegre, 1094 – Perdizes – São Paulo – SP
Entrada gratuita (ingressos distribuídos no local, a partir das 18h – até dois ingressos por pessoa, por ordem de chegada)
Mais informações: (11) 3141-0110 Fundação Japão em São Paulo

Realização
Fundação Japão em São Paulo

Apoio
Agency for Cultural Affairs
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Espaço Cachuera!

 

Akiko Sakurai

Musicista intérprete de Biwa e professora da Associação de Difusão do Satsuma Biwa, Akiko Sakurai estudou Satsuma Biwa com Yukio Tanaka, enquanto cursava a Faculdade de Música de Tóquio.
Como uma das representantes da música tradicional japonesa, teve participação em apresentações em diversos países, como Hungria, Canadá, Estados Unidos, Havaí, China, Itália e Indonésia.
Nos Estados Unidos, participou do festival APAP de Nova Iorque em 2011 e 2012, apresentou o projeto “Miminashi Hoichi” no Museu Metropolitan, realizou um workshop na Escola Juilliard e um espetáculo na Universidade de Massachusetts Boston.
Também esteve em turnê por 40 cidades do Japão, em apresentações com Kei Ogura, renomado músico de Satsuma Biwa, cantor e compositor.
Trabalhou ativamente em colaboração com outros artistas, como Kiyoshi Hikawa, Ayako Fuji, Sayuri Ishikawa, Hashinosuke Nakamura, Mitsuyo Asaka e GACKT e apresentou-se em programas educativos em emissoras de televisão, rádios e escolas de todo o país.
Ao longo de sua carreira, obteve importantes conquistas, como o Prêmio Máximo no Concurso de Música de Biwa do Japão, o Prêmio Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão e o Prêmio Presidente NHK.

Confira o calendário de eventos completo