Comitê Administrativo – Exercício de 2015

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Presidente: Jorge Yamashita e Gerson Kunii
Vice-presidentes: Anacleto Hanashiro, Hiroshi Takahashi, Taqueshi Ishikawa, Henrique S. Nakagaki, Léo Sussumu Ota, Sadao Kayano, Camilo Shimabukuro, Akeo Yogui, Marcelo Shiraishi, Jorge Shimao e Rogério Kita

Comissão de Administração Geral / Eventos
Presidente: Jorge Yamashita

1. Assessorar a administração geral, os setores financeiro, contábil e de recursos humanos da entidade;
2. Dar suporte às unidades administrativas Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; Pavilhão Japonês e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, e ao Condomínio Edifício Bunkyo;
3. Elaborar e encaminhar projetos culturais e educacionais subsidiados pela JICA;
4. Realizar cerimônias festivas do Ano Novo (1º de janeiro) e do aniversário do Imperador (dezembro);
5. Promover a Homenagem Hakujusha (pessoas de 99 anos ou acima);
6. Participar de eventos da comunidade nipo-brasileira (por exemplo, Festival do Japão, Exposição de Orquídeas);
7. Promover recepções de boas-vindas, despedidas, homenagens e comemorações e
8. Dar apoio ao 26º Prêmio “Itoen” de haiku.

Comissão Patrimonial
Presidente: Gerson Kunii
VIce-presidente: Takao Yamada
Membro: Sadao Kayano

1. Promover a administração e manutenção do Edifício Bunkyo:
a) Cuidar da locação dos auditórios, ginásios e salas;
b) Manter a limpeza, controle de vigilância e segurança patrimonial (terceirizado);
c) Participar da administração do condomínio (terceirizado);
d) Manter e conservar a Biblioteca, Pequeno Auditório e Sala de Exposição;
e) Manter e conservar o Espaço Multiuso (ex-Ginásio de Esportes) e
f) Administrar o estacionamento (terceirizado).
2. Dar continuidade às providências de regularização do Edifício Bunkyo junto aos órgãos públicos:
a) Obter a aprovação das obras e instalações de equipamentos previstos em projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Comissão de Administração do Pavilhão Japonês
Presidente: Léo Sussumu Ota
Vice-presidentes: Seiji Ito, Cristina Izumi Sagara e Heraldo Guiaro

1. Administrar e conservar as instalações do Pavilhão Japonês e da exposição permanente do acervo de arte japonesa;
2. Cuidar da criação de Nishiki-Goi (carpas coloridas);
3. Cuidar da manutenção do Jardim Japonês e Brasileiro;
4. Promover e organizar as visitas monitoradas de escolas públicas e privadas;
5. Promover o “Hina Matsuri”, “Kodomo-no-hi” e “Mês da Cultura Japonesa” (Bunka no Hi);
6. Assessorar a diretoria na complementação dos trabalhos de restauro e descupinização da estrutura de madeira, iniciados em julho de 2013, pela Nakashima Komuten, do Japão;
7. Assessorar a diretoria na retomada da elaboração do projeto paisagístico visando ampliar a área de abrangência do Pavilhão Japonês e do Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi), em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo;
8. Desenvolver e consolidar as relações com as instituições governamentais na esfera municipal, estadual e federal visando a sustentabilidade e desenvolvimento de novos projetos e
9. Promover o intercâmbio cultural com entidades congêneres internacionais.

Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Presidente: Ignácio Tadayoshi Moriguchi
Vice-presidentes: Lídia Yamashita e Roberto Yoshihiro Nishio
Membros: Akio Ukon, Emiko Nakashima, Helena Naomi Mizumoto, Hisae Eguchi, Masayuki Fukasawa, Roselia Ikeda, Shuko Takada e Tuyoci Ohara

1. Administração rotineira do museu
a) buscar fontes de verbas públicas de auxílio cultural, promovidas pelos governos federal (IBRAM=Instituto Brasileiro de Museus), estadual (SISEM= Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e municipal (Lei Municipal de incentivo fiscal para a realização de projetos culturais) que possam ser adequados aos projetos do Museu;
b) organizar e realizar eventos e exposições especiais no Museu e também fora do Museu, em outras localidades do Estado de São Paulo ou em outros Estados e/ou até mesmo no exterior, se houver possibilidades de intercâmbio, com vistas à divulgação da história da imigração ou acervo do Museu;
c) incrementar os meios de divulgação das atividades do Museu através do site do Museu e da página do Museu no Facebook, recentemente criada;
d) criar outros meios de angariar fundos para o Museu, com o estudo sobre a viabilidade de implantação da Sociedade Amigos do Museu; e)dar continuidade ao projeto “CURSO NO MUSEU” que tem por objetivo trazer palestrantes que possam contribuir para o enriquecimento cultural do publico geral e trazer um publico que ainda não conhece o Museu, ao mesmo tempo em que realiza ação filantrópica em favor do Museu, contribuindo para o fundo de manutenção do Museu;
f) realizar estudos para a viabilização do funcionamento da lojinha do Museu;
g) com as novas instalações do Centro de Reservas técnicas, desenvolver em cada Reserva, pesquisas e estudos relacionados a dados digitalizados das informações de cada acervo.
2. Digitalização e Banco de dados do Museu
– O Projeto de criação do Banco de Dados Digitalizados do Museu, Archive Project, administrado em fundo específico, desvinculado da administração cotidiana do Museu está concluído na maior parte dos itens e em 2015 estará sendo dada sequência às correções dos dados digitalizados, bem como concluindo a digitalização fotográfica do acervo de objetos e a inserção dos dados ainda não catalogados ou tombados.
a) com a conclusão da digitalização do Livro de Tombo, será dada continuidade às revisões e complementação dos dados, inclusive com a inserção de fotos para os dados dos objetos;
b) digitalização do acervo de fotos, através de escaneamento e inserção de dados, que foi dificultada em razão da falta de dados na maioria das fotos ou pela dificuldade de leitura e inserção de dados em japonês, além da obsolência da estrutura de suporte do sistema informatizado, que passou a ser muito demorado em armazenar a grande quantidade de informações;
c) digitalização do acervo de objetos, cujos dados já foram finalizados e em andamento a complementação do registro fotográfico;
d) as informações sobre os dados referentes ao acervo audio-visual foram registradas detalhadamente de forma analógica, por uma voluntária japonesa e em 2015 será digitalizado com informações complementares e imagens e
e) revisão e correção do Banco de Dados do projeto Ashiato, teve dificuldades na sua execução, devido à precariedade da estrutura de informática, já obsoleta com 7 anos desde a sua instalação e necessitando atualizar a capacidade de processamento dos dados, pois o Banco de Dados, a estas alturas, comporta um volume não processável em estrutura simples; desta forma foi realizada reunião com a empresa de IT e acertado as formas de melhorar a estrutura existente, cabeando em novas salas de digitalização, as redes de transmissão de dados, além de fazer as atualizações em um segundo servidor, para otimizar o trabalho.
3. Estratégia para o futuro
a) dar fechamento ao Projeto Kimono, aprovado na Lei Rouanet em 2013 e que teve como uma das primeiras ações a realização de uma exposição chamada “A arte do Quimono”, no Palácio dos Bandeirantes, em maio de 2013 e que deu como resultado a aquisição de arquivos deslizantes para os mais de 350 kimonos do acervo do Museu, vencendo uma das principais etapas rumo`a constituição de uma reserva técnica apropriada para a sua conservação, estando ainda faltando equipar com os controles de temperatura e umidade, cujos recursos ainda estão em tratativas para serem captadas, bem como para a edição de um Livro sobre Kimonos;

b) para o futuro do Museu, a Comissão tem como plano, consolidar o intercâmbio e cooperação entre os diversos museus nacionais e internacionais;

c) implementar a reforma da área expositiva do Museu, principalmente as legendas que estão perdendo a definição e alguns displays expositivos nos 7º, 8º e 9ºandares, baseados nos estudos desenvolvidos em conjunto com o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros ao longo de 2013;

d) inaugurar o Projeto de Modernização e Acessibilidade do Museu, aprovado na Lei Rouanet para 2014, de adequação do Museu às normas de acessibilidade de local público, com a instalação de uma plataforma de acessibilidade entre o 8º e o 9º andar e redefinição da área expositiva do 8º andar, referente ao período pré-guerra, levando-se em consideração a circulação de cadeirantes e a adoção de um sistema de áudio-guia que facilitará a visitação, até mesmo para os deficientes visuais. Todas estas obras de modernização e acessibilidade têm previsão de serem inauguradas no começo de 2015, como um dos eventos Comemorativos aos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e
e) criar um projeto na Lei Rouanet que proporcione a substituição de todas as esquadrias das janelas do Museu e também, se for do interesse do Bunkyo, de todas as janelas de ferro da fachada do Bunkyo, pois atualmente as janelas do 3º andar estão provisoriamente chumbadas, para evitar a entrada de água da chuva, mas quando de chuva forte, a água acaba entrando através das partes enferrujadas e corroídas ou quebradas das esquadrias das janelas.
4. História oral dos imigrantes japoneses

a) dar continuidade ao projeto de História Oral, colher depoimentos orais e visuais dos homenageados “Hakujusha” (pessoas de 99 anos) no Bunkyo e de pessoas selecionadas que possam contribuir para o enriquecimento da história da imigração japonesa no Brasil. Criar um projeto, se possível dentro da Lei Rouanet, para fazer a edição dos vídeos já documentados e completar as entrevistas planejadas.
5. Estabelecimentos de convênios
Buscar consolidar convênios com as instituições afins, como a Universidade de São Paulo e mais especificamente com o Laboratório de Estudos Étnicos e Raciais, com vistas a desenvolver estudos em conjunto e poder compartilhar as informações sobre os imigrantes japoneses.

Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Presidente: Gerson Kunii

1. Administrar e conservar as instalações do Centro;
2. Coordenar o 19º Festival das Cerejeiras, promovido em conjunto com entidades da região (4 e 5 de julho);
3. Abrigar o campeonato de Mallet Golf e de Encontros de Jovens e
4. Planejar e executar formas de melhor utilização do ginásio e demais áreas desse conjunto.

Comissão Jurídica
Presidente: Junzo Katayama
Vice-presidentes: Nelson Miyahara
Membros: Acácio Hashida, Alberto Mori, Jorge Nagado, Marcelo Baptistini Moleiro, Mario Masanori Iwamizu, Ricardo Augusto Yamasaki, Ricardo Kiyoshi Sasaki, Roberto Yoshihiro Nishio, Seiji Yoshii e Tuyoci Ohara

1. Reuniões ordinárias mensais, de fevereiro a dezembro (ou extraordinariamente sempre que se fizer necessário e sob convocação de seu presidente);
2. Análise e manifestação (parecer ou recomendações) sobre assuntos jurídicos de interesse do Bunkyo e de seus associados, submetidos à apreciação pela Diretoria;
3. dar continuidade ao acompanhamento dos processos administrativos e judiciais em que a entidade contende com o INSS e
4. Realizações de seminários ou palestras, sobre temas jurídicos relevantes e de interesses do Bunkyo e de seus associados.

Comissão de Planejamento Estratégico
Presidente: Henrique S. Nakagaki

1. Preparar o orçamento anual e acompanhar sua execução;
2. Preparar o orçamento plurianual de investimentos, a análise e avaliação das alternativas de fontes de recursos para investimentos e
3. Acompanhar a consolidação dos trabalhos dos três Pilares da Entidade (Administrativo, Cultural/Social e Relacionamento).

Comissão de Marketing e Comunicação
Presidente: Léo Sussumu Ota

1. Editar e publicar o anuário das atividades “Colônia”;
2. Redigir e publicar o boletim informativo “Bunkyonews”;
3. Redigir e divulgar o informativo eletrônico “Bunkyoe-news”;
4. Estruturar a assessoria de imprensa da entidade;
5. Redigir, atualizar e manter o site Bunkyo (www.bunkyo.org.br);
6. Planejar e montar um Banco de Dados com informações relacionadas ao setor de comunicações da entidade;
7. Publicar a nova revista cultural da entidade “Bunkyo Magazine”;
8. Incrementar as mídias sociais;
9. Estruturar as ações de incentivos fiscais e captação de recursos e
10. Revitalizar e padronizar a marca e comunicação integrada da entidade.

(Aprovada na 147ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 13 de dezembro de 2014)

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