Homenagem aos políticos nikkeis do Estado de São Paulo

Compartilhe

A comunidade nipo-brasileira se reúne no dia 6 de fevereiro para prestar homenagem aos políticos descendentes de japoneses do Estado de São Paulo eleitos em 2014. A cerimônia acontece no Salão Nobre do Bunkyo, promovida em parceria por 34 entidades nipo-brasileiras.

Segundo o sistema de divulgação de candidaturas do site do TSE, houve um total de 17.010 candidatos a Deputado Estadual e outros 7.140 a Deputado Federal em todo o Brasil. Somente no estado paulista foram 1.485 Deputados Federais e 2.127 Deputados Estaduais.

Após as eleições de outubro de 2014, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo passou a ser composta por 94 deputados, sendo a comunidade nipo-brasileira representada por dois deles: Hélio Nishimoto e Jooji Hato.

Já no Congesso Nacional, dos 513 parlamentares que compõem a Câmara, 70 são deputados federais do Estado de São Paulo. Entre eles serão homenageados a eleita Keiko Ota; Walter Ihoshi, suplente que assumiu o lugar de Edinho Araújo, nomeado ministro da Secretaria de Portos; William Woo, suplente que assume no lugar de Roberto de Lucena, nomeado para Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; além de Junji Abe, deputado que termina sua legislatura em 1º de fevereiro de 2015 (no momento, suplente da legislatura 2015/2019).

A homenagem está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

Tem como co-promotoras a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André e Federação Sakura e Ipê do Brasil.

Homenagem aos políticos nikkeis do Estado de São Paulo
Data/hora: 6 de fevereiro de 2015 (sexta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à estação São Joaquim do Metrô)
Adesão: R$ 80,00 por pessoa
Confirmação de presença: com Sayuri ou Regina, até o dia 3 de fevereiro, pelo telefone (11) 3208-1755 ou e-mail evento@bunkyo.org.br
Estacionamento (terceirizado): entrada pela Rua Galvão Bueno, 540

Confira o calendário de eventos completo